sábado, 4 de junho de 2011

RIM perde mais mercado para Apple e Google nos EUA

TORONTO (Reuters) - A Research In Motion perdeu mais market share para a Apple e para o Google no competitivo mercado de smartphones dos Estados Unidos, mostrou um relatório, e duas corretoras cortaram seus preços-alvo para a fabricante do BlackBerry com preocupações de que ela não possa mais acompanhar o ritmo do setor.

Enquanto a participação de mercado da plataforma Android, do Google, saltou para 36,4 por cento e a fatia do iPhone da Apple avançou para 26 por cento, o market share da RIM caiu de 30,4 por cento no trimestre anterior para 25,7 por cento, segundo relatório da comScore. Os dados fizeram a RIM cair da segunda para a terceira posição no setor.

O esforço da fabricante canadense para se manter na competição não deve ficar mais fácil. Espera-se que o serviço iCloud, da Apple, vá prejudicar a RIM, afirmou o analista Shaw Wu, da Sterne Agee, em nota.

A UBS cortou seu preço-alvo para a ação da empresa citando temores quanto ao aumento da competição e a incerteza sobre a afinação do lançamento dos produtos da RIM com o momento do mercado.

A Sterne Agee, outra corretora a cortar seu preço-alvo para os papéis da companhia, disse que o lançamento do iCloud pode resultar em alguns danos colaterais para a RIM.

A ação da RIM perdeu mais de 40 por cento de seu valor desde uma máxima pouco acima de 70 dólares em fevereiro. Elas caíam 3,37 por cento às 17h28, a 38,15 dólares, pela primeira vez abaixo de 40 dólares desde março de 2009.

(Reportagem de Alastair Sharp em Toronto e Siddharth Cavale em Bangalore)


Nenhum comentário:

Postar um comentário