terça-feira, 23 de março de 2010

Saiba como baixar e transmitir arquivos por meio de torrent


Saiba como baixar e transmitir arquivos por meio de torrent

AMANDA DEMETRIO
da Folha de S.Paulo

Baixar arquivos por meio do BitTorrent não é só para quem conhece cada canto da internet, por mais que pareça. O processo não é tão complicado e arquivos grandes e preciosos podem chegar às suas mãos.

O primeiro passo é escolher um programa por meio do qual você irá fazer o download. A empresa que administra o protocolo BitTorrent oferece um software gratuito para isso (baixe em www.bittorrent.com), mas você tem opções como o uTorrent (www.utorrent.com), o Azureus (azureus.sourceforge.net) e o BitComet (www.bitcomet.com). Para se informar melhor, veja avaliações dos programas em bit.ly/clientbittorrent.

Reprodução

Mininova, um dos sites usados para procura de downloads por meio de torrents; conheça outros portais de torrent que usam tecnologia

Feita a instalação, você precisará procurar os arquivos para baixar em sites que disponibilizam os torrents. Opções que prometem trabalhar dentro da legalidade não faltam: LegalTorrents (www.legaltorrents.com), Linux Tracker (linuxtracker.org), isoHunt (isohunt.com/torrents/jamendo), Mininova (www.mininova.org) e Public Domain Torrents (www.publicdomaintorrents.com).

Na hora de escolher, tome cuidado e verifique se o arquivo baixado não infringe direitos autorais.

Nesses sites, é importante ficar atento porque eles podem conter arquivos falsos, que escondem vírus ou outras ameaças. Uma dica simples é verificar os comentários dos outros usuários do site. Veja mais dicas em bit.ly/torrentfalso.

Instalação

Vamos a um exemplo prático, usando o software BitTorrent, cuja instalação pode ser feita em bittorrent.com em computadores com Windows, Mac ou Linux. A instalação é simples, mas o Windows pode bloquear algumas funções do programa logo no primeiro uso. É preciso escolher se você irá querer um ícone do programa na sua tela do computador.

Feito isso, vá até o site de sua preferência e escolha o arquivo a ser baixado, clique em Down- load (cuidado com as propagandas ao redor que tentam lhe induzir a instalar outros programas). Baixado o pequeno arquivo, é só clicar sobre ele para que o BitTorrent abra automaticamente.

No programa, uma janela irá ajudá-lo nas configurações iniciais para começar o download. Escolha nessa etapa, por exemplo, em qual pasta e com qual nome você pretende salvar o arquivo. Então, é só esperar o arquivo ser baixado completamente. O software mostra dados como o tamanho do arquivo e a porcentagem já baixada.

Quando o download estiver completo, vá até a pasta na qual o salvou e aproveite.

Download

Uma boa dica para começar no mundo dos downloads é baixando o pacote de músicas liberado gratuitamente durante o festival SXSW. Foram lançados dois pacotes gratuitos totalizando 1.038 arquivos, com mais de 5 Gbytes de música.

Segundo o blog TorrentFreak, a seleção inclui trabalhos de novos artistas e de músicos consolidados nos mais diversos gêneros. Faça o download em sites.google.com/site/sxswtorrent.

Nenhum comentário:

Postar um comentário