terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Investidor busca sinais de recuperação do mercado de celulares

Investidor busca sinais de recuperação do mercado de celulares
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Por Tarmo Virki e So-Eui Rhee
HELSINQUE/SEUL (Reuters) - Investidores devem ficar atentos aos comentários de fabricantes de aparelhos celulares sobre a força da recuperação da demanda no setor, quando as empresas divulgarem seu resultados trimestrais nesta e na próxima semana.
O setor de aparelhos celulares sofreu bastante com a recessão global em 2009, diante de consumidores em quase todo o mundo cortando seus gastos com eletrônicos. Contudo, a demanda por novos telefones móveis voltou a subir no último trimestre com a melhora de muitas economias.
"Será o primeiro trimestre de crescimento desde o terceiro trimestre de 2008, e deve marcar o fim da recessão global de celulares", disse o analista Neil Mawston, da Atrategy Analytics.
Analistas esperam, em média, que o mercado de aparelhos celulares cresça 9,3 por cento em 2010, segundo pesquisa da Reuters.
A Nokia, maior fabricante de aparelhos móveis do mundo, previu, no mês passado, que o volume de vendas em todo o mercado avance ao redor de 10 por cento em 2010.
"A demanda continuou sua recuperação no quarto trimestre, mas ainda é um mercado extremamente difícil, e o abismo entre ganhadores e perdedores continua crescendo", disse Geoff Blaber, da CCS Insight.
A HTC, quarta maior fabricante de smartphones, divulgou no início de janeiro que teve um resultado trimestral pior que o esperado, devido à crescente concorrência e aos preços cada vez menores de celulares inteligentes.
As outras grandes fabricantes de celulares irão divulgar seus balanços relativos ao quarto trimestre nos próximos dias --começando pela Sony Ericsson, em 22 de janeiro. A Apple divulgará seus resultados no dia 25, a LG Electronics no dia 27, Nokia e Motorola no dia 28, e Samsung no dia 29.
(Reportagem adicional de Simon Johnson em Estocolmo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário