terça-feira, 16 de março de 2010

Egito proíbe chamadas internacionais via internet

Egito proíbe chamadas internacionais via internet
ALASTAIR SHARP
da Reuters, no Cairo

O Egito começou a forçar o banimento de chamadas internacionais feitas por meio de conexões móveis de internet, afirmou o chefe da agência reguladora de telecomunicações do país nesta terça-feira (16), algo que potencialmente eleva as receitas com dados em voz no monopólio da Telecom Egypt.

A proibição se aplica às três operadoras móveis no Egito --Mobinil, Etisalat Egypt e Vodafone Egypt-- que oferecem acesso à internet para computadores via modem USB e outros aparelhos móveis, assim como por meio de celulares.

"A proibição é para o Skype em internet móvel, não fixo, e se deve ao fato de ser contra a lei, uma vez que contorna um caminho legal [de comunicação]", disse Amr Badawy, presidente-executivo da Autoridade Regulatória Nacional de Telecomunicações.

Pelas leis egípcias, chamadas internacionais devem passar por uma rede controlada pela estatal Telecom Egypt, que esta semana apresentou resultados decepcionantes.

Mesmo mencionando somente o nome do Skype, Badawy não descartou ampliar a proibição para outros serviços no futuro.

"Estamos visando tráfego ilegal de voz em internet móvel", disse Badawy.

Diversos outros grandes provedores, incluindo Google, Yahoo e Windows Live, oferecem serviços VoIP (voz sobre protocolo de internet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário