quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vendas de computadores Toshiba nos EUA crescem no 1o trimestre

Por Gabriel Madway
SAN FRANCISCO (Reuters) - As vendas de computadores pessoais da Toshiba nos Estados Unidos cresceram em 50 por cento no primeiro trimestre, e a empresa anunciou que está preparando o lançamento de aparelhos de computação em estilo tablet ainda este ano, para concorrer com o Apple iPad.

Jeff Barney, gerente-geral de produtos digitais na Toshiba America, anunciou que a Toshiba planeja lançar um computador "slate" este ano, acionado pelo sistema operacional Windows 7, da Microsoft, ou pelo Android, do Google, um sistema operacional para celulares.

A Toshiba está estudando diversos formatos para seus tablets, entre os quais um modelo de duas telas acionado pelo Windows e um com tela de 10 polegadas, disse.

"Vemos claramente um lugar para o tablet; existe mercado para ele. Será um mercado expansivo, como o dos netbooks, e não canibalizará outros segmentos", afirmou.

Um aparelho acionado pelo Android poderia aproveitar os milhares de programas disponíveis no Android Market, hoje utilizados primordialmente por usuários de celulares inteligentes.

O mercado de computadores tablet deve crescer para até 50 milhões de unidades em 2014, de acordo com o grupo de pesquisa In-Stat. Companhias como a Hewlett-Packard e a Dell também lançarão modelos nesse segmento ainda em 2010.

Barney anunciou que a Toshiba embarcou 1,5 milhão de unidades de computadores no trimestre janeiro-março, nos Estados Unidos, aproveitando a forte procura.

Os preços médios de venda, que vinham em queda há algum tempo, se estabilizaram no trimestre, disse, com a estabilização nos custos dos componentes.

Barney afirmou que, nos EUA, antecipava crescimento de 35 por cento no mercado ao consumidor de computadores nos próximos seis meses, e alta de um dígito no segmento empresarial. O mercado ao consumidor responde por três quartos das vendas da Toshiba nos EUA.
A empresa é a quinta maior fabricante mundial de computadores, de acordo com o grupo de pesquisa IDC, e nos EUA ocupa a quarta posição.

"O mercado ao consumidor está nos favorecendo, especialmente via varejo", disse Barney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário