terça-feira, 16 de março de 2010

Kindle não ajudará jornais, afirma especialista


Kindle não ajudará jornais, afirma especialista

da Folha Online

Os leitores não vão usar de forma disseminada um equipamento só para ler livros ou jornais. É a partir desse raciocínio que o diretor do Laboratório de Jornalismo da Fundação Nieman, na Universidade Harvard, Joshua Benton, não enxerga no Kindle, leitor de livros eletrônico da Amazon, ou em outros aparelhos similares a solução para as finanças dos jornais.

Em entrevista concedida a Fernando Rodrigues e publicada nesta terça-feira (27) pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), Benton defende que novos e-readers sejam multifuncionais, e que deem acesso fácil à web. Neste caso, o conteúdo pago estaria ante outro dilema, a partir do conteúdo gratuito de jornais on-line na internet.

Ben Margot -6.out.09/AP

Leitores não vão usar de forma disseminada um equipamento só para ler livros ou jornais, afirma um especialista de Harvard

Para ele, o sistema de micropagamentos também está fadado ao fracasso. Uma coisa é pagar US$ 0,50 por uma música que poderá ser ouvida várias vezes, diz ele. Outra é comprar uma notícia para ser lida uma vez e da qual não se conhece previamente a qualidade.

A internet tem efeitos negativos para o chamado "jornalismo de qualidade", com orçamentos mais reduzidos para longas e custosas investigações.

Mas Benton aponta as vantagens oferecidas pela web na produção de reportagens de boa qualidade, ilustrando isso com o fato de ter se tornado "trivial a transmissão de uma reportagem de qualquer lugar no mundo". Repórteres também possuem hoje ferramentas poderosas de pesquisa. Segmentos de leitores podem ser "agrupados e servidos por um jornalismo muito específico que não poderia sobreviver no modelo antigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário