terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ação da IBM tem espaço para valorização

Ação da IBM tem espaço para valorização, diz Barron's
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

NOVA YORK (Reuters) - As ações da IBM têm muito potencial de valorização e merecem ser negociadas a um múltiplo maior, afirmou o periódico financeiro Barron's em sua edição no domingo.
A IBM planeja impulsionar seu crescimento com produtos de ponta e expandir-se em países em desenvolvimento, afirmou o presidente-executivo da gigante de informática, Sam Palmisano, em entrevista à Barron's. Ele também disse que a empresa está em campanha para tornar a infra-estrutura urbana mais produtiva.
A IBM tem um contrato com a cidade de Londres para operar a tecnologia e os serviços de pagamento do novo sistema de trânsito da cidade. Em Nova York, a empresa integrou sistemas de dados de crime. E na China, a IBM está criando uma moderna rede de energia digitalizada, segundo o artigo.
A IBM também planeja lançar o Watson, um sistema de computação para competir com humanos em um programa de televisão de perguntas e respostas. A máquina lembra o computador "Deep Blue" da IBM, que venceu o campeão de xadrez Garry Kasparov em 1997.
O valor das ações da IBM atualmente representa 11 vezes a previsão de lucro da empresa por ação para 2011 --abaixo da relação média do mercado de 13,3 vezes.
"Para um empresa com esse tipo de proposta de valor, com um crescimento de dois dígitos no lucro e estabilidade de preço melhor que a média, um múltiplo maior não é exagerado", disse o analista Toni Sacconaghi, da Sanford C.Bernstein, segundo a Barron's.
O artigo também afirma que os gastos globais com tecnologia da informação devem ser retomados no ano que vem, criando uma oportunidade para a IBM no setor de serviços, onde a companhia detém participação de mercado de apenas 7,3 por cento.
As ações da IBM, que acumulam valorização de mais de 50 por cento em 2009, fecharam a última quinta-feira no maior patamar em 52 semanas na bolsa de Nova York, a 130,57 dólares.
(Reportagem de Jui Chakravorty)

Nenhum comentário:

Postar um comentário