segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Folha lança novo aplicativo para iPad

Eduardo Anizelli/Folhapress

DE SÃO PAULO

A Folha lança hoje seu novo aplicativo para iPad. Com ele, o internauta poderá acompanhar na íntegra as notícias do jornal impresso, assim como as últimas notícias da Folha.com, atualizadas 24h por dia. O programa já pode ser baixado no iTunes App Store (pelo aparelho ou no endereço http://www.folha.com.br/103233). Inicialmente, durante período de "degustação", o conteúdo será gratuito.

O aplicativo foi concebido exclusivamente para navegação no tablet da Apple, que ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Permite de forma simples e intuitiva ler as notícias por editoria ou as mais recentes da Folha.com. Desde 22 de maio, a Folha disponibiliza no iPad sua edição completa em fac símile, com acesso pelo navegador Safari, no endereço edicaodigital.folha.com.br.

Aplicativo da Folha permite acompanhar as notícias do jornal impresso, assim como as últimas da Folha.com

Com desenho do editor de arte da equipe de novas mídias da Folha.com, Marcelo Katsuki, o programa foi concebido para criar uma experiência de leitura única, adequando o conteúdo do jornal impresso e da Folha.com para o aparelho. Uma equipe especializada de jornalistas cuidará da edição diária, exclusiva para o iPad, a partir do conteúdo do jornal impresso, disponibilizado na íntegra, com leitura em texto ou fac símile, exatamente como foi publicado no papel.
A edição será atualizada ao longo do dia, sempre que necessário. Com isso, o leitor do jornal poderá acompanhar em um único lugar o noticiário publicado, suas atualizações e também as últimas notícias da Folha.com.

O software traz ainda a Rádio Folha, que tem cinco programações musicais, intercaladas com boletins noticiosos produzidos pelos jornalistas e colunistas da Folha. O usuário pode ouvir música ao mesmo tempo em que lê as notícias.

Uma galeria reúne as fotos publicadas no jornal, além de material adicional. O aplicativo está preparado para exibir vídeos da Folha em formato compatível com a linguagem do iPad. Os dispositivos fabricados pela Apple não permitem a exibição de vídeo em formato Flash, comum na internet. O programa foi desenvolvido em parceria entre a equipe da Novas Mídias da Folha e a Digital Pages.

Segundo pesquisa da empresa Strategy Analytics, de julho, a Apple controla com seu iPad 95% do mercado de computadores tablet nos EUA. O aparelho da Apple foi anunciado em janeiro, começou a ser comercializado em abril e já vendeu mais de 7,5 milhões de unidades nos EUA. No Brasil, as vendas, ainda não anunciadas oficialmente, devem se iniciar em breve.

Na última quarta-feira, a Folha lançou seu aplicativo para o sistema Android 2.2 (froyo).
É o primeiro jornal a ter ferramenta desenvolvida exclusivamente para esse sistema operacional. Com isso, o jornal também está presente no Galaxy Tab, da Samsung, tablet concorrente do iPad que começou a ser vendido ontem pelas operadoras TIM, Claro e Vivo.
O conteúdo da Folha também está disponível em aplicativo para iPhone e iPod e em uma página exclusiva editada na maior rede social do mundo, o Facebook, no endereço www.facebook.com/folhadesp.

"O sucesso das aplicações para novas mídias depende de dois fatores: um programa com navegação simples e uma edição especial, que respeite as características do meio. Ao final, o papel do editor é o que vai tornar o conteúdo especial", diz Ana Lucia Busch, 44, diretora-executiva da Folha.com, responsável pelo grupo de desenvolvimento de novas mídias.
Folha de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário