sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vendas do iPad ganham força, Apple revela sistema de publicidade

Por Gabriel Madway

CUPERTINO, Estados Unidos (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, anunciou nesta quinta-feira vendas melhores que o esperado para o iPad, de 450 mil unidades desde seu lançamento, e revelou um novo sistema operacional para celulares que inclui uma nova plataforma de publicidade para competir com o do Google.

Analistas esperam que o aparelho venda mais de 1 milhão de unidades só neste trimestre, que termina em junho, e um total de cerca de 5 milhões para o ano de 2010, embora as estimativas variem. O tablet da Apple é considerado por muitos parte de um novo nicho de aparelhos eletrônicos situado entre notebooks e smartphones.

A gigante de eletrônicos apostou sua reputação no computador com tela sensível a toques de 9,7 polegadas. Enquanto isso, expectativas de analistas apontam para um mercado de 50 milhões de unidades vendidas até 2014.

Apesar de não ter muito propósito além do consumo de mídia, analistas esperam que HP, Dell, entre outros grandes nomes do setor de tecnologia, corram atrás desse mercado de nicho e lancem seus próprios tablets ainda este ano.

Desde que o iPad chegou às prateleiras, seus usuários já baixaram 600 mil livros digitais e 3,5 milhões de aplicativos, segundo Jobs.

Em evento na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia, Jobs disse ainda que a Apple já vendeu mais de 50 milhões de iPhones, smartphone que concorre com o BlackBerry, da Research in Motion e o Pre, da Palm.

A Apple deve lançar o modelo de quarta geração de seu iPhone, no mercado desde janeiro de 2007, ainda este ano.

Jobs, que se mostrou bastante ativo na apresentação, afirmou que o sistema operacional iPhone 4.0 --também disponível em iPads a partir do segundo semestre-- contará com o novo sistema de publicidade "iAd", o que marca a entrada da Apple em um mercado ainda pequeno, mas crescente.

O iAd permite que programadores de aplicativos fiquem com 60 por cento da receita da venda de anúncios.

Havia grande expectativa sobre a entrada da Apple no mercado de publicidade em aparelhos móveis. A empresa já havia pago 270 milhões de dólares pela Quattro Wireless, uma rede de publicidade que inclui tanto sites quanto aplicativos para smartphone.

O Google, que já vende anúncios em celulares, fechou a compra da empresa de publicidade adMob no final de 2009. Reguladores nos Estados Unidos ainda estão analisando as implicações à concorrência geradas pelo acordo.

O grupo de estudos Gartner espera que o mercado de publicidade móvel cresça 78 por cento, para 1,6 bilhão de dólares, em 2010.

Jobs também afirmou que o novo sistema operacional do iPhone possibilitará abertura de mais de um programa ao mesmo tempo, resolvendo uma reclamação frequente entre consumidores do aparelho.

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