quinta-feira, 20 de maio de 2010

Mercado de download de músicas em celulares enfrenta resistência

Mercado de download de músicas em celulares enfrenta resistência


PARIS, 19 de maio (Reuters) - Menos de 2 por cento dos usuários de celulares nos Estados Unidos e na Europa ocidental utilizaram seus celulares para baixar músicas no primeiro trimestre, mostrando o difícil caminho a ser percorrido por concorrentes do iTunes, da Apple, como a Nokia.
Embora 24 por cento dos usuários tenham escutado música pelo celular, a grande maioria transferiu as faixas ao aparelho após ter realizado o download em um computador, segundo dados da empresa de pesquisa comScore, divulgados nesta quarta-feira.

Serviços como o Comes With Music, da Nokia, e Spotify, mantido por publicidade, ambos lançados no final de 2008, têm buscado acabar com o monopólio virtual do iTunes no mercado legal de músicas digitais.

A Nokia não informa quantos usuários possui para o serviço Comes With Music, que é oferecido gratuitamente em alguns aparelhos e permite que usuários baixem milhares de faixas em seus celulares ou computadores durante um ano, podendo armazená-las em seguida.

A sueca Spotify possui mais de 7 milhões de usuários e oferece um serviço gratuito para ouvintes que aceitam receber publicidade, além de outros serviços pagos que não incluem comerciais.

Os dados da comScore foram coletados entre pessoas com 13 anos de idade ou mais, na Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Espanha e Estados Unidos.

A pesquisa também revelou que 82 por cento dos usuários nos cinco países europeus utilizaram seus celulares para enviar mensagens de texto, 35 por cento para aplicativos, como jogos, e 25 por cento navegaram na Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário