quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quatro fabricantes de celulares apoiam software de operadoras

Quatro fabricantes de celulares apoiam software de operadoras
quarta-feira, 21 de outubro de 2009 13:40

Por Tarmo Virki
HELSINQUE (Reuters) - Quatro grandes fabricantes de celulares, entre as quais a Research in Motion, que produz o BlackBerry, apoiarão uma tecnologia defendida pelas operadoras de tecnologia móvel que permite que aplicativos funcionem com diferentes sistemas operacionais.
O Joint Innovation Lab (JIL), um projeto conjunto das operadoras, anunciou na quarta-feira que celulares da LG Electronics, RIM, Samsung Electronics e Sharp poderão operar com o seu middleware a partir do começo de 2010.
O middleware permite que aplicativos para celulares como jogos e widgets de notícias funcionem com qualquer sistema operacional. A multiplicidade de sistemas operacionais é um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do mercado de software para celulares.
A iniciativa permitirá que os fabricantes de celulares tenham melhor acesso a mais de um bilhão de clientes dos membros da JIL --China Mobile, Softbank, Verizon Wireless e Vodafone--, na África, Ásia, Europa e América do Norte.
O foco no mercado de celulares vem mudando cada vez mais para o software e serviços, depois do grande sucesso que a loja online de aplicativos da Apple conquistou.
O JIL afirmou que a ampla gama de celulares envolvidos permitirá que os programadores criem aplicativos que poderão ser lançados para os clientes de todas as companhias integradas.
"Os clientes se beneficiarão da disponibilidade de ampla gama de aplicativos úteis e inovadores para celulares entre os quais escolher," afirmou o JIL.
O middleware desenvolvido pela organização trabalha com diversos celulares inteligentes, bem como com celulares de baixo e médio preço acionados por diferentes sistemas operacionais.
China Mobile e Vodafone já estão oferecendo serviços construídos com base nesse middleware, enquanto Verizon e Softbank devem fazê-lo no ano que vem.
Os serviços --como o Vodafone 360, que permite que os usuários armazenem seus contatos de redes sociais e conduz sincronização automática com o computador do usuário-- são rivais diretos da App Store, da Apple, e do serviço Ovi, da Nokia.
A China Mobile informou à Reuters no começo deste mês que vê forte atividade entre os criadores de software.

Nenhum comentário:

Postar um comentário