quinta-feira, 25 de março de 2010

Livro apresenta dicas para conhecer pessoas interessantes na internet

Livro apresenta dicas para conhecer pessoas interessantes na internet

JULIANA FARANO
colaboração para a Livraria da Folha

Você acredita na possibilidade de engatar um romance sério com alguém que conheceu pela internet? Não? Então saiba que milhares de pessoas discordam de você. Hoje em dia, é cada vez maior o número de homens e mulheres que procuram as redes de relacionamento online para arrumar companhia, seja uma amizade sincera, um namoro ou, quem diria, até casamento.
Divulgação
Autores dão dicas para se dar bem na paquera pela internet
Autores dão dicas para se dar bem na paquera pela internet

A relação de José Antonio Ramalho e Daniela Mantegari começou assim. Ele, jornalista, propôs uma matéria sobre sites de relacionamento para uma revista e, quando a pauta foi aceita, cadastrou-se em alguns para dar início a uma pesquisa. Um dia, Daniela, que já utilizava o site há algum tempo, notou que um homem interessado em ciclismo --um de seus hobbies-- havia visitado sua página. Ela não hesitou e mandou uma mensagem. O destinatário? Ramalho. Depois de algumas trocas de e-mails e conversas pelo Messenger, eles resolveram se encontrar pessoalmente e, logo de cara, surgiu uma empatia mútua. O namoro foi inevitável.

Depois de quase um ano juntos, o casal resolveu escrever a quatro mãos o livro "Amar.com" e abrir o mundo dos sites de relacionamentos para todos os possíveis interessados.

Na publicação, eles apresentam todas as etapas do romance online. Segundo o casal, o primeiro passo é escolher o site. Para isso, Ramalho explica que é possível utilizar a versão gratuita de várias redes antes de decidir em qual delas irá mesmo se cadastrar. "Depois, é imprescindível pagar a mensalidade para ter acesso a todas as funções que portal oferece", explica.

Depois do cadastro feito, é hora de elaborar o perfil. Este momento, de acordo com os autores, é crucial. "A pessoa deve se posicionar e deixar bem claro o que ela quer, sempre sendo breve e direto", orienta Daniela. Uma das regras mais preciosas para se dar bem na paquera online é ser honesto, tanto na descrição física, quanto nas preferências. "Não adianta falar que gosta de música clássica só para impressionar um possível pretendente", diz Ramalho. "O máximo que vai acontecer é a pessoa ir a um encontro e ter que conversar sobre um assunto que ela não gosta e nem domina. É preciso ser honesto com você mesmo e também com quem irá ler seu perfil", acrescenta.

Outro ponto importante é não contar a vida inteira no perfil ou então logo no primeiro e-mail que enviar ao pretendente. Afinal, é preciso deixar um pouco de papo pro encontro real. Aliás, para não criar expectativas muito altas em relação aos paqueras, Ramalho aconselha a abreviar ao máximo o momento cara a cara. "Dessa forma, a chance de se decepcionar é menor", diz.

Quando a paquera sai do virtual para o mundo real, é preciso ter cuidado. "Você não tem muitas referências da pessoa, logo, vai combinar algo em um lugar público, como um café ou uma livraria", aconselha Daniela. "Essas recomendações servem para qualquer encontro, e não só os da internet", afirma.

Em "Amar.com", os autores dão dicas valiosas para quem quer se dar bem no romance online. Eles ensinam a criar um perfil atraente, buscar parceiros compatíveis, se preparar para o primeiro contato, entre outras coisas, além de relatar casos reais de pessoas que construíram um relacionamento estável dando o primeiro passo pela internet. Ramalho e Daniela ainda mantém contato direto com os leitores através do site www.livroamar.com.

*

"Amar.com"
Autor: José Antônio Ramalho e Daniela Mantegari
Editora: Editora Gente
Páginas: 144

Nenhum comentário:

Postar um comentário