sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HTML5 já permite fazer buscas por voz e mover objetos em tela de PC

HTML5 já permite fazer buscas por voz e mover objetos em tela de PC

'Google Developer Day' reúne mais de 1,2 mil pessoas em São Paulo.
Evento apresenta as últimas novidades para os profissionais de tecnologia.

Do G1, em São Paulo


O Google apresentou nesta sexta-feira (29) em São Paulo, durante o evento "Google Developer Day", os avanços do HTML5 nos navegadores usados em desktops. Segundo a companhia, algumas funções existentes hoje eram impossíveis há um ano. Entre as novas características mostradas no evento está a possibilidade de integrar componentes do computador com o browser, além de que a tecnologia permite um suporte gráfico maior.

Como exemplo, a empresa mostrou uma busca sendo realizada por voz. Assim como já funciona em celulares, o usuário pode pesquisar um termo apenas pela voz. O browser converte o som em texto e o busca na internet. O internauta pode, também, mover objetos na tela do desktop, ao virar o computador para o lado, por exemplo.

Google Developer DayGoogle apresentou as últimas novidades para desenvolvedores em evento em SP. (Foto: Laura Brentano/G1)

"Hoje, temos cinco navegadores importantes que estão buscando inovações ao HTML5", disse Ernesto Delgado, engenheiro de programas do Google. Conforme a empresa, o mercado de celulares impulsionou os computadores a adotarem o HTML5.

A última versão do HTML havia sido atualizada apenas em 1997. Por isso, o Google acredita que os internautas hoje em dia procuram novas funções em seus navegadores.

"O navegador está se tornando uma plataforma inovadora", completou Delgado. Além disso, a empresa disse que o HTML5 também mudará a forma que as aplicações são criadas.

Durante o evento, o Google também falou sobre a loja de aplicativos do Chrome, que deve chegar ainda este ano. No portal serão vendidos aplicativos para a web, assim como já existe a loja para os celulares com Android. Segundo a empresa, o navegador do Google já tem 70 milhões de usuários no mundo, e o Brasil é o segundo país que mais utiliza o browser.

Google vê enorme oportunidade na América Latina

Por Pascal Fletcher

MIAMI, Estados Unidos (Reuters) - O Google está procurando parcerias com fabricantes de computadores e operadoras de telefonia da América Latina para aproveitar o que vê como "enorme" oportunidade de crescimento na condução de empresas da região à Internet, afirmou à Reuters o diretor executivo da companhia para a região, Alexandre Hohagen.

Com índice de penetração de Internet ainda relativamente baixo na América Latina e Caribe, de cerca de 30 a 35 por cento, a região é o mercado regional de mais rápido crescimento para o principal serviço de buscas do planeta.

A iniciativa, chamada de Conecta, oferecerá um ponto único em que as empresas poderão obter ferramentas para se conectar na Internet, incluindo construção de site de comércio eletrônico.

"Ainda estamos negociando, discutindo com alguns parceiros, em toda a América Latina, empresas como HP ou Dell, ou Positivo. Todas podem ser parceiras interessantes", disse Hohagen.

O Conecta será oferecido no Brasil e outros países latino-americanos e será parecido com uma iniciativa do Google este ano com o grupo BT e outros parceiros do Reino Unido.

"É como por tudo num pacote e colocar nas pequenas empresas", acrescentou o executivo sobre a iniciativa que o Google espera lançar na América Latina no primeiro trimestre de 2011.

O executivo disse que aproximadamente 8 milhões de pequenas e médias empresas latino-americanas ainda não estão conectadas à Internet e que o Google deseja explorar esse potencial de conexões corporativas e faturamento com publicidade online.

"Queremos associações com fabricantes de computadores pessoais e empresas de telecomunicações, para oferecer conexões a computadores e produtos destinados a pequenas e médias empresas na América Latina", disse.

"No ano passado, crescemos em quase 80 por cento na América Latina, e este ano vamos crescer bem perto de 80 por cento, uma vez mais", disse o executivo, em entrevista em Miami.
O Brasil continua a ser o principal mercado regional do Google, seguido por Argentina e México, mas a empresa está respondendo também ao rápido crescimento na Colômbia, Chile e Peru, e abriu escritórios nesses países.

O Google também planeja abrir escritórios novos no Panamá, a fim de cobrir a América Central, e em Porto Rico, para o Caribe.

Segundo o executivo, 200 milhões dos 600 milhões de habitantes da América Latina estão conectados à Internet. "Estou instalado em uma região com 400 milhões de potenciais clientes, e apenas dois idiomas (português e espanhol)", disse Hohagen. "A oportunidade é enorme", acrescentou.

Hohagen afirmou que o Google domina o mercado regional de buscas via Internet com participação de 88 por cento, ante os 57 a 60 por cento que atinge em outras regiões do mundo.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Seminário sobre redes sociais mostra experiências

Seminário sobre redes sociais mostra experiências

A Bites eventos vai reunir executivos e diretores das áreas de marketing, atendimento, relacionamento com clientes, comunicação e departamento jurídico das 500 maiores empresas do país para discutir as boas práticas corporativas nas redes sociais. O evento será no dia 26 de outubro, no Centro Britânico, em São Paulo.

A coordenadora de mídias sociais da Secretaria de Comunicação do Senado, Claudia Tavares, explicará como a instituição gerencia crises no mundo digital e como projetos de grande interesse da sociedade podem ganhar mais visibilidade graças às novas mídias. "Acabamos de concluir o nosso planejamento estratégico de comunicação para os próximos oito anos e a web 2.0 é uma vertical fundamental na nossa estratégia de falar mais e melhor com os cidadãos", afirma Claudia.

Regina Pitoscia, diretora de comunicação do Carrefour Brasil, mostrará como a empresa administra a necessidade de presença na mídia clássica com o avanço das redes sociais. E a gerente de comunicação da Sky Brasil, Patrícia Abreu, vai falar sobre como fazer o atendimento de clientes utilizando esse novo canal de comunicação.

Serviço

Seminário As Boas Práticas Corporativas nas Redes Sociais
Data: 26 de outubro de 2010
Horário: 8h às 12h
Público-alvo: diretores de marketing, atendimento, relacionamento com clientes, comunicação das 500 maiores empresas do País.
Local: Centro Brasileiro Britânico, Pinheiros
Inscrições: eventos@bites.com.br.


Fonte: Consultor Jurídico