segunda-feira, 10 de maio de 2010

Conheça melhor as funções do Docs.com

ALEXANDRE ORRICO
da Reportagem Local

Aplicativos simples de usar e interface familiar são as vantagens da Microsoft nessa batalha por um lugar nas nuvens. A suíte de escritório on-line, baseada na versão 2010 do Office, fará qualquer usuário do pacote se sentir em casa ao manusear as ferramentas.

Apesar de não ter todas as funcionalidades da versão off-line, o Docs (docs.com) dispõe dos principais recursos.

Por enquanto, o site não está liberado para quem quiser utilizá-lo -ele está disponível apenas para internautas convidados. Você pode deixar seu nome na lista de espera no site docs.com.

É preciso ter uma conta no Facebook para participar.

A iniciativa em conjunto das duas gigantes --de um lado, a Microsoft com seu Office e 500 milhões de usuários; do outro, o Facebook, maior rede social do planeta, com mais de 400 milhões de participantes- é um conjunto de ferramentas para criar documentos na nuvem e compartilhá-los com amigos do Facebook.

A integração com a rede social é total: os documentos criados aparecem para os contatos da rede da mesma forma que as atualizações e poderão ser vistos no perfil do usuário, assim como fotos ou recados. O criador pode chamar quem quiser, com ajuda do Facebook, para ajudar a editá-lo.

A interface do programa é bem simples. Em poucas abas você tem as opções de ver os arquivos de amigos ou subir seus próprios documentos para o serviço.

Um link direto permite ao usuário ir do Docs para o Facebook sem senhas ou páginas adicionais. Os tipos de arquivo são os básicos do pacote Office: apresentações do PowerPoint, planilhas do Excel e textos do Word.

Os mesmos mecanismos de privacidade utilizados para as fotos da rede social podem ser aplicados também aos documentos. O usuário controla quem edita e até mesmo quem visualiza os arquivos postados. Também é possível incluir ou retirar a aba Docs do seu perfil no Facebook.

Uma observação importante: o sistema ainda não permite a edição em tempo real por duas ou mais pessoas, como o concorrente Google Docs faz. Sobre a conexão com outras redes sociais, a Microsoft informa que o foco é o Facebook, e que a integração com outras mídias não está prevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário