terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Europeus evitam celulares com Google Android


Modelo de celular da HTC equipado com sistema Android, do Google, é exibido em Cingapura. As operadoras de telefonia móvel da Europa Ocidental conseguiram elevar ligeiramente a fatia de mercado dos celulares equipados com software do Google no trimestre passado, mas os consumidores não demonstraram muito interesse por esses aparelhos, informou o grupo de pesquisa IDC.

Europeus evitam celulares com Google Android
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009


HELSINQUE (Reuters) - As operadoras de telefonia móvel da Europa Ocidental conseguiram elevar ligeiramente a fatia de mercado dos celulares equipados com software do Google no trimestre passado, mas os consumidores não demonstraram muito interesse por esses aparelhos, informou o grupo de pesquisa IDC.
O Android vem conquistando atenção no setor de telefonia móvel recentemente, com a Motorola e a Sony Ericsson optando por ele para alguns de seus novos modelos topo de linha.
A fatia de mercado dos celulares inteligentes acionados pelo sistema operacional Google Android subiu de 4,2 para 5,4 por cento no terceiro trimestre, na Europa Ocidental, um mercado crucial para os celulares inteligentes.
"Os consumidores evitam o sistema operacional do Google e as vendas são inferiores às expectativas. Os consumidores reconhecem a marca Google, mas ainda não compreendem o que é o Android", afirmou Francisco Jeronimo, analista da IDC, em comunicado.
"A falta de aparelhos disponíveis não ajudou na conscientização, ainda que isso deva mudar, com o lançamento de novos modelos pela LG, Samsung, Sony Ericsson, Motorola e outros fabricantes, em breve", afirmou Jeronimo.
No mês passado, a Gameloft, uma das maiores produtoras de jogos para celulares, também criticou o Android, alegando que ela e outras empresas de software estavam reduzindo os investimentos no desenvolvimento de jogos e outros aplicativos para a plataforma.
A Symbian, líder mundial nesse segmento e produtora de um sistema operacional usado extensamente pela Nokia, continua a produzir o sistema operacional mais usado na Europa Ocidental, com participação de mercado de 48 por cento.
A Samsung Electronics registrou elevação de sua participação de mercado a 30,5 por cento no trimestre, estimulada pelas fortes vendas de celulares de preço médio, enquanto a líder de mercado, Nokia, viu sua fatia se reduzir a 35,3 por cento.
"A disparidade entre as duas está se reduzindo, e a Nokia enfrenta a significativa ameaça de perder a posição para a Samsung na Europa Ocidental em 2010", de acordo com Jeronimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário