quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Apple anuncia iPad e aposta em novo sucesso



Presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentou o tablet "iPad", em estratégia de tentar estabelecer nova categoria de aparelho sem fio para games, vídeos e todos os tipos de mídia.
REUTERS/Kimberly White


Apple anuncia iPad e aposta em novo sucesso
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


Por Gabriel Madway e Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, anunciou o lançamento do iPad nesta quarta-feira, buscando definir uma nova categoria de aparelhos sem fio para ocupar a lacuna entre o celular inteligente e o laptop.
Jobs, que retornou à direção da empresa no ano passado após um transplante de fígado, apresentou o aparelho com tela de 9,7 polegadas sensível a toque. O tablet --uma prancheta eletrônica-- executará vídeos, games e todos os outros tipos de mídia.
O iPad será vendido nos Estados Unidos a partir de 499 dólares, na versão de 16 GB. Um valor extra de 130 dólares é necessário para ter o aparelho equipado com conexão sem fio de terceira geração. A Apple anunciou um plano de transmissão de dados com a operadora AT&T.
"O que ocupava metade da sua sala agora pode ser colocado em uma sacola", disse o analista Ned May, da NPD. "Eles estão agregando uma série de necessidades do universo do entretenimento em um único aparelho."
As ações da Apple subiam pouco menos de 1 por cento às 18h26 (horário de Brasília). Logo após o anúncio do lançamento do iPad os papéis caíram, mas reagiram quando Jobs detalhou os preços do aparelho.
A Apple espera vender o produto a consumidores no valor de um computador de mão, depois que numerosas companhias de tecnologia falharam nessa tarefa nos últimos anos.
O iPad é o maior lançamento da Apple desde o iPhone, lançado há três anos, e rivaliza com o smartphone como o invento mais esperado da história da Apple.
Após meses de fervorosas especulações na Internet e entre investidores, Jobs subiu ao palco de um teatro lotado em San Francisco e, com seu famoso jeito de showman, começou a detalhar as funcionalidades básicas do aparelho.
O iPad possui uma tela do tamanho de um teclado real e suporta navegadores da Web. Ele vem ainda com um calendário interno e uma agenda, afirmou Jobs.
Entusiastas da tecnologia esperavam ver um dispositivo eletrônico liso, colorido e de 10 polegadas, com uma tela sensível a toque e conectividade sem fio, desenhado para suportar todos os tipos de mídia --de vídeos a jogos, livros eletrônicos e jornais.
Apesar dos rumores que cercavam o lançamento e o tratamento de ouro de consumidores em relação a produtos eletrônicos da Apple, o tablet não é necessariamente um produto fácil de vender, segundo analistas.
O apetite do consumidor por um aparelho que esteja em algum lugar entre um celular inteligente e um laptop ainda precisa ser provado, embora muitos inventos --como o leitor digital Kindle, da Amazon.com-- disputem o mercado.
A Apple vinha mantendo muito segredo sobre seu tablet. Por isso, o mercado fazia muita especulação acerca do aparelho.
As previsões de analistas sobre o potencial de vendas do tablet da Apple variam bastante, com muitos acreditando que a empresa conseguirá comercializa de 2 milhões a 5 milhões de unidades no primeiro ano do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário