quinta-feira, 29 de abril de 2010

Net tem tombo de 62% no lucro do 1o trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - A Net, maior empresa de TV paga do Brasil, viu seu lucro líquido cair 62 por cento nos três primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2009, afetada pela desvalorização do real que impactou o resultado financeiro da empresa no período.

A companhia teve lucro líquido de 46 milhões de reais de janeiro a março, contra ganho de 120 milhões de reais um ano antes. No quarto trimestre de 2009, o lucro havia sido de 305,8 milhões de reais.

Apesar da piora no resultado, operacionalmente a companhia registrou incremento anual de 20 por cento no volume total de serviços vendidos, chamado pela empresa de unidades geradoras de receita. Enquanto isso, a receita média por domicílio (arpu) cresceu 1 por cento, a 134,63 reais, incentivada por aumento no número de clientes de TV de alta definição.

"Ressaltamos que o número de adições líquidas permaneceu em um patamar bastante inferior ao primeiro trimestre de 2009, indicando um arrefecimento no crescimento da base de assinantes da companhia", afirma em relatório a analista Beatriz Battelli, da corretora Brascan, mantendo recomendação "outperform", acima da média do mercado.

Enquanto isso, a corretora Link afirma em relatório que "apesar do cenário de competição acirrada e desaceleração no crescimento da banda larga e assinantes de TV por assinatura, o forte desconto dado aos papeis da Net recentemente não seja justificado".

As ações da Net recuavam 2,3 por cento às 14h52, enquanto o Ibovespa exibia valorização de 0,3 por cento.

A operadora encerrou o trimestre com crescimento anual de 13 por cento na base de clientes de TV por assinatura, para 3,776 milhões. Os clientes de banda larga se expandiram em 22 por cento, para 2,988 milhões, enquanto os serviços de telefonia viram expansão de 29 por cento nas linhas em serviço, para 2,66 milhões.

Segundo o vice-presidente financeiro, João Elek, a companhia seguirá focando nas 93 cidades onde já atua, apesar do momento de forte crescimento do país. Para operar em uma cidade, a empresa precisa adquirir licenças e "a empresa está atenta a oportunidades de aquisição", afirmou o executivo.

O orçamento de investimentos da companhia este ano é de 1,2 bilhão de reais após 1,1 bilhão aplicados em 2009. Do total de investimentos, 200 milhões serão usados em atividades de expansão da base de clientes, mas o executivo não citou metas.

Com o aumento na base de clientes, a receita líquida da companhia cresceu 16 por cento no trimestre passado, para 1,261 bilhão de reais. Em outra frente, a provisão para perdas com devedores caiu 12 por cento, para 14,9 milhões de reais.

DESCONEXÃO

Entretanto, a taxa de desconexão, conhecida no mercado como "churn", cresceu de 15 para 15,9 por cento, sinalizando aumento da competição.

Apesar disso, o presidente da Net, José Antônio Felix, afirmou que a empresa está adotando "medidas corretivas" e esperamos que em cerca de 3 meses começaremos a mostrar melhora no indicador". Já Elek comentou que "não há nada que aponte como causa do churn o aumento da competição, porque ela está crescendo onde a Net não tem rede ou tem presença discreta".

Dados divulgados este mês pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontaram para operadoras de satélite capturando sete de cada 10 novos assinantes no primeiro trimestre, enquanto isso, adições da Net e de outras companhias de cabo caíram 45 por cento em relação ao mesmo período de 2009.

"Como não temos uma cobertura nacional, é natural que a penetração do mercado cresça nas áreas onde não temos presença", afirmou Felix.

O resultado financeiro da companhia ficou negativo em 76,6 milhões de reais, mais que dobrando sobre a perda de 32,3 milhões de reais do primeiro trimestre de 2009. A variação cambial gerou uma despesa de 28,78 milhões de reais ante um ganho de 6 milhões de reais um ano antes, a mudança ocorreu com a desvalorização do real contra o dólar no período, que gerou perda sobre empréstimos denominados na moeda norte-americana.

Segundo Elek, 57 por cento da dívida da Net é em moeda estrangeira com vencimentos importantes no longo prazo. Apesar disso, a empresa avalia possibilidades de novas renegociações após movimento de alongamento de prazos feito no ano passado. Com isso, a empresa considera discutir condições melhores para um bônus perpétuo emitido em 2006 no valor de 150 milhões de dólares.

"O mercado de bônus perpétuo está mostrando atenuação das taxas, o que pode ser considerado por nós para discutirmos condições melhores", disse o executivo.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário