quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mercado de sofwares para celular está cada vez maior

Mercado de sofwares para celular está cada vez maior
terça-feira, 8 de dezembro de 2009

HELSINQUE (Reuters) - O número de sistemas operacionais para celulares está crescendo, com a Samsung Electronics abrindo sua própria plataforma para desenvolvedores externos.
Enquanto a Samsung, a Apple, a fabricante do BlackBerry Research in Motion (RIM) e a Palm desenvolvem seus próprios sistemas operacionais, as seguintes plataformas lutam por fabricantes de aparelhos móveis e por consumidores no mercado:
SYMBIAN
A Symbian, da Nokia, detém cerca de metade do mercado de sistemas operacionais móveis, mas perdeu participação ao longo dos últimos dois anos para Apple e RIM.
A Symbian Foundation, que herdou a propriedade intelectual da Nokia e de outros acionistas antigos da fabricante britânica de smartphones Symbian, distribui o sofware sem cobrar royalties.
Além disso, a Symbian é a plataforma principal da fabricante de celulares número quatro no mundo, a Sony Ericsson, que usa também o Windows e o Android como ofertas complementares.
ANDROID
O sistema operacional para celulares do Google é apoiado por empresas que estão na Open Handset Alliance como a tailandesa HTC, a alemã T-Mobile e a norte-americana Intel, maior fabricante de chips do mundo.
O Android ganhou atenção na indústria de aparelhos móveis recentemente, com a Motorola e a Sony Ericsson escolhendo-o para os seus principais modelos de celulares inteligentes.
WINDOWS MOBILE
A Microsoft vem tentando conquistar o mercado móvel há anos. Seu sistema operacional móvel Windows era o segundo sistema mais popular para smartphones depois do Symbian, mas foi superado por Apple e RIM.
Todas as maiores vendedoras exceto a Nokia apóiam o Windows Mobile, e a HTC é a maior fabricante de smartphones usando o Windows. Ainda que Samsung, Motorola e Sony Ericsson tenham celulares com Windows no mercado, eles constituem apenas uma pequena proporção de suas ofertas de modelos.
Em fevereiro, a Microsoft sinalizou um acordo com a LG Electronics, em que a terceira maior fabricante de celulares do mundo passará a usar o software Windows na maioria dos seus smartphones.
LIMO
O consórcio LiMo, da Linux, espera se beneficiar do seu foco em desenvolvimento de software para operadoras de telecomunicações.
A LiMo Foundation foi criada em 2007 por Vodafone, Samsung, NTT DoCoMo, Panasonic, Orange e NEC.
(Por Tarmo Virki)

Nenhum comentário:

Postar um comentário