terça-feira, 30 de março de 2010

Jogos de música devem lançar títulos para videogames por movimento


ANTONY BRUNO
da Reuters, em Denver

Os jogos de música estão prontos a fechar o círculo e o estágio seguinte desse segmento que vem enfrentando problemas se enquadrará na conhecida categoria dos jogos de dança, acionados por novos controladores com sensores de movimentos que devem chegar ao mercado no final deste ano.

A Microsoft planeja levar às lojas o sistema Project Natal em tempo para a temporada de festas de fim de ano. O aparelho é uma câmera que reconhece os gestos e movimentos de todo o corpo do usuário como forma de controlar um videogame.

Adriano Vizoni -28.jan.10/Folha Imagem

Jogos de música vem enfrentando problemas, e deve se enquadrar na conhecida categoria dos jogos de dança

O Move, da Sony, anunciado na Game Developers Conference, em março, é mais parecido com o sistema do Nintendo Wii, com um controlador que o usuário segura nas mãos, um sensor que rastreia os movimentos e uma câmera que projeta tudo isso para o jogo, afirma a revista Billboard.

Diversas produtoras de videogame, entre as quais a Harmonix, criadora da série "Rock Band" devem lançar jogos que utilizam esses novos controladores de captura de movimentos ainda este ano, se bem que a maioria dos títulos não deve chegar ao mercado antes de 2011. Fontes dizem antecipar que as produtoras lancem alguns desses títulos na conferência de videogames E3, em junho.

Os jogos que tomam a dança como base terão presença forte nesses lançamentos e devem oferecer um estímulo muito necessário ao segmento de jogos de música.

As vendas da categoria despencaram nos 12 últimos meses, com a queda do interesse pelas séries "Guitar Hero" e "Rock Band".

O problema, de acordo com Jesse Divnich, vice-presidente de serviços de análise da Electronic Entertainment Design and Research, é que, apesar de um dilúvio de conteúdo novo, não houve inovações nos recursos do gênero. E o conteúdo, diz Divnich, só é capaz de sustentar uma série durante algum tempo.

O precursor dos jogos de música e ritmo como "Guitar Hero" e "Rock Band" foi "Dance Dance Revolution", da Konami, hit nos fliperamas que posteriormente migrou para as plataformas domésticas. O jogo dependia de um controlador especial, na forma de um tapete, e ele demonstrou pouca evolução, mais ou menos como os controladores em forma de guitarra e bateria usados em "Guitar Hero" e "Rock Band".

"Foi muito popular, mas sem chegar à audiência mais ampla que 'Guitar Hero' atingiu", disse Divnich. "O Project Natal e o Sony Move levarão a categoria de dança a uma audiência mais ampla. Essa categoria pode movimentar 1 bilhão de dólares dentro de 24 meses."

Nenhum comentário:

Postar um comentário