terça-feira, 30 de março de 2010

Veteranos do Facebook atraem atenção do capital de risco

Veteranos do Facebook atraem atenção do capital de risco
terça-feira, 30 de março de 2010

Por Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO, 30 de março (Reuters) - À medida que Wall Street aguarda ansiosamente sinais de que o Facebook oferecerá ações ao público, os profissionais de capital de risco que observam o Vale do Silício acompanham de perto outra mercadoria procurada: os funcionários que deixam a empresa.

Algumas companhias iniciantes criadas por empresários egressos do Facebook estão atraindo atenção e despertando o interesse do setor de capital de risco, no qual existe feroz competição para conquistar espaço no próximo grande sucesso da Web.

Na segunda-feira, a Quora, fundada por quatro ex-funcionários do Facebook, entre os quais o vice-presidente de tecnologia Adam D'Angelo, obteve uma primeira rodada de financiamento junto à Benchmark Capital. O blog de tecnologia TechCrunch, citando fontes não identificadas, informou que a transação avaliou a empresa em 86 milhões de dólares.

A proliferação de empresas iniciantes criadas por veteranos do Facebook e o interesse dos investidores por elas segue um padrão estabelecido no Vale do Silício, sob o qual gigantes da tecnologia como Google e Fairchild Semiconductor dão origem a empresas novas e inovadoras, afirmou Nick Sturiale, sócio da JAFCO Ventures.

"Um empresário que saia do Facebook vai chamar atenção", disse Sturiale. "Eles estão na vanguarda da nova forma que a Web está tomando."

O Facebook, que conta com 400 milhões de usuários ativos e é o maior site mundial de redes sociais, ainda não anunciou planos para uma oferta pública inicial de ações, o momento tradicional em que os profissionais participantes da criação de uma empresa podem realizar seus lucros e dar início a novos projetos.

Mas o ativo mercado secundário de ações do Facebook, que inclui mais de 100 milhões de dólares em compras oficialmente autorizadas de ações de funcionários por parte da Digital Sky Technologies, que investiu no Facebook no ano passado, permitiu que funcionários da empresa saíssem mais cedo, dizem alguns executivos de capital de risco.

"Vimos muitas pessoas saindo do Google e agora estamos vendo muitas pessoas saindo do Facebook. Seja porque estão realizando investimento ou porque acreditam que a companhia ficou muito grande", disse Todd Dagres, da Spark Capital.

Dagres afirmou que está avaliando uma série de empresas iniciantes fundadas por ex-funcionários do Facebook, mas ele acredita que uma relação com site de redes sociais não é o bastante.
"Definitivamente você presta atenção se alguém está saindo do Google ou do Facebook. Mas aí é preciso ter certeza de que eles realmente têm um bom histórico, de que eles não eram apenas funcionários comuns", disse Dagres.

Uma série de empresas iniciantes relacionadas ao Facebook foram fundadas recentemente. A Asana, cujos criadores incluem o co-fundador da rede social Dustin Moskovitz, levantou 9 milhões de dólares em dezembro junto a Benchmark Capital e Andreessen-Horowitz. A Cloudera, que tem em seus quadros veteranos de empresas como Facebook, Google, Yahoo e Oracle, obteve 11 milhões de dólares da Greylock Partners e Accel Partners em duas rodadas separadas de financiamento ano passado.

Enquanto isso, a Path, um projeto secreto liderado pelo ex-funcionário do Facebook Dave Morin e por Shawn Fanning, o criador do pioneiro serviço de música digital Napster, tem atraído grande interesse em círculos de tecnologia mas ainda não está claro se a companhia está tentando levantar dinheiro.

Alguns empreendedores, como o ex-diretor de desenvolvimento de negócios internacionais do Facebook Net Jacobsson, afirmam que não há grande pressão para se levantar capital rapidamente, graças ao baixo custo para se criar uma empresa de Internet iniciante atualmente.

"Quando se trata de capital de risco, é como um casamento", afirmou Jacobsson. "É possível sair de um casamento, mas é muito difícil se desconectar de uma união ruim com um fundo de capital de risco."

Nenhum comentário:

Postar um comentário