quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mercado celular do Brasil adiciona 23 milhões de linhas em 2009

Mercado celular do Brasil adiciona 23 milhões de linhas em 2009
terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SÃO PAULO (Reuters) - O ano passado teve adição de 23,3 milhões de linhas à base de usuários de celular no Brasil, no segundo melhor desempenho do setor desde as 29,7 milhões de 2008, informou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta terça-feira.
O saldo fechado foi catapultado pela soma de 4,2 milhões de novas linhas em dezembro, no melhor desempenho mensal de 2009 superando as 2,9 milhões de maio.
Além disso, a performance da distribuição de linhas móveis no país no mês passado marcou o terceiro melhor dezembro da série histórica, depois das 4,67 milhões de dezembro de 2007 e das 4,4 milhões do último mês de 2004, informou a Anatel.
Ao todo, o Brasil encerrou 2009 com uma base de 173,96 milhões de linhas celulares, uma expansão de 15,5 por cento sobre as 150,6 milhões de 2008. Com isso, o Brasil aproxima-se da condição de 1 celular para cada habitante, com um índice de 0,9 aparelho.
A Vivo, dos grupos Portugal Telecom e Telefónica, fechou 2009 na liderança do mercado, com uma participação de 29,75 por cento, equivalente a 51,74 milhões de clientes. Em 2008, a fatia da empresa era de 29,83 por cento e a base de usuários estava em 44,945 milhões.
A Claro, do grupo América Móvel, ficou na segunda posição, com fatia de 25,52 por cento e 44,4 milhões de usuários. Em seguida aparecem a TIM, do grupo Telecom Italia, com 23,63 por cento e 41,11 milhões de clientes, e a Oi, com fatia de 20,73 por cento e 36 milhões de assinantes.
(Por Alberto Alerigi Jr.)

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