sexta-feira, 21 de maio de 2010

Brasil supera 180 milhões de acessos móveis em abril

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil superou em abril a marca de 180 milhões de acessos móveis --celulares e placas para conexão sem fio à Internet--, mostraram dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quinta-feira.
No mês passado, segundo a Anatel, houve adição de 1,66 milhão de assinantes de serviços de telecomunicações móveis no país, crescimento de 0,92 por cento sobre março, para 180,8 milhões.

De janeiro a abril, foram 6,8 milhões de habilitações, o maior para o período da série histórica da Anatel que começa em 2000.

Mais cedo, no Rio de Janeiro, o gerente de Regulamentação e Comunicação Móvel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Bruno Ramos, afirmou a jornalistas que o Brasil deve alcançar 300 milhões de acessos móveis em 2013.

Segundo ele, o país já o quinto colocado no ranking mundial de acessos à telefonia celular, atrás apenas de China, Estados Unidos, Índia e Rússia.

O Brasil deve fechar 2010 com ao menos 190 milhões de celulares, contra quase 175 milhões no fim de 2009, conforme Ramos. Já no ano que vem o total de acessos deve superar a casa de 200 milhões.

"Estamos muito perto da Rússia e não dá para comparar com China e Índia, que tem mais de 1 bilhão de habitantes e aumentam o acesso rapidamente", disse o gerente da Anatel.

"Nossos números vão crescer ainda mais. Nossos dados falam em mais de 300 milhões de acessos (móveis) em 2013", acrescentou.

O salto de mais de 100 milhões de acessos entre 2010 e 2013 será alavancado pela comunicação conhecida como "máquina a maquina".

Segundo o gerente da Anatel, o segmento de telefonia pretende expandir nos próximos anos o serviço de comunicação móvel no país e disponibilizar, por exemplo, chips para serem colocados nas pulseiras de bebês em maternidades, em casas, carros e outros.
"Já há um resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que vai exigir que cada carro tenha rastreamento e bloqueio. Uma geladeira também poderá ter acesso móvel. A comunicação 'machine to machine' vai fazer com que esse ritmo de crescimento acelere ainda mais no Brasil. Vamos ter mais acessos móveis que pessoas", disse Ramos.

RANKING DE OPERADORAS

A Vivo, controlada por Telefónica e Portugal Telecom, terminou abril com 54,5 milhões de clientes no Brasil, mantendo a liderança com market share de 30,14 por cento.

Em seguida aparece a Claro, da mexicana América Móvil, com 46 milhões de clientes, ou 25,47 por cento do mercado.

A TIM Participações tinha no final do mês passado 42,9 milhões de clientes, ou 23,72 por cento. A Oi estava com 36,7 milhões de clientes, ou 20,30 por cento de participação de mercado.

Na comparação com março, Vivo, Claro e TIM ganharam mercado, com destaque para a última, enquanto Oi perdeu.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier; Reportagem adicional de Cesar Bianconi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário