quarta-feira, 17 de março de 2010

Intel lança novos processadores para servidores antes da AMD

Intel lança novos processadores para servidores antes da AMD
terça-feira, 16 de março de 2010

Por Ian Sherr
SAN FRANCISCO (Reuters) - A Intel lançou seus mais novos processadores de servidores nesta terça-feira, em um esforço para manter a dominância sobre a rival Advanced Micro Devices Inc e se preparar para atender a alta na demanda.

Os novos chips, projetados para alimentar tanto servidores quanto computadores pessoais de ponta, são os primeiros processadores da Intel a apresentar transistores menores que ajudaram os processadores dos computadores da companhia a ter um forte desempenho ao mesmo tempo em que consomem menos energia.

A Intel ainda embutiu atributos de segurança que a empresa afirma poder codificar e decifrar arquivos mais rapidamente e de forma mais eficaz, removendo o "encryption tax" ou perda de desempenho do computador devido à proteção dos arquivos.

Os chips serão lançados na linha de produtos Xeon para servidores e Core i7 para desktops, que a Intel espera ganhar força particularmente com o mercado de entretenimento e videogames.

Mas a oportunidade maior está com os servidores, afirmou o gerente-geral da Intel para marketing de servidores, Boyd Davis, onde cerca de um terço do mercado funciona com processadores fabricados há mais de quatro anos.

Apesar de nove em cada dez servidores pelo mundo conterem um cérebro fabricado pela Intel, de acordo com a IDC, eles não são os únicos na corrida por essas vendas potenciais de servidores.

Patrick Patla, gerente-geral da divisão de servidores da AMD, disse que os novos chips da empresa oferecerão ainda aumento na velocidade graças a um projeto novo.

"Não haverá nenhum salto de desempenho na história do Opteron como o que veremos de 2009 para 2010", disse ele, referindo-se ao nome do produto.

Os mais novos chips da AMD devem ser lançados nas próximas semanas. Ainda é preciso ver como eles se sairão contra os novos chips Intel.

(Reportagem de Ian Sherr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário