quinta-feira, 1 de abril de 2010

Yahoo! rechaça invasão em contas de e-mail de jornalistas na China

da France Presse, em San Francisco

O Yahoo! rechaçou a possibilidade de que piratas virtuais tenham invadido contas de e-mail de jornalistas estrangeiros na China.

A declaração foi dada na noite de terça-feira (30), logo após ao menos quatro jornalistas terem relatado invasões às suas respectivas contas de e-mail --uma delas confirmada por um técnico da empresa ao próprio jornalista.

Jornalistas relatam invasão a contas de e-mail do Yahoo! na China
Carvão alimenta boa parte da "nuvem" da internet, diz Greenpeace
Serviços de celular do Google são parcialmente bloqueados na China

A companhia de internet, entretanto, não confirmou, negou ou tampouco comentou os incidentes.

"O Yahoo! condena todos os ciberataques, independente da origem ou motivo", afirmou um porta-voz da empresa.

"Temos o compromisso de proteger a segurança e privacidade dos usuários e tomamos as ações apropriadas em qualquer tipo de invasão."

Na esteira Google

O informe sobre osos invasores de e-mail veio à tona duas semanas após o Google parar a sistema de censura de resultados na China, em um movimento aclamado por grupos de direitos humanos, mas que provocou uma reação furiosa das autoridades chinesas.

O gigante da internet redirecionou o sistema de buscas em língua chinesa para Hong Kong, onde não havia censura.

O Google afirmou que a decisão de parar a censura em seu sistema de buscas ocorreu após ciberataques ocorridos no site chinês.

A China reagiu rapidamente à ação do Google, afirmando que era "totalmente errado" parar o sistema de censura e acusar Pequim pelos ciberataques.

O país controla o conteúdo on-line por meio de um sistema chamado de "Grande Firewall da China', em alusão à muralha do país, removendo informações que julga ser prejudiciais, como pornografias e material violento, além de assuntos ligados à política.

O Google informou nesta terça-feira que os problemas sofridos no site de busca na língua chinesa foram causados pelo mecanismo de censura do país.

"O que quer que tenha acontecido hoje para bloquear o Google.com.hk, deve ser um resultado de alguma mudança na 'Grande Firewall'", disse um porta-voz do Google.

"Entretanto, curiosamente nosso sistema de pesquisas na China está agora normal --mesmo sem nós termos feito nenhuma mudança no sistema."

O Google afirmou ainda que seu serviço de internet móvel na China está parcialmente bloqueado, mas que não sabe se o problema está relacionado com o mecanismo de censura.

O Google Móvel inclui pesquisa, mapas, notícias e outros serviços para smartphones e para outros aparelhos com acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário