quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Google renova Gmail para concorrer com Facebook e Twitter



O cofundador do Google, Sergey Brin, apresenta o Buzz em evento na Califórnia.
REUTERS/Robert Galbraith


Google renova Gmail para concorrer com Facebook e Twitter
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010


Por Alexei Oreskovic
MOUNTAIN VIEW, Califórnia (Reuters) - O Google anunciou novas ferramentas de rede social em seu popular serviço de email, Gmail, como parte da estratégia do maior site de buscas do mundo para se defender da concorrência de grandes sites como Facebook e Twitter.
O Google apresentou seu novo produto nesta terça-feira, o Google Buzz, que permite o rápido compartilhamento de mensagens, links e fotos entre usuários diretamente pelo Gmail.
A empresa anunciou ainda uma leva de novos produtos para adaptar essas novas ferramentas de rede social a aparelhos móveis, como smartphones com o sistema operacional do Google, Android.
A nova tecnologia social do Google imita algumas das principais ferramentas de redes sociais populares como Twitter e Facebook, que vêm cada vez mais roubando do Google o tempo do usuário online.
O Gmail é o terceiro serviço de email na Web mais usado no mundo, com 176,5 milhões de visitas em dezembro, segundo o centro de estudos comScore. O Windows Live Hotmail, da Microsoft e o Yahoo Mail, do Yahoo, ficaram em primeiro e segundo lugar, com 369,2 milhões e 303,7 milhões de visitas, respectivamente.
Além das ferramentas do Buzz para o Gmail, o Google também afirmou que irá lançar um aplicativo especial do Buzz para celulares, e irá incluir a tecnologia às versões móveis de seu site e seu serviço de mapas.
O Google já tentou entrar na onda das redes sociais com o Orkut, mas, embora a rede social seja forte em países como o Brasil, o site não atraiu tantos usuários nos Estados Unidos quanto o Facebook ou o MySpace.
Ao criar uma rede social sobre a base de seu serviço de email, o Google segue o mesmo caminho trilhado pelo Yahoo, que tomou uma medida semelhante.
(Reportagem adicional de Ian Sherr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário