sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

eBay pressiona UE para reavaliar restrições a vendas na Web

eBay pressiona UE para reavaliar restrições a vendas na Web
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) - O site de leilões eBay pediu às agências reguladoras europeias que desistam da exigência de que varejistas online tenham lojas físicas, advertindo que a medida pode prejudicar pequenas empresas, aumentar os preços e reprimir o setor de comércio online.
De acordo com uma proposta de regulamentação da Comissão Europeia, à qual a Reuters teve acesso, fornecedores podem exigir que distribuidores tenham uma loja física antes de poderem vender seus produtos na Internet.
As regras propostas substituiriam a atual regulamentação, que isenta empresas das rigorosas regras antitruste da União Europeia, que vencem no final de maio, em algumas circunstâncias.
A exigência de uma loja física para essas empresas prejudicaria o crescimento do comércio online da Europa na próxima década, bem no momento em que esta se encontra em sua "adolescência", disse o vice-presidente do eBay, Tod Cohen, a jornalistas.
"A direção geral do texto é muito positiva para o setor. (Mas) essa exigência de loja física não é consistente", disse ele, afirmando que a restrição beneficiaria grandes varejistas às custas de pequenas empresas.
Já as donas das marcas --geralmente de luxo-- afirmam que a medida é necessária para acabar com concorrentes que se beneficiam de suas promoções, transferindo seu estoque para a Web usando os produtos e serviços da marca como publicidade.
Já que esses comerciantes não têm gastos com uma loja física, eles podem frequentemente oferecer produtos de marca na Internet com descontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário