quarta-feira, 17 de março de 2010

Ação da Apple contra HTC escancara sua disputa com o Google

Ação da Apple contra HTC escancara sua disputa com o Google
da Folha de S.Paulo

Mirando o Google e seu sistema operacional móvel, o Android, a Apple anunciou na terça-feira passada que abriu um processo contra a HTC por violação de 20 patentes relacionadas à interface do iPhone.

"Nós podemos ficar parados e ver concorrentes roubarem nossas invenções patenteadas ou podemos fazer algo a respeito. Decidimos fazer algo a respeito. Concorrentes devem criar suas próprias tecnologias, não roubar as nossas", afirmou Steve Jobs, segundo o comunicado da Apple para a imprensa.

Entre as patentes citadas estão as que descrevem métodos para desbloquear um dispositivo usando gestos em uma imagem e para fazer a rolagem de listas de documentos em uma tela sensível ao toque.

Em comunicado, a HTC afirmou valorizar as leis internacionais e dos EUA de direitos de patente e que lutará para "proteger suas próprias inovações e direitos".

Apesar de o Google não ser mencionado, a maioria dos aparelhos citados na ação roda Android. A HTC foi a primeira empresa a lançar um aparelho com o sistema do Google, o G1, e fabrica o Nexus One, conhecido como Googlephone.

Em e-mail ao TechCrunch, um porta-voz do Google deu a entender que a empresa está pronta para se defender. "Não somos parte desse processo. Entretanto, apoiamos nosso sistema operacional Android e os parceiros que nos ajudaram a desenvolvê-lo".

Abalo

A relação entre Apple e Google, que já foi mais afável, está cada vez mais estremecida.

Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, que ingressou no conselho da Apple em 2006, deixou o posto em agosto do ano passado por conta dos crescentes conflitos de interesse entre as duas empresas.

Rumores dão conta de que a Apple pode abandonar o Google como mecanismo de busca padrão do iPhone em prol do Bing, da Microsoft.

Além disso, em julho de 2009, a Apple comprou a empresa de mapas Placebase, o que levantou a hipótese de que ela trocará o Google Maps, embutido no iPhone, por um software próprio.

Segundo a "Wired", Steve Jobs lançou impropérios contra o Google depois da apresentação do iPad, em janeiro. "Nós não entramos no mercado de busca. Eles entraram no mercado de telefonia. Não tenha dúvida: eles querem matar o iPhone. Não vamos deixar", teria afirmado Jobs em encontro com funcionários da Apple.

Para o professor de direito de Harvard Jonathan Zittrain, especialista em propriedade intelectual ouvido pelo "New York Times", uma derrota da HTC pode fazer com que a empresa seja obrigada a desabilitar remotamente funcionalidades dos aparelhos de seus usuários.

"O valor social das patentes deveria encorajar a inovação -é isso que a sociedade ganha delas. O efeito prático é que elas reduzem a inovação e, no final, o público perde", afirmou ao "NYT" Eric Von Hippel, professor de inovação tecnológica do MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Nenhum comentário:

Postar um comentário