segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Resultado da fabricante do BlackBerry desaponta investidores

TORONTO (Reuters) - A RIM, fabricante do BlackBerry, divulgou na noite de quinta-feira queda no lucro trimestral e forneceu expectativas abaixo das previsões de analistas, derrubando as ações da empresa.
A RIM teve queda de 3,5 por cento no lucro líquido do último trimestre e adicionou apenas 3,8 milhões de novos clientes, na faixa mais baixa das estimativas da própria companhia apresentadas em junho.
Isso sugere que a recessão e a competição de empresas como Palm e Apple, a última fabricante do popular iPhone, estão pesando sobre o crescimento da RIM.
Excluindo o pagamento de 112,8 milhões de dólares para por fim a uma disputa por patentes, a RIM teve lucro de 1,03 dólar por ação no último trimestre, comparado a uma previsão de 1 dólar por ação de analistas, de acordo com a Reuters Estimates.
A receita trimestral cresceu para 3,53 bilhões de dólares, ante 2,58 bilhões de dólares um ano antes, mas abaixo do consenso de 3,63 bilhões de dólares.
Com os novos clientes, a RIM tem agora um total de 32 milhões de usuários de seus aparelhos. A empresa vendeu 8,3 milhões de aparelhos BlackBerry no trimestre.
Para o atual trimestre fiscal, que termina em 28 de novembro, a RIM antevê receita de 3,6 bilhões a 3,85 bilhões, e lucro entre 1 e 1,08 dólar por ação.
Antes de a companhia informar suas projeções, analistas estimavam que a empresa teria lucro de 1,05 dólar por ação e receita de 3,9 bilhões de dólares no atual trimestre.
As ações da RIM na Bolsa de Valores de Nova York despencavam 16 por cento às 13h23 (de Brasília), a 69,71 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário