terça-feira, 16 de março de 2010

Mouse em forma de óculos ajuda deficientes físicos


Mouse em forma de óculos ajuda deficientes físicos
DIOGO BERCITO
da Folha de S. Paulo

Entre os 280 projetos expostos na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), o Óculos-Mouse era um dos mais comentados.

O evento, que foi do dia 9 ao 11, em São Paulo, era voltado a alunos do ensino médio.
Bolado por três alunos de curso técnico do Rio Grande do Sul, o Óculos-Mouse é um dispositivo voltado a pessoas sem movimentos nos braços. Permite que, com a cabeça, elas controlem um mouse.

Editoria de Arte/Folha Imagem


"Os equipamentos inclusivos são muito caros", explica Filipe Carvalho, 18. Os outros integrantes são Cleber Quadros, 18, e Alexandre Sampaio, 19. Pensando no preço, bolaram um dispositivo que custa R$ 50.

Deficientes físicos em visita à feira testavam o aparelho, que recebeu ao todo sete prêmios, segundo a Febrace. "Eles acharam trilegal!", comemora Filipe.

Entre os prêmios recebidos, estão da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de SP, da Mecatrônica da USP, além de outros três da própria Febrace, de Inovação e Engenharia, e da organização internacional de tecnologia Milset.

Com Folha Online

Um comentário:

  1. sirley fraga ,tenho um filho com paralisia celebral e achei interesante e gostaria de saber como faco para adiquirir o oculus pois eu acho que vai ser util para o meu filho que adora computador mas ele nao consegue manusear o teclado,

    ResponderExcluir