quarta-feira, 31 de março de 2010

Jornalistas relatam invasão a contas de e-mail do Yahoo! na China

da Folha Online

Atualizado às 18h12.

Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça-feira (30).

Pelo menos três jornalistas e um analista não conseguiram acessar ou tiveram problemas com suas contas nas últimas semanas. Ao tentar entrar no sistema do Yahoo!, eles reportaram que havia uma mensagem dizendo "Nós detectamos um problema com a sua conta", o que os fez entrar em contato com o Yahoo!.

Brendan McDermid -25.jan.10/Reuters
Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça
Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça

Técnicos da empresa disseram que um dos quatro teve sua conta invadida (e, posteriormente, restaurada). Não ficou claro, contudo, se os outros casos estão relacionados a ataques virtuais.

Também não está claro qual a origem exata dos problemas com as contas de e-mail do Yahoo!. Todas as quatro pessoas afetadas trabalham com enfoque no país asiático e assuntos correlatos.

Eles disseram que ouviram outros colegas informando problemas similares --o que inclui o caso de um jornalista que teria perdido o acesso à sua conta no Yahoo! durante o todo o mês de janeiro.

O analista do "The Western" disse que não conseguiu acessar sua conta por quatro ou cinco dias, até falar com um representante do Yahoo! na segunda-feira, que justificou a falha devido a questões de segurança para, então, restabelecer o acesso.

"Eles disseram que alguém invadiu meus detalhes de registro", informou o analista, que não quis se identificar, por causa da natureza delicada da questão. O analista também foi alertado sobre o fato de que os piratas poderiam ter acessado sua caixa de mensagens.

Já o correspondente dos jornais "The Independent" e "Irish Times" na China, Clifford Coonan, afirmou que recebeu a notícia de "problema com sua conta" quando ele tentou log-in no e-mail hoje. Outra repórter disse que recebeu repetidas mensagens de erro do Yahoo! no mês passado.

Coonan perguntava se ele era apenas parte de um amplo ataque contra contas de e-mail do Yahoo!, ou se seu caso era um ataque específico.

"Eu tinha interesse em saber se alguém na comunidade empresarial ou fora do jornalismo e da academia teve o mesmo problema, então seria menos sinistro", disse ele. "É chato, mas, obviamente, se é apenas com jornalistas e acadêmicos, é assustador."

Em comunicado, o Yahoo! afirma que condena todo o tipo de ataque virtual, e prometeu "tomar as medidas adequadas no caso de qualquer tipo de violação".

No dia 12 de janeiro, o Google acusou a China de ligações aos ataques sofridos por dissidentes políticos, empresários e jornalistas em contas de e-mail hospedadas em seus servidores, e ameaçou abandonar o país asiático, caso o regime não retrocedesse em sua censura na internet.

Com Associated Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário