terça-feira, 18 de maio de 2010

iPhone substitui BlackBerry em banco britânico


O iPhone é exibido em Las Vegas. O banco britânico Standard Chartered está substituindo o Blackberry, no momento seu dispositivo padronizado de comunicações, pelo iPhone, uma decisão que pode resultar na adoção do aparelho da Apple por milhares de executivos do setor bancário.05/01/2010.

REUTERS/Steve Marcus

Por Kevin Lim e George Chen

CINGAPURA/HONG KONG, 17 de maio (Reuters) - O banco britânico Standard Chartered está substituindo o Blackberry, no momento seu dispositivo padronizado de comunicações, pelo iPhone, uma decisão que pode resultar na adoção do aparelho da Apple por milhares de executivos do setor bancário.

Executivos do Standard Chartered na Ásia disseram à Reuters que a instituição sediada em Londres estava oferecendo aos usuários do Blackberry a opção de adotar o iPhone e que a empresa continuará a pagar suas contas mensais para serviços empresariais de telefonia e dados.

"É uma iniciativa que abarca todo o grupo, envolvendo as divisões de varejo e atacado em todo o mundo", disse uma porta-voz do Standard Chartered em Cingapura, à Reuters. A representante pediu que seu nome não fosse mencionado em resposta a uma norma da companhia.

O processo de migração dos serviços empresariais de email do Blackberry para o iPhone foi iniciado um mês atrás, disse a porta-voz, ainda que ela não tivesse informado quantos dos 75 mil funcionários do banco na Ásia usem o BlackBerry ou quando a transição será concluída.

Os executivos de outras instituições financeiras, a exemplo do HSBC Holdings e Morgan Stanley, até o momento estão restritos ao Blackberry como sistema padronizado de comunicação empresarial. Apesar de algumas indicações de mudança, pode demorar algum tempo para que uma transição mais ampla ocorra, devido principalmente a preocupações com segurança, de acordo com profissionais de finanças e analistas de tecnologia da informação.

"Se mais empresas adotarem o iPhone, isso decerto é má notícia para a Research in Motion", disse Lu Chialin, analista de tecnologia da informação na Macquarie Securities, em Taipé. "No entanto, vai demorar muito tempo para que as empresas conduzam testes internos antes de decidirem mudar, e por isso a tendência demorará a fazer efeito sobre a RIM."

O BlackBerry, fabricado pela RIM, é o aparelho preferencial dos executivos financeiros e de outros setores, que precisam de acesso regular a email e Internet quando estão fora de seus escritórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário