terça-feira, 15 de março de 2011

Preço de memórias começa a subir devido ao terremoto no Japão

Em apenas um dia, valor das memórias NAND aumentaram em 20%. Fábricas da Toshiba e da SanDisk foram muito prejudicadas. Samsung ainda não se pronunciou.

Os preços de pentes de memória DRAM e NAND aumentaram consideravelmente na segunda-feira (14/03). O mercado está temeroso quanto aos prejuízos na fabricação dos componentes, devido ao terremoto e ao tsunami que abalaram o Japão e paralisaram muitas empresas do setor.

O valor das memórias DRAM subiu 7,56% em apenas um dia – já que 13,7% delas são fabricadas no país oriental – enquanto que as memórias NAND tiveram elevação de 20,48% – o Japão é responsável por 35,7% da produção mundial, de acordo com DRAMXchange.

A Shin-Etsu Semiconductor – principal fornecedora de placa de silício para Toshiba e Elipida – e a SUMCO, por exemplo, interromperam suas atividades devido aos danos causados em equipamentos e às quedas de energia. A Toshiba também sofreu prejuízos, mas ainda está analisando a dimensão dos problemas.

“Devido à proximidade ao epicentro de tremor, a produção na província de Iwata foi severamente prejudicada. Na área de Kansai os danos foram menores”, ressaltou a DRAMeXchange.

O instituto TrendForce destacou os problemas com as usinas nucleares no Japão. “As residências próximas da usina Fukushima 1 foram evacuadas. Além disso, as unidades 1 e 3 da planta foram infundidas com cloreto de bário, o que as inutilizou completamente”.

Na última sexta-feira (11/03), a empresa de pesquisa iSuppli expressou sua preocupação com a fabricação de placas de silício, muito prejudicada devidos aos desastres naturais.

A Samsung – maior fabricante de memórias NAND – e a Hynix pararam de fornecer informações sobre os preços cobrados. Mesmo na China os valores subiram, já que as empresas do país precisarão produzir mais do que estão acostumadas.

As fábricas da Toshiba e da SanDisk, duas das maiores produtoras – terceira e quarta, respectivamente – ficam a 290 quilômetros do epicentro do terremoto e, portanto, estão em situação delicada. Segundo comunicado oficial da SanDisk, a produção está parada temporariamente, mas nenhum funcionário foi ferido.

(Lucas Mearian)

Nenhum comentário:

Postar um comentário