quarta-feira, 31 de março de 2010

Ascensão meteórica do Twitter incomoda Chávez


ENRIQUE ANDRES PRETEL
da Reuters, em Caracas

Um juiz encarcerado informa aos seus seguidores no Twitter sobre a prisão. Enquanto isso, o diretor de uma emissora de TV de oposição usa o Twitter para denunciar uma conspiração com o objetivo de derrubá-lo.

Os oponentes do presidente venezuelano Hugo Chávez aderiram ao Twitter e a outros sites de redes sociais, abrindo uma nova frente na campanha de uma década contra o presidente que se declara socialista revolucionário e é acusado por eles de silenciar a mídia e de cercear liberdade de expressão.

Reuters
Oponentes do presidente venezuelano Hugo Chávez aderiram ao Twitter e a outros sites de redes sociais, que o criticam nesses canais
Oponentes do presidente venezuelano Hugo Chávez aderiram ao Twitter e a outros sites sociais, que o criticam nesses canais

O fechamento de uma popular rede privada de TV deflagrou manifestações de rua convocadas por mensagens com #freevenezuela, que se tornaram o quarto item na lista mundial de tendências do Twitter, em fevereiro.

O site de microblogs vem registrando crescimento explosivo na Venezuela, com mais de 200 mil contas ativas. Com crescimento de mais de 1.000% em 2009, a Venezuela agora registra um dos maiores índices per capita de uso do Twitter na América Latina.

A ascensão vertiginosa do Twitter incomodou Chávez e ele está contra-atacando.

"A internet é uma trincheira de batalha porque está trazendo uma corrente de conspiração", disse Chávez no começo do mês.

"A internet não pode ser livre", disse ele, ainda que dias mais tarde negasse alegações de que seu governo planejava censurar a web, apontando para o fato de que o uso da internet havia se expandido dramaticamente entre os venezuelanos em seus 11 anos de governo.

Ainda assim, seus detratores afirmam que um plano de canalizar todo o tráfego de internet pela estatal de telecomunicações é um forte sinal das intenções de Chávez de silenciar a dissidência on-line.

Frustrada pela onipresença do presidente na mídia tradicional, na qual Chávez muitas vezes aplica uma lei que força estações de rádio e TV a transmitir seus longos discursos, a oposição vê os sites de redes sociais como meio de escapar às restrições impostas pelo presidente populista.

"O Twitter está mudando a maneira pela qual usuários se comunicam e organizam, e lhes dá novos poderes e capacidade de difusão de informações", disse Luis Carlos Diaz, especialista em tecnologia do Centro de Investigação e Ação Social.

Twitter ganha página inicial de conteúdo mais dinâmico

da Folha Online

Atualizado às 16h55.

O microblog Twitter mudou a aparência de sua página inicial. A empresa anunciou em seu blog que está testando nesta terça-feira (30) uma maneira de trazer um melhor fluxo de informação logo de entrada.

Há sugestões de perfis de usuários a seguir, além de novas mensagens publicadas por usuários em destaque, sempre sendo renovadas.


Reprodução
Nova homepage do Twitter, com um fluxo de mensagens dos usuários em destaque, além de indicações de perfis
Nova homepage do Twitter, com um fluxo de mensagens dos usuários em destaque, além de indicações de perfis

De acordo com o Twitter, isso faz parte de uma série de mudanças que começaram em 2009, quando buscou-se fazer com que a pesquisa (search.twitter.com) e os dez tópicos mais frequentes ficassem mais visíveis.

"Com o novo design, estamos intencionalmente mostrando mais conteúdo dinâmico na página inicial, revelando uma amostra de quem está aqui, sobre o que as pessoas estão 'tuítando'", descreve a empresa.

O blog da Folha Circuito Integrado notou a mudança em testes, pouco antes da oficialização no blog do Twitter.

Destaque rolante

Na homepage do Twitter agora há um conjunto de mensagens que os usuários publicaram selecionadas via um algoritmo. Aparecem novas a cada poucos segundos.

Os critérios para a seleção das mensagens em destaque não são divulgadas, mas percebe-se que não há mensagens sem conteúdo, ou apenas com repasses de links.

Aparecem mensagens de personalidades como o físico Deepak Chopra, do cineasta famoso por filmes de zumbis George Romero, mas também de um perfil sobre frases de amor.

Na lateral esquerda, agora há também um conjunto aleatório de usuários sugeridos para seguir. Ao se passar o mouse sobre os ícones dos perfis, há detalhes, como o nome, endereço e último "tweet" publicado.

Entre os sugeridos hoje, estão o de Sarah Brown, primeira-dama do Reino Unido; do videogame Playstation, da Sony; da Pixar, comprada pela Disney e de departamentos sobre Aids do governo dos EUA.

Os assuntos mais comentados agora correm pela parte superior do site, incluindo-se uma explicação sobre o motivo de o tópico ser popular, quando o usuário passa o mouse sobre o item.

Criador do iPod e do iPhone deixa Apple

da Folha Online

O executivo Tony Fadell, um dos criadores do iPod e do iPhone, está deixando a empresa depois de nove anos de trabalho na Apple, segundo informou o blog do jornal "The New York Times" da segunda-feira (29).

A saída foi anunciada ontem à noite --mas foi gradual. Em 2008, ele já saíra do cargo de vice-presidente sênior da divisão de iPods, mas permaneceu na Apple como conselheiro especial de Steve Jobs.


Tony Fadell, um dos criadores do iPod e do iPhone, está deixando a empresa depois de nove anos
Tony Fadell, criadore do iPod e do iPhone, está deixando a empresa depois de anos

Apple deve trazer novo modelo de propaganda para o iPad
Após "iPobre" e HiPhone, chineses lançam SpeedPad
Análise: "iPhone de Itu" manda Apple de volta a 1989

Fadell teve papel fundamental na reorganização da Apple em 2001, ano em que entrou na companhia. Trabalhou, inicialmente, com o então vice-presidente sênior Jon Rubinstein, que agora é executivo-chefe da Palm.

Depois, foi transferido para a chefia da divisão de iPods, em 2006.

Fadell recusou comentar a saída da Apple, mas informou que, a partir de agora, vai prestar consultoria para empresas em relação a tecnologias verdes.

"Meu foco principal será ajudar o ambiente, trabalhando com consumo verde em empresas de alta tecnologia", disse ele. "Estou determinado a dizer aos meus filhos e netos histórias incríveis além dos meus queridos iPod e iPhone."

Fabricante anuncia lançamento de netbook "verde" no Brasil

da Folha Online

A Sony anunciou a venda de um netbook dentro de padrões ambientalmente corretos no Brasil, nesta terça-feira (30).

Em nota, a companhia informa que o Vaio W Eco tem 80% das peças plásticas feitas com material reciclado, a partir de CDs e DVDs descartados. Essas mídias passam por um processo industrial, onde são trituradas e lavadas, para serem integradas ao material virgem.

Divulgação
Sony anunciou a venda de um netbook dentro de padrões ambientalmente corretos no Brasil nesta terça-feira
Sony anunciou a venda de um netbook dentro de padrões ambientalmente corretos no Brasil nesta terça-feira (30)

Além disso, o produto possui manual de instruções eletrônico, o que resulta em uma redução de 70% no uso de papel.

Em vez da tradicional caixa de papelão, a embalagem do produto foi substituída por uma moderna bolsa de transporte, feita com tecido produzido a partir da reciclagem de garrafas PET.

A substituição da caixa de papelão, além de reduzir o uso de papel e plástico, otimiza o transporte do produto e consequentemente reduz a emissão de CO2 proveniente dos veículos que realizam as entregas dos equipamentos.

O produto está disponível na cor branca, tem tela de 10,1 polegadas, memória de 2 Gbytes e disco rígido de 320 Gbytes.

O sistema operacional disponível é o Windows 7 Starter Edition, tem Bluetooth e Wi-Fi integrados, com bateria de até 3,5 horas de duração. O modelo faz parte da série W, a primeira linha de netbooks da marca no Brasil. Pesa 1,19 kg.

O preço sugerido é R$ 2.099,00. O produto pode ser comprado em varejistas de eletrônicos no Brasil.

Folha on Line

Romênia vira a 2ª maior base de ataques contra computadores

da Efe, em Bucareste

A Romênia, depois da China, é o país do qual mais ataques são lançados contra computadores, segundo um estudo da multinacional de segurança em informática Symantec publicado pelo jornal "Tunante" na segunda-feira (28).

Até 21% das tentativas de obtenção de dados de outros computadores têm sua origem na Romênia.

Os piratas virtuais romenos, que concentram a maioria de seus esforços em fraudes comerciais, puseram o país à frente de Reino Unido, Estados Unidos e Taiwan, considerados potências no setor informático, no ranking da pirataria virtual.

Os piratas da Romênia têm fama de estarem entre os melhores do mundo, devido ao grande número de especialistas no país.

Na Romênia, a cidade de Timisoara é considerada o "Vale do Silício" do Leste europeu, dadas as várias companhias de desenvolvimento de softwares que se instalaram nela.

Muitas empresas foram atraídas pela boa formação dos profissionais e pelos baixos salários, já que a Romênia é, junto com Bulgária, o país com os salários mais baixos da União Europeia (UE).

Folha on Line

Jornalistas relatam invasão a contas de e-mail do Yahoo! na China

da Folha Online

Atualizado às 18h12.

Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça-feira (30).

Pelo menos três jornalistas e um analista não conseguiram acessar ou tiveram problemas com suas contas nas últimas semanas. Ao tentar entrar no sistema do Yahoo!, eles reportaram que havia uma mensagem dizendo "Nós detectamos um problema com a sua conta", o que os fez entrar em contato com o Yahoo!.

Brendan McDermid -25.jan.10/Reuters
Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça
Contas de e-mail do Yahoo! pertencentes a jornalistas foram aparentemente invadidas, segundo relatos divulgados nesta terça

Técnicos da empresa disseram que um dos quatro teve sua conta invadida (e, posteriormente, restaurada). Não ficou claro, contudo, se os outros casos estão relacionados a ataques virtuais.

Também não está claro qual a origem exata dos problemas com as contas de e-mail do Yahoo!. Todas as quatro pessoas afetadas trabalham com enfoque no país asiático e assuntos correlatos.

Eles disseram que ouviram outros colegas informando problemas similares --o que inclui o caso de um jornalista que teria perdido o acesso à sua conta no Yahoo! durante o todo o mês de janeiro.

O analista do "The Western" disse que não conseguiu acessar sua conta por quatro ou cinco dias, até falar com um representante do Yahoo! na segunda-feira, que justificou a falha devido a questões de segurança para, então, restabelecer o acesso.

"Eles disseram que alguém invadiu meus detalhes de registro", informou o analista, que não quis se identificar, por causa da natureza delicada da questão. O analista também foi alertado sobre o fato de que os piratas poderiam ter acessado sua caixa de mensagens.

Já o correspondente dos jornais "The Independent" e "Irish Times" na China, Clifford Coonan, afirmou que recebeu a notícia de "problema com sua conta" quando ele tentou log-in no e-mail hoje. Outra repórter disse que recebeu repetidas mensagens de erro do Yahoo! no mês passado.

Coonan perguntava se ele era apenas parte de um amplo ataque contra contas de e-mail do Yahoo!, ou se seu caso era um ataque específico.

"Eu tinha interesse em saber se alguém na comunidade empresarial ou fora do jornalismo e da academia teve o mesmo problema, então seria menos sinistro", disse ele. "É chato, mas, obviamente, se é apenas com jornalistas e acadêmicos, é assustador."

Em comunicado, o Yahoo! afirma que condena todo o tipo de ataque virtual, e prometeu "tomar as medidas adequadas no caso de qualquer tipo de violação".

No dia 12 de janeiro, o Google acusou a China de ligações aos ataques sofridos por dissidentes políticos, empresários e jornalistas em contas de e-mail hospedadas em seus servidores, e ameaçou abandonar o país asiático, caso o regime não retrocedesse em sua censura na internet.

Com Associated Press

terça-feira, 30 de março de 2010

Carvão alimenta boa parte da "nuvem" da Internet, diz Greenpeace

Carvão alimenta boa parte da "nuvem" da Internet, diz Greenpeace
terça-feira, 30 de março de 2010

Por Peter Henderson
SAN FRANCISCO (Reuters) - A "nuvem" de dados que está se tornando o coração da Internet cria uma nuvem muito real de poluição, com a construção de centrais de processamento de dados por empresas como Facebook e Apple, cuja energia tem por base a queima do carvão, afirma um relatório do Greenpeace.

Uma nova instalação do Facebook utilizará energia de uma geradora cujo principal combustível é o carvão, enquanto a Apple, que lançará o iPad em 3 de abril, está construindo uma central de armazenagem de dados em uma região da Carolina do Norte (EUA) que tem eletricidade gerada por carvão, afirmou a organização ambiental em estudo que divulgado nesta terça-feira.

"A última coisa de que precisamos é de mais infraestrutura em nuvem construída em locais onde isso represente alta na demanda por energia suja acionada a carvão", conclui o Greenpeace, cujo argumento é o de que as empresas da Web deveriam ser mais cuidadosas quanto aos locais em que constroem suas centrais de dados e deveriam intensificar a pressão em Washington por energia mais limpa.

O crescente volume de filmes domésticos, fotos e dados de negócios superou a capacidade dos computadores pessoais e mesmo das centrais médias de processamento de dados empresariais, o que estimula a criação de imensas centrais de servidores equipadas com dezenas de milhares de máquinas especializadas, que formam a "nuvem".

O relatório surge em meio a um novo debate norte-americano sobre criar ou não limites ou outras medidas que reduzam o uso de combustíveis com teor pesado de carbono, como o carvão, a fim de limitar alterações no clima.

Apple, Facebook, Microsoft, Yahoo e Google todas operam ao menos algumas centrais de processamento de dados para as quais é necessário uso intensivo de energia gerada pela queima de carvão, informa o Greenpeace.

As empresas se recusaram a oferecer detalhes sobre suas centrais de processamento de dados, mas todas elas disseram que levam em conta as questões ambientais em suas decisões de negócios; a maioria também declarou estar promovendo medidas agressivas de eficiência energética.

Se consideradas como um país, centros de processamento de dados e telecomunicações globais ficariam em quinto lugar em consumo de energia no mundo em 2007, atrás dos Estados Unidos, China, Rússia e Japão, afirma o relatório do Greenpeace.

O grupo baseou suas descobertas em uma série de dados, incluindo estudo federal norte-americano de 2005 e uma pesquisa de 2008 realizada porClimate Group and the Global e-Sustainability Initiative, que o Greenpeace atualizou em parte com informações da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Ações da Apple têm máxima histórica após notícia sobre iPhone

Ações da Apple têm máxima histórica após notícia sobre iPhone
terça-feira, 30 de março de 2010

NOVA YORK (Reuters) - As ações da Apple atingiram a máxima recorde nesta terça-feira, subindo cerca de 2 por cento depois de um artigo na imprensa veicular que a empresa está desenvolvendo um novo iPhone que funcionará na rede móvel da Verizon Communications.
A Apple tem lançado um novo modelo de iPhone a cada verão nos últimos três anos, mas, até o momento, a AT&T Inc tem sido a única operadora nos Estados Unidos.

Isso mudará se, como o Wall Street Journal afirmou, a Apple estiver de fato desenvolvendo um iPhone compatível com a rede CDMA, o que significa que funcionará na rede da Verizon. A Apple e a Verizon preferiram não comentar o assunto.

As ações da Apple subiam para 236,90 dólares em Nova York, depois de atingir o recorde de 236,95 nos primeiro minutos da sessão. As ações da Verizon subiam mais de 2 por cento, para 31,15 dólares, enquanto a AT&T recuava cerca de 1 por cento, a 26,30 dólares.

Há um certo tempo circulam rumores de que a Apple lançaria um iPhone com a Verizon. A AT&T tem sido a operadora exclusiva nos Estados Unidos desde o lançamento do iPhone em 2007 e alguns clientes têm se queixado sobre a qualidade da rede AT&T.

Em outro sinal de que a Apple está prestes a mudar, uma subsidiária da fabricante taiwanesa de netbooks Asustek venceu pedidos para fabricar o iPhone com o padrão CDMA, afirmou uma fonte.

A subsidiária, Pegatron, começará a distribuição dos telefones no ano que vem, segundo a fonte. Se esses produtos estarão ou não disponíveis para a rede da Verizon ainda não está claro.

(Reportagem de Paul Thomasch)

Veteranos do Facebook atraem atenção do capital de risco

Veteranos do Facebook atraem atenção do capital de risco
terça-feira, 30 de março de 2010

Por Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO, 30 de março (Reuters) - À medida que Wall Street aguarda ansiosamente sinais de que o Facebook oferecerá ações ao público, os profissionais de capital de risco que observam o Vale do Silício acompanham de perto outra mercadoria procurada: os funcionários que deixam a empresa.

Algumas companhias iniciantes criadas por empresários egressos do Facebook estão atraindo atenção e despertando o interesse do setor de capital de risco, no qual existe feroz competição para conquistar espaço no próximo grande sucesso da Web.

Na segunda-feira, a Quora, fundada por quatro ex-funcionários do Facebook, entre os quais o vice-presidente de tecnologia Adam D'Angelo, obteve uma primeira rodada de financiamento junto à Benchmark Capital. O blog de tecnologia TechCrunch, citando fontes não identificadas, informou que a transação avaliou a empresa em 86 milhões de dólares.

A proliferação de empresas iniciantes criadas por veteranos do Facebook e o interesse dos investidores por elas segue um padrão estabelecido no Vale do Silício, sob o qual gigantes da tecnologia como Google e Fairchild Semiconductor dão origem a empresas novas e inovadoras, afirmou Nick Sturiale, sócio da JAFCO Ventures.

"Um empresário que saia do Facebook vai chamar atenção", disse Sturiale. "Eles estão na vanguarda da nova forma que a Web está tomando."

O Facebook, que conta com 400 milhões de usuários ativos e é o maior site mundial de redes sociais, ainda não anunciou planos para uma oferta pública inicial de ações, o momento tradicional em que os profissionais participantes da criação de uma empresa podem realizar seus lucros e dar início a novos projetos.

Mas o ativo mercado secundário de ações do Facebook, que inclui mais de 100 milhões de dólares em compras oficialmente autorizadas de ações de funcionários por parte da Digital Sky Technologies, que investiu no Facebook no ano passado, permitiu que funcionários da empresa saíssem mais cedo, dizem alguns executivos de capital de risco.

"Vimos muitas pessoas saindo do Google e agora estamos vendo muitas pessoas saindo do Facebook. Seja porque estão realizando investimento ou porque acreditam que a companhia ficou muito grande", disse Todd Dagres, da Spark Capital.

Dagres afirmou que está avaliando uma série de empresas iniciantes fundadas por ex-funcionários do Facebook, mas ele acredita que uma relação com site de redes sociais não é o bastante.
"Definitivamente você presta atenção se alguém está saindo do Google ou do Facebook. Mas aí é preciso ter certeza de que eles realmente têm um bom histórico, de que eles não eram apenas funcionários comuns", disse Dagres.

Uma série de empresas iniciantes relacionadas ao Facebook foram fundadas recentemente. A Asana, cujos criadores incluem o co-fundador da rede social Dustin Moskovitz, levantou 9 milhões de dólares em dezembro junto a Benchmark Capital e Andreessen-Horowitz. A Cloudera, que tem em seus quadros veteranos de empresas como Facebook, Google, Yahoo e Oracle, obteve 11 milhões de dólares da Greylock Partners e Accel Partners em duas rodadas separadas de financiamento ano passado.

Enquanto isso, a Path, um projeto secreto liderado pelo ex-funcionário do Facebook Dave Morin e por Shawn Fanning, o criador do pioneiro serviço de música digital Napster, tem atraído grande interesse em círculos de tecnologia mas ainda não está claro se a companhia está tentando levantar dinheiro.

Alguns empreendedores, como o ex-diretor de desenvolvimento de negócios internacionais do Facebook Net Jacobsson, afirmam que não há grande pressão para se levantar capital rapidamente, graças ao baixo custo para se criar uma empresa de Internet iniciante atualmente.

"Quando se trata de capital de risco, é como um casamento", afirmou Jacobsson. "É possível sair de um casamento, mas é muito difícil se desconectar de uma união ruim com um fundo de capital de risco."

Ascensão meteórica do Twitter incomoda Chávez

Ascensão meteórica do Twitter incomoda Chávez
terça-feira, 30 de março de 2010

Por Enrique Andres Pretel
CARACAS, 30 de março (Reuters) - Um juiz encarcerado informa aos seus seguidores no Twitter sobre a prisão. Enquanto isso, o diretor de uma emissora de TV de oposição usa o Twitter para denunciar uma conspiração com o objetivo de derrubá-lo.

Os oponentes do presidente venezuelano Hugo Chávez aderiram ao Twitter e a outros sites de redes sociais, abrindo uma nova frente na campanha de uma década contra o presidente que se declara socialista revolucionário e é acusado por eles de silenciar a mídia e de cercear liberdade de expressão.

O fechamento de uma popular rede privada de TV deflagrou manifestações de rua convocadas por mensagens com #freevenezuela, que se tornaram o quarto item na lista mundial de tendências do Twitter, em fevereiro.

O site de microblogs vem registrando crescimento explosivo na Venezuela, com mais de 200 mil contas ativas. Com crescimento de mais de mil por cento em 2009, a Venezuela agora registra um dos maiores índices per capita de uso do Twitter na América Latina.

A ascensão vertiginosa do Twitter incomodou Chávez e ele está contra-atacando.

"A Internet é uma trincheira de batalha porque está trazendo uma corrente de conspiração", disse Chávez no começo do mês.

"A Internet não pode ser livre", disse ele, ainda que dias mais tarde negasse alegações de que seu governo planejava censurar a Web, apontando para o fato de que o uso da Internet havia se expandido dramaticamente entre os venezuelanos em seus 11 anos de governo.

Ainda assim, seus detratores afirmam que um plano de canalizar todo o tráfego de Internet pela estatal de telecomunicações é um forte sinal das intenções de Chávez de silenciar a dissidência online.

Frustrada pela onipresença do presidente na mídia tradicional, na qual Chávez muitas vezes aplica uma lei que força estações de rádio e TV a transmitir seus longos discursos, a oposição vê os sites de redes sociais como meio de escapar às restrições impostas pelo presidente populista.

"O Twitter está mudando a maneira pela qual usuários se comunicam e organizam, e lhes dá novos poderes e capacidade de difusão de informações", disse Luis Carlos Diaz, especialista em tecnologia do Centro de Investigação e Ação Social.

Google: serviços móveis foram parcialmente bloqueados na China

Google: serviços móveis foram parcialmente bloqueados na China
terça-feira, 30 de março de 2010

NOVA YORK, 30 de março (Reuters) - O Google afirmou que seus serviços de telefonia móvel foram parcialmente bloqueados na China por dois dias, cerca de uma semana depois que a empresa fechou seu principal portal no país e redirecionou as buscas para um site baseado em Hong Kong.
Em um site mostrando a acessibilidade dos serviços Google na China, a empresa listou a telefonia móvel como "parcialmente bloqueada" no domingo e na segunda-feira. Antes de domingo não houve problemas com o serviço móvel na China, segundo o site www.google.com/prc/report.html#hl=en.

O Google parou de censurar os resultados de buscas na China no início deste mês, fechando o google.cn e redirecionando o tráfego para um site não censurado em Hong Kong.

O maior sistema de buscas na Internet informou que pretende manter algumas operações na China, incluindo pesquisa e desenvolvimento e vendas, mas analistas disseram que o governo chinês pode dificultar as coisas para o Google.

Físicos fazem colisões inéditas na "máquina do big-bang"


Gráfico mostra colisão total em experiência na Cern. Físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) obtiveram na terça-feira colisões de alta energia com partículas subatômicas, como parte de seus experimentos para recriar em menor escala o big-bang, grande explosão fundamental que deu origem ao Universo, 13,7 bilhões de anos atrás.30/03/2010.

REUTERS/Denis Balibouse

Físicos fazem colisões inéditas na "máquina do big-bang"
terça-feira, 30 de março de 2010


Robert Evans
GENEBRA (Reuters) - Físicos do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern) obtiveram na terça-feira colisões de alta energia com partículas subatômicas, como parte de seus experimentos para recriar em menor escala o big-bang, grande explosão fundamental que deu origem ao Universo, 13,7 bilhões de anos atrás.

A experiência, que bate um recorde em termos de energia relacionada às partículas subatômicas, permitirá que os cientistas examinem a natureza da matéria e a origem de estrelas e planetas.

"Este é um grande feito. Estamos indo aonde ninguém jamais esteve antes. Abrimos um novo território para a física", disse à Reuters Oliver Buchmueller, um dos principais nomes desse projeto de 9,4 bilhões de dólares.

As colisões ocorreram com uma energia total de 7 bilhões de bilhões de elétron-volts (eV), a uma nanofração de segundo mais lenta que a velocidade da luz, dentro do Grande Colisor de Hádrons (LHC, em inglês), túnel circular de 27 quilômetros sob a fronteira franco-suíça, a cerca de 100 metros de profundidade.

Após um funcionamento-teste sem problemas durante a noite, os físicos notaram um pequeno defeito. Por isso, suspenderam por algumas horas as colisões de partículas com menor energia, que é o foco desta que é a maior experiência científica da história.

Os problemas surgiram ao amanhecer, na hora em que feixes de partículas eram injetados na máquina, mas funcionários do Cern rapidamente negaram que o defeito fosse uma repetição do grave incidente de setembro de 2008, que destruiu parte da máquina e adiou para agora o lançamento completo do projeto.

Nos próximos meses e anos, cientistas do Cern esperam descobrir no LHC alguns dos maiores mistérios do cosmos - como a matéria se transformou em massa depois do big-bang, e o que é a matéria escura, invisível, que compõem talvez um quarto do universo.

União Europeia libera compra de unidade da IBM pela Dassault

União Europeia libera compra de unidade da IBM pela Dassault
segunda-feira, 29 de março de 2010

BRUXELAS (Reuters) - A empresa francesa de tecnologia Dassault Systèmes conseguiu a aprovação do órgão regulador da União Europeia para aquisição de uma unidade da empresa de serviços de computação norte-americana IBM nesta segunda-feira.
A Dassault irá comprar a unidade de softwares IBM Systèmes PLM (IBM DS), além de seus contratos com clientes e ativos relacionados.

"A investigação da Comissão (Europeia) indicou que a Dassault Systèmes e a IBM DS não são vistas como concorrentes uma vez que, sob o acordo contratual, elas direcionam suas vendas, no geral, para diferentes tipos de consumidores", afirmou o braço executivo da UE em comunicado.

(Reportagem de Foo Yun Chee)

Apple pode estar desenvolvendo iPhone para Verizon, diz jornal

Apple pode estar desenvolvendo iPhone para Verizon, diz jornal
segunda-feira, 29 de março de 2010

SÃO FRANCISCO (Reuters) - A Apple parece estar trabalhando em um novo modelo de iPhone para a maior operadora dos Estados Unidos, a Verizon Wireless, informou o Wall Street Journal nesta segunda-feira.
A Apple, que atualmente tem um acordo de exclusividade com outra operadora, a AT&T, para a venda de iPhones no país, estaria desenvolvendo um aparelho compatível com a rede CDMA da Verizon, segundo o jornal, que citou fontes com conhecimento do assunto.

Uma porta-voz da Apple afirmou que a empresa não comenta rumores e especulação.

Já a Verizon Wireless se recusou a comentar a notícia. A empresa é uma joint venture da Verizon Communications com a Vodafone Group.

Questionado sobre o caso, um porta-voz da AT&T disse: "Temos um ótimo relacionamento com a Apple e não comentamos detalhes sobre esse relacionamento".

A fabricante contratada pela Apple para a produção dos aparelhos, Pegatron, deve começar a fabricar iPhones CDMA em setembro, de acordo com o WSJ, citando uma fonte próxima ao assunto. Ainda é incerto, no entanto, se a Apple irá ou não seguir com a venda do produto.

(Reportagem de Gabriel Madway e Sinead Carew)

Redes por áreas facilitam "networking"

Redes por áreas facilitam "networking"
ADRIANA ABREU
colaboração para a Folha

Depois das redes sociais profissionais, como o LinkedIn, uma outra tendência começa a ganhar força na web 2.0: as voltadas para áreas específicas.

Em vez de reunirem pessoas de diversos segmentos de atuação, elas concentram trabalhadores de um mesmo ramo --tecnologia da informação e relações públicas, por exemplo.

Para profissionais, os benefícios vêm em duas formas. Uma na troca de informação sobre novidades da área e outra na ampliação da rede de contatos.

"A tendência é que esses ambientes proliferem", afirma Augusto de Franco, especialista em redes sociais.

A explicação para esse crescimento, completa Marcelo Lagrotta, 42, consultor da M.Lagrotta Consulting, está na segmentação.

"O LinkedIn é mais abrangente. Já as redes segmentadas permitem que o profissional dê visibilidade a suas ideias e divulgue portfólios e projetos", compara.

Lagrotta criou, em 2009, o Mercado Broadsports, uma rede social que hoje conta com 646 profissionais das áreas de surfe e skate. "Havia muita dispersão de talentos e oportunidades."

Fazer essa combinação entre empresas e trabalhadores também era uma das apostas de Yuri Gitahy, 36, criador do mundo.IT. A rede, que tem 2.207 profissionais de TI, conta com notícias e vagas de emprego.

Cuidados

Os mecanismos de busca são uma das chaves para encontrar essas comunidades. A outra é procurá-las no Ning, que reúne diversos grupos de profissionais.

Após identificá-los --e antes de participar--, é bom avaliar a veracidade das informações postadas, orienta Waldir Arevolo, consultor da TGT Consult e especialista em redes sociais.

GPS mal instalado piora a visibilidade

GPS mal instalado piora a visibilidade
RICARDO RIBEIRO
colaboração para a Folha de S. Paulo

O serviço de GPS (em inglês, sistema de posicionamento global) fica cada vez mais popular no Brasil.

O número de carros cresceu, o trânsito das cidades ficou mais complexo e os preços de aparelhos e planos caíram cerca de 50% desde os primeiros lançamentos, há cinco anos.

Depois da compra, porém, ainda cabem alguns cuidados. Aparelhos instalados em locais inadequados prejudicam a visão do motorista e, mal fixados, podem causar danos aos ocupantes em caso de batida.

"O navegador deve ser posicionado em local de visibilidade imediata, na altura dos olhos do motorista, como ocorre com o painel de instrumentos do veículo", recomenda Jomar Napoleão, vice-diretor do comitê de veículos de passeio da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Para Napoleão, instalar o GPS no console central, abaixo do painel, é a pior opção. O motorista tem de mover a cabeça para baixo para olhá-lo.

"Colocado na altura dos olhos, é como olhar no retrovisor periodicamente. Usar a função de comando por voz também ajuda muito", diz.

Mesmo na altura do painel, nem todas as posições são ideais. A linha de encontro entre o para-brisa e o topo do console é bastante utilizada, mas, para o instrutor de pilotagem Roberto Manzini, instalar o GPS próximo ao retrovisor esquerdo é melhor.

"No meio do para-brisa, o GPS compromete a visão das laterais, e o motorista pode não ver uma moto ou um pedestre, por exemplo", afirma Manzini.

Segundo Marcus Romaro, gerente técnico do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), a posição de montagem do GPS também depende da arquitetura interna de cada veículo.

"O aparelho deve estar ao alcance dos olhos do motorista, sem limitar o campo de visão da pista e de leitura dos instrumentos", orienta Romaro.

Acidentes

De acordo com o técnico, fixar o aparelho corretamente é ainda mais importante. "Caso não esteja devidamente preso, o GPS pode soltar em uma batida e atingir os ocupantes, causando lesões graves e até mesmo cegueira", alerta Marcus Romaro.

A pedido da Folha, o Cesvi fez uma simulação. Em um teste padrão, a 50 km/h contra uma barreira rígida e indeformável, a energia transmitida para dentro do habitáculo é de cerca de 50 g -50 vezes a força da gravidade.

"O peso de tudo que está dentro do veículo pode ser multiplicado por 50. Portanto, um GPS, que pesa 200 g, poderá chegar a 10 kg no momento do impacto. É o suficiente para causar ferimentos", afirma.

Em geral, obstáculos na rua como árvores, postes, muros e carros não são perfeitamente indeformáveis, como no teste. Com isso, os técnicos do Cesvi estimam que uma colisão real a 80 km/h produza uma energia semelhante à obtida no teste.

Livro ensina como investir no marketing com ajuda do Google e redes sociais

Livro ensina como investir no marketing com ajuda do Google e redes sociais
da Livraria da Folha

Todos sabem que investir pesado nas redes sociais, e ter o Google como aliado é fator relevante nos negócios de hoje, especialmente naqueles em que os produtos ou serviços só são comercializados no meio on-line.

Divulgação

Publicação ensina oito passos para se dar bem no marketing digital

No livro "Google Marketing" (Novatec, 2010), Conrado Adolpho ensina estudantes e profissionais da área a desenvolverem campanhas bem-sucedidas de marketing digital.

Acesse a página especial sobre tecnologia
Siga a Livraria da Folha no Twitter
Conheça nosso perfil no Facebook
O autor usa a metodologia que ele chama de "8 pês" e destaca os passos certeiros para os que desejam investir na área: pesquisa do público-alvo; planejar todos os passos do negócio e minimizar as margens de erro; produzir com qualidade; publicar conteúdo otimizado e persuasivo; promover em web 2.0, transformando o consumidor em veículo; tornar o produto ou serviço o mais visível possível nos mecanismos de busca; personalizar o contato com os clientes; e mensurar com exatidão todos os resultados.

Veja o trecho reproduzido abaixo e entenda melhor cada uma destas etapas.

*
Os 8 Pês do marketing digital

Outra enorme diferença que temos hoje com relação à velha economia é o fluxo de informações em uma empresa. O que antes tínhamos como certo - processos lineares que faziam com que um produto iniciasse seu ciclo na produção e terminasse no comercial - agora já não são tão certos assim.

Há pouco tempo as empresas já perceberam que o ciclo do produto deve começar no consumidor. O marketing pesquisa o que o consumidor quer e projeta produtos especificamente para tal mercado. Porém, esse não é o último passo do ciclo do produto nem dos processos da empresas do Século XXI.

Tenho comentado neste livro que o tempo de 30 anos atrás é bem diferente do tempo dos dias atuais. Não há mais tempo, por exemplo, para estudar durante dois ou três anos o desenvolvimento de um produto. Caso opte por essa prática, muito saudável há duas décadas, seu produto corre o risco de chegar obsoleto na prateleira. A velocidade com que os negócios acontecem parece não ter limites.

(...)

O processo de produção passa a ser circular. O consumidor é ouvido inicialmente, produz-se algo provisório, um teste, e joga-se no mercado. O consumidor opina sobre o produto, o marketing escuta, passa tais diretrizes para a produção, que refaz o projeto e lança outra versão do produto, já com melhorias, e assim sucessivamente. Um processo circular.

(...)

O marketing digital tem seu processo circular também. A partir deste ponto discorro sobre a metodologia circular do marketing digital denominada os 8 Pês do marketing digital.

(...)

Os 8 Pês do marketing digital propõem um método a ser testado de forma contundente e científica, de modo que a empresa aprenda sobre seu mercado e melhore seu desempenho a cada nova ação.

7.1 Primeiro P: Pesquisa

Uma máxima entre os profissionais de comunicação diz que "a comunicação começa no interlocutor". Não poderia haver verdade mais absoluta. Se você quer comunicar de forma eficaz, persuadir e vender, primeiro, é preciso conhecer profundamente para quem você vai comunicar sua marca e seus produtos ou serviços.

O consumidor on-line é muito diferente do consumidor off-line, apesar de, paradoxalmente, serem a mesma pessoa. Entender como ele se comporta é fundamental para que você saiba porque ele compraria de você.

Você tem que saber o que ele quer ouvir, como ele compra, qual o ciclo de vendas, qual sua idade, qual sua escolaridade, qual sua renda, o que ele considera como quesitos fundamentais para que compre de você, o que ele quer ver em seu site etc.

Todas essas informações são necessárias para que você tenha sucesso em sua loja on-line de modo a adaptar sua comunicação, seus produtos, suas promoções, seu marketing de relacionamento, sua estratégia de otimização no site do Google e outras estratégias a seu consumidor.

O consumidor 2.0 é exigente e volátil. Poucas lojas o conhecem realmente. A maior parte das lojas de comércio eletrônico que operam atualmente acha que as técnicas utilizadas no mercado off-line também darão certo no on-line. Algumas técnicas dão certo, sim, porém, muitas não.

Temos que encarar o meio on-line como um novo ambiente que influencia o comportamento do comprador e temos que reconhecer tais mudanças e nos adaptar a elas.

Nesse 1º P se iniciará sua estratégia para um dos pilares do marketing digital, que é a encontrabilidade. Será nesse P que você deverá estudar como seu público-alvo pesquisa seu negócio no Google para descobrir qual a palavra-chave que sua empresa deve se apoderar para ganhar mercado.

Aqui também você também deverá descobrir onde estão falando sobre seu segmento para trabalhar a credibilidade nesses ambientes, outro pilar do marketing digital.

No 1º P você deverá pesquisar os hábitos de seu consumidor on-line. Isso poderá ser feito em ferramentas do Google, como o Google Insights, mas também ouvindo o que os consumidores estão dizendo no Twitter, em redes sociais e fóruns.

Descobrir quem é esse consumidor em sua totalidade para, daí, pensar em estratégias que sejam eficientes e concretizem vendas dia a dia de forma sustentável e cumulativas, repito, sejam elas pedidos de reservas em um hotel, pedidos de orçamento de serviços ou venda de produtos em um e-commerce.

Vou apresentar várias técnicas para que você conheça melhor seu público- alvo específico. Lembre-se de que seu público-alvo não consiste em todos os usuários da internet. Quanto melhor você souber disso e quanto mais definido for seu público-alvo, melhor você vai atingi-lo com uma comunicação correta e mais vai vender. Isso exige com que você pesquise os usuários da internet, escolha o segmento mais adequado para sua empresa e personalize soluções e comunicação especificamente para ele.

Essas informações sobre seu público-alvo serão cruciais para que partamos para o 2º P, em que iremos planejar o negócio voltado para o consumidor.

7.2 Segundo P: Projeto

Depender da sorte para ganhar dinheiro é a melhor maneira de se perder dinheiro. Se você pretende depender da sorte para isso, vá a um cassino. Você perderá dinheiro do mesmo jeito, mas pelo menos será mais divertido.

Em recente pesquisa mostrou-se que aproximadamente 45% das lojas de comércio eletrônico no Brasil encerram suas atividades antes de completar o primeiro ano de funcionamento. Isso é resultado não só da falta de planejamento como também da falta de conhecimento sobre o que planejar.

O planejamento é fundamental, e neste 2º P você deverá planejar todos os passos de seu negócio. É nesse P que você verá como minimizar sua margem de erro. A partir do momento em que você descobriu os hábitos de busca de seu consumidor no primeiro P e ouviu o que ele tinha a dizer em redes sociais e fóruns, agora é preciso reunir essa informação e fazer seu planejamento de marketing digital.

Você deverá pesquisar os movimentos de seus concorrentes para que aprenda com eles fazendo o que chamo de "Benchmarking digital" ou "Inteligência competitiva digital".

É importante que, com base nas informações obtidas no primeiro P, você segmente seu mercado, pesquise quais as melhores palavras-chave que seu público-alvo está buscando na internet, como antecipar tendências de mercado, como avaliar seu negócio, como descobrir quais seus Fatores Críticos de Sucesso, como posicionar sua marca de forma sólida na mente do público-alvo, como descobrir qual o comportamento de seu público-alvo e como se adaptar a ele e tudo o mais que você precisa levantar em termos de informação para preparar o terreno para iniciar sua empresa e vencer no mercado digital.

Considero o 2º P o mais importante a ser estudado e implementado, pois dele derivarão todas as outras ações que você tomará na internet para fazer de seu site uma ferramenta de lucro para sua empresa. De certa forma este livro fala de todos os pontos que precisam ser planejados. Preste atenção em cada um deles e veja como cada um se encaixa ou poderá se encaixar na estratégia de sua empresa.

Sempre defendo que você deve planejar durante 80% do tempo e implementar em 20%. Pensar muito, implementar rápido. O 2º P se concentra nesses 80%. O 3º P se concentra na implementação - os outros 20%.

Somente depois de fazer o planejamento de seu negócio on-line é que você deverá partir para a implementação das ferramentas operacionais, que será discutida no 3º P.

7.3 Terceiro P: Produção

A produção de um site para algumas empresas pode ser comparada àquela obra em sua casa que nunca termina. Era para ter terminado há dois anos, mas parece que o pedreiro vai entrar para a família. Em resumo - um verdadeiro martírio.

A falta de profissionalização do mercado faz com que o projeto mais simples se transforme em um parto. Uma boa parte da culpa está no fornecedor, mas há também uma parcela de culpa por parte do cliente, que muitas vezes não sabe exatamente o que quer. Isso é natural. É como perguntar a um campeão de xadrez quais os acessórios que ele deseja em seu novo jato particular. Ele pode entender tudo de xadrez, mas de jatos, é outra história.

Este P do marketing digital traz boa parte dos "acessórios" que um site tem que ter, o que dará mais segurança e facilidade para um empresário ou profissional de marketing discutir de igual para igual com seu fornecedor de soluções em internet. Dada a falta de qualificação dos profissionais de web atualmente, é importante que o cliente faça parte do trabalho, mesmo.

Tenho prestado serviços para diversas empresas de escolha de fornecedor, confecção do planejamento do projeto estratégico de marketing digital, gerenciamento do fornecedor e entrega de relatórios do andamento do projeto para o cliente, e posso dizer com propriedade que está muito difícil encontrar fornecedores competentes.

Geralmente o empresário cai em duas ou três esparrelas, coloca sites pela metade no ar, perde muito tempo e dinheiro até encontrar alguém que de fato preste um bom serviço. E nem estou falando de resultados. Estou falando de entregar o projeto no prazo.

O 3º P vai mostrar a você, empresário e profissional de marketing, o que um site que seja uma verdadeira plataforma interativa de negócios deve conter. De certa forma, o 3º P está espalhado por todo o site, desde o 1º capítulo até o último. Porém, mais adiante, faço um breve resumo dos pontos que devem ser ressaltados e observados no projeto.

Para quem for montar um e-commerce, é importante entender que site de comércio eletrônico não é catálogo de produtos. A maioria dos proprietários de sites de e-commerce acha que basta alugar uma loja semipronta por R$ 49,00 mensais, expor os produtos e esperar os pedidos caírem como mangas maduras. Ledo engano.

Para quem for montar um site institucional que tenha como meta, por exemplo, captação de pedidos de orçamento, lembre-se de que sua taxa de conversão dependerá diretamente de como você utiliza os elementos persuasivos e do tráfego de público qualificado.

Ao longo deste livro você aprenderá muitas ferramentas e elementos que seu site deve ter para ser uma ferramenta de lucratividade e aumento de receita para sua empresa. Com isso contemplará o pilar encontrabilidade, porque o site terá uma estrutura otimizada para o Google, e contemplará a usabilidade, devido à estrutura do site estar de acordo com o que um usuário considera como um site bom para se navegar.

Aprenderá o que seu site deve ter para atrair consumidores, retê-los pelo maior tempo possível, induzi-los a deixarem pelo menos o e-mail (mesmo que não comprem ou não enviem um pedido de orçamento), persuadi-los a se tornar clientes e fazer com que visitem o site e comprem mais vezes, aumentando sua fidelização.

Nesse "P" você também aprenderá como otimizar o código de seu site para mecanismos de busca de modo a se posicionar nas primeiras colocações dos resultados do Google, e com isso atrair o enorme tráfego de consumidores que pesquisam no Google.

O 3º P se concentra na estrutura do site, em suas funcionalidades. Não fala ainda de um elemento primordial de toda a internet - o conteúdo. Em suma, no 3º P você aprenderá a ter um site pronto para ser uma poderosa ferramenta, porém, ainda será um fórmula 1 sem o que faz ele de fato funcionar - a gasolina. O 4º P tratará do conteúdo que o site deverá conter e como este deve ser produzido objetivando agradar dois senhores: o Google e seu público-alvo.

7.4 Quarto P: Publicação

A frase "construa e eles virão" só dá certo em filmes de Kevin Costner: na prática, a coisa toda é bem diferente. Não adianta ter um site se ele não tem tráfego o suficiente para gerar a receita que o justifique. Isso só vai acontecer de duas maneiras: ou você "compra" tráfego, anunciando em um veículo on-line (e gastando um capital proibitivo) ou você utiliza a capacidade de grandes players de gerar tráfego para seu site.

Atualmente o site que tem a maior capacidade de gerar tráfego para qualquer site é o Google.

Este 4º P do marketing digital é certamente um dos mais extensos e importantes. Ele fala de dois tipos de conteúdo: aquele que você publica no site para atrair usuários por meio da busca do Google, mas também como você deve escrever conteúdo voltado para o público-alvo contemplando elementos persuasivos e objetivando transformar visitantes em clientes.

Esse conteúdo é chamado de "conteúdo otimizado e persuasivo". Aqui se concentram três pilares: a encontrabilidade, porque o conteúdo é fundamental para que seu site seja encontrado pelo Google, a vendabilidade - por causa dos textos persuasivos - e a credibilidade, devido ao conteúdo que inspira segurança e confiança no usuário.

Com relação ao conteúdo do site, ele deve ter a maior quantidade de informações sobre seu negócio e seu produto ou serviço. Já falei bastante disso anteriormente no livro e ainda vou falar mais.

O conteúdo de seu site deve ser trabalhado com as palavras-chave que o consumidor procura no Google. É ele (o consumidor, por meio do Google), que vai falar quais as palavras que devem ser trabalhadas em seu site. Como já disse, não há mais espaço para "achômetros". A informação que precisa está clara e objetivamente apresentada na própria internet. O primeiro P mostra isso.

O site deve ter conteúdo persuasivo, deve substituir a figura do vendedor físico, deve reter o consumidor e gerar credibilidade nele a ponto de fazê-lo vencer as barreiras psicológicas de ações objetivando a compra pela internet.

Você vai descobrir como fazer com que seu consumidor indique o site para seus amigos, saberá quais as melhores conformações de um site em relação ao posicionamento de menus, logotipos, produtos, informações, formulários e outros elementos que o site deve ter.

Nesse "P" você aprenderá como escrever um texto persuasivo para convencer os usuários de que seu site é a melhor solução para ele, como também aprenderá a escrever um texto que seja lido pelos mecanismos de busca de forma a ser classificado nas primeiras posições do Google.

O conteúdo do site deve considerar mais um aspecto. Além de ser otimizado para o Google e conter elementos persuasivos para que aumente sua taxa de conversão de visitas em clientes, o conteúdo também pode ser uma poderosa arma para o que chamamos de "marketing de oportunidade".

Imagine que saia uma reportagem na TV sobre um produto ou serviço que você também vende. A mídia off-line gera uma onda na mídia on-line (e vice-versa,) de modo que o que sai na mídia de massa gera automaticamente um reflexo na mídia on-line, e você pode aproveitar para surfar nessa onda.

Neste 4º P você verá como aproveitar reportagens de TV, rádio ou outro veículo de massa para aumentar o tráfego em seu site e sua quantidade de clientes.

Aprender a "surfar" na onda que uma Rede Globo, uma rádio CBN ou um Jornal Folha de São Paulo gera em seu mercado quando fala de algo relativo a seu segmento e que isso pode representar ótimas oportunidades de divulgação de seu negócio.

Isso pode acontecer porque quando uma reportagem sai em uma mídia de massa, as pessoas vão para a internet procurar mais informações sobre o assunto. É nessa hora que seu site deve estar bem posicionado no Google na palavra-chave que as pessoas estão procurando.

No primeiro P você descobrirá como levantar tais dados de busca e saber quais as palavras-chave que o público está procurando.

7.5 Quinto P: Promoção

Sempre defendo junto a meus clientes que um bom trabalho de web 2.0 substitui qualquer propaganda em um UOL ou Terra. A estratégia de transformar o consumidor em veículo é uma das mais eficazes que se tem em termos de resultados finais de venda e construção de marca.

É claro que se seu mercado não está na internet em profusão, por exemplo, classes D e E, por enquanto, e você tem metas globais de vendas, o ideal é fazer promoção em UOL, Terra, Yahoo!, mídias off-line de massa e tudo o mais que aparecer pela frente. Essa, porém, não é a regra para a maioria das empresas do país. Para a grande maioria das empresas do país - que são pequenas e médias - a internet é mais do que o suficiente para transformar a empresa em um negócio muito lucrativo.

Investir em internet ainda é muito mais barato do que quase todos os veículos e traz resultados tangíveis e mensuráveis, de modo que aumenta a lucratividade da empresa de maneira significativa. Tenho certeza de que depois de terminar a leitura deste livro você vai perceber que anda jogando dinheiro fora ao investir errado em web.

O grande motivo para que se invista em internet é a relação investimentobenefício, que é ótima.

Neste livro não vou abordar como fazer promoção em grandes portais como UOL e Terra, mas vou me concentrar em mostrar como uma boa promoção utilizando ferramentas de web 2.0 podem dar um resultado bem acima do esperado e muito lucrativo.

O 5º P da promoção abordará propaganda em links patrocinados, na rede de conteúdo do Google e ações promocionais interativas.

7.6 Sexto P: Propagação

Dizer que a internet trouxe um novo paradigma para o mercado já se tornou chavão corporativo de quinta categoria (principalmente pela palavra "paradigma", campeã em reunião e conselhos em empresas dos mais diversos ramos de atividade). Apesar de a frase ser verdadeira, ninguém sabe explicar ao certo que tal de novo paradigma é esse.

A internet não é mais considerada como uma mídia ou um veículo. Hoje deve ser considerada como um ambiente em que as pessoas realizam trocas monetárias, buscam informações, se comunicam e se divertem, não necessariamente nessa ordem. Para entender essa dinâmica, é preciso interagir com ela.

A opinião dos outros internautas conta muito na hora de comprar certos produtos, e é importante utilizar essa informação a seu favor. Cada vez mais a internet se torna social, em que as pessoas se tornam clientes de empresas porque são influenciadas pela opinião de sua rede de contatos.

Além de ter sua decisão de compra influenciada por sua rede contatos, o consumidor on-line pode pesquisar a idoneidade da empresa com poucos cliques. O comportamento básico de qualquer futuro cliente de uma empresa desconhecida é pesquisá-la no Google ou no ReclameAqui. É preciso que você esteja bem falado no Google e não tenha menções negativas no ReclameAqui.

Neste P mostro como desenvolver tal interação com a rede. Apresento técnicas para que sites, blogs, fóruns e portais falem (bem) de você. Você aprenderá como deixar sua marca famosa na web e influenciar cada vez mais pessoas por meio de ferramentas como Twitter, MSN, Yammer, programas de filiação e outras ferramentas de redes sociais. Aprenderá diversas maneiras de fazer sua própria assessoria de imprensa na internet fomentando conteúdo sobre sua marca e aumentando sua presença on-line e seu "buzz" positivo na rede.

Neste 6º P você verá como gerar conteúdo para o site e para a rede concomitantemente por meio de conteúdo embedado, ou seja, vídeos, slides de Power Point, arquivos em pdf, arquivos mp3 e outros que estejam hospedados em sites como YouTube e SlideShare, mas que estão sendo apresentados em seu site.

Com isso, seu site pode ter conteúdo multimídia utilizando ferramentas de outros sites ao mesmo tempo em que marca sua presença nesses sites, principalmente no YouTube, que já é a segunda maior ferramenta de busca do país.

Além disso, apresento várias abordagens e dicas para que sua marca gere credibilidade na internet e aumente de maneira significativa a taxa de conversão de visitantes em compradores.

O pilar da credibilidade é muito explorado neste 6º P. É nesse "P" que faremos com que a rede fale de sua empresa de maneira positiva estimulando o boca-a-boca no ambiente web para que sua marca ganhe credibilidade e alcance maiores margens.

7.7 Sétimo P: Personalização

Para cada contato de e-mail deixado por um visitante de seu site, você ganha um contato direto com alguém que já entrou em contato com sua marca e, portanto, é um cliente potencial.

A dúvida da maioria das empresas é como aproveitar esses contatos de maneira a gerar mais conversões. Trata-se de um público potencial grande e acessível de forma barata e imediata.

Neste 7º P mostrarei como fazer a captação de e-mails de visitantes e aproveitá-los ao máximo estudando seu comportamento de compra, segmentando-os adequadamente de acordo com seu negócio, direcionando ofertas e comunicações exclusivas para cada segmento, classificando os contatos de forma a entender cada vez melhor o comportamento de cada um de seus consumidores.

Você verá como organizar todos esses contatos em um banco de dados (e não um "bando de dados", como a maioria das empresas tem) e, a partir daí, ter um custo de aquisição muito menor perante o custo de novos compradores. Saberá como aproveitar sazonalidades de cada segmento de público para fazer uma oferta pertinente e eficiente.

Você aprenderá a se comunicar com seus contatos por e-mail sem cair no chamado "spam" e aprenderá também a fidelizar seus clientes de modo a aumentar o número de vendas e pedidos de orçamento.

7.8 Oitavo P: Precisão

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado, já dizia uma velha máxima corporativa. Não há verdade mais absoluta e mais ignorada no mundo dos negócios.

Para fazer suas vendas crescerem e, consequentemente, sua empresa alcançar metas cada vez maiores, é preciso mensurar todos os resultados de suas ações para saber o que deu certo e o que não deu. Só assim você poderá fortalecer o que deu certo e eliminar o que não deu, aumentando sua margem de acertos ao longo do tempo.

Neste 8º e último P do livro, você aprenderá quais as ferramentas de mensuração disponíveis no mercado (muitas delas, gratuitas), como extrair delas dados relevantes para seu negócio, como interpretar tais dados e transformá-los em informação pertinente e, em seguida, como transformar tais informações em conhecimento para descobrir quais os próximos passos a seguir.

Você saberá como determinar quais palavras-chave no Google estão gerando a maior quantidade de contatos ou vendas, quais blogs ou sites estão trazendo mais visitantes-clientes e de quais cidades do país e do mundo estão vindo mais compradores.

Você descobrirá quanto tempo os visitantes estão passando em seu site, quais as páginas mais acessadas por eles (ou seja, quais páginas estão cumprindo melhor o papel de persuadir o visitante a converter uma meta), aprenderá como comparar o resultado de duas páginas diferentes para verificar qual está ocasionando mais resultado e muito mais.

A grande vantagem da internet frente ao mundo off-line é a capacidade de mensuração, de gerar números para analisar continuamente seu negócio e para onde ele está se encaminhando.

É preciso utilizar essa capacidade para visualizar de forma clara e objetiva quais os próximos passos que você deve dar para que seu negócio tenha receitas e lucros cada vez maiores.

A mensuração em um negócio virtual é a parte mais importante e que traz os melhores resultados em termos de custo-benefício e retorno sobre seu investimento, por isso, aprender tais técnicas é fundamental para que seu negócio se desenvolva.

Neste ponto, você aprendeu tudo o que precisa para fazer seu negócio virtual ter êxito e crescer de forma sustentável e lucrativa. Você aprenderá, depois de entender completamente o 8º P, como voltar ao 1º e refinar o conhecimento do consumidor 2.0 de seu negócio - aprenderá cada dia mais sobre seu consumidor 2.0 e estará pronto para cumprir novamente todos os Pês apresentados com uma visão mais clara de seu negócio.

Chegando ao 8º P, um ciclo se fechou. Você aprendeu a planejar o que vai fazer, desenvolver o que planejou, atrair tráfego para seu negócio online, reter esse tráfego em seu site, gerar credibilidade para sua marca, transformar tráfego em vendas, fidelizar o cliente e gerar mais vendas de forma cumulativa.

Todo esse processo, porém, é retroalimentado por meio de mensurações contínuas de resultados obtidos em cada ação. No 8º P, você aprenderá a medir tais resultados, gerar relatórios conclusivos e agir segundo as informações que eles estão fornecendo para melhorar seu negócio a cada dia.

*
"Google Marketing"
Autor: Conrado Adolpho Vaz
Editora: Novatec
Páginas: 656

Ao menos cem aplicativos estarão disponíveis para iPad

da Folha Online

Atualizado às 09h26.

A Apple aprovou pelo menos cem aplicativos para a loja virtual iPad App Store, que será lançada neste sábado (3), quando as encomendas do tablet da Apple de fato começarão a chegar.

Entre os aplicativos disponíveis, estão uma interface que facilita o uso do microblog Twitter; um para jogar Sudoku; um game de corrida, outro de voo; Pacman; outros cinco games da empresa Pangea, incluindo um sobre dinossauros; um sistema de recepção de notícias da agência Reuters; e mais de um simulador de piano.

No entanto, o aplicativo que a Amazon anunciou que desenvolveria para o iPad não está na lista de aprovados pela Apple fornecida pelo site TechCrunch.

Na semana passada, a livraria on-line revelou que estava fabricando um aplicativo de seu leitor eletrônico Kindle para o tablet da Apple, assim como para outros tablets que devem ser lançados neste ano.

No dia 19 de março, começou a circular um e-mail enviado pela Apple aos desenvolvedores, dizendo que passaria a aceitar aplicativos para seu iPad. Era um convite para que submetessem seus aplicativos para aprovação da empresa.

O envio deveria acontecer até o dia 27 deste mês se os desenvolvedores quisessem fazer parte do lançamento mundial do produto.

Busca pelo Google de termos censurados na China sobe 10 vezes em Hong Kong


da Folha Online

As buscas por termos politicamente delicados para a China aumentaram mais de dez vezes na versão do Google em Hong Kong, na terça-feira passada (23).

Isso aconteceu logo depois que a empresa redirecionou o acesso ao seu buscador na China para o servidor em Hong Kong, informou o jornal "New York Times" neste domingo (28).

Apesar de a ex-colônia britânica fazer parte da China, possui um alto grau de autonomia, como região administrativa especial.

Assim, termos como "Tiananmen" --Praça da Paz Celestial, em Pequim, onde ocorreu o massacre do governo contra protesto em 1989--, "Falun Gong" --prática de treinamento mental fundada em 1992 e perseguida pelo governo chinês-- e "corrupção" saltaram nas buscas nessa versão do buscador.

Ainda assim, essas buscas caíram rapidamente nos dias posteriores, porque a maioria dos chineses não fez questão de pesquisar conteúdos delicados como esses, e também devido ao bloqueio quase total que a China ainda praticava sobre as páginas.

Jeff Widener/AP

Imagem de homem bloqueando passagem de tanques do Exército marcou o massacre na praça da Paz Celestial

Teste de aceitação do iPad começa em lojas dos EUA no sábado

GABRIEL MADWAY
da Reuters, em San Francisco

Depois de meses de rumores, especulações e sigilo, a Apple vai submeter seu computador tablet iPad ao teste que realmente importa: o do público comprador, no próximo sábado (3), nos Estados Unidos.

A expectativa é de disparada inicial nas vendas do iPad assim que o produto chegar às lojas dos Estados Unidos. Com a ajuda de dezenas de fãs da Apple, filas devem se formar nas lojas do país antes das 9h, numa corrida para ver quem é o primeiro a brincar com o novo aparelho, cujo modelo mais barato custa US$ 499.

Mesmo com as pessoas que encomendaram o iPad com antecedência estejam autorizados a retirá-los a partir de 3 de abril, aqueles que fizeram suas encomendas on-line mais recentemente foram informados de que os aparelhos não serão embarcados antes de 12 de abril.

No entanto --desconsiderado o entusiasmo de lançamento--, o que fica menos claro é se o iPad conseguirá atrair o público convencional, para além dos fanáticos pela marca, depois dos primeiros meses de excitação após o lançamento e ao longo do ano que vem. Isso definiria uma nova categoria de aparelhos que completam a lacuna entre o celular inteligente e os notebooks.

As ações da Apple registraram alta recorde com o acréscimo do iPad às estimativas de lucros dos analistas e em meio a informações de pré-encomendas saudáveis. Mas as previsões de vendas do aparelho em seu primeiro ano variam amplamente --entre 2 milhões e 5 milhões de unidades, e refletem a dificuldade em prever as dimensões de um mercado ainda não testado.

Sempre bem provida de ambição, a Apple está oferecendo o iPad como um novo aparelho de mídia que combina a mobilidade e simplicidade de um celular inteligente à velocidade e tamanho de tela de um laptop.

"É uma aposta de alto risco e alta recompensa, porque, dada o portfólio relativamente estreito de produtos da Apple, caso um equipamento lançado fracasse, a empresa sai prejudicada", disse Van Baker, analista da Gartner, que antecipa que o iPad será sucesso.

Grande iPhone

O iPad se assemelha a um iPhone de maior porte, com tela sensível a toques de 9,7 polegadas, e pode operar com a maioria dos mais de 100 mil aplicativos que tornaram o iPhone tão popular.

O produto é uma criação típica da Apple, com cerca de 1,3 centímetro de espessura e 700 gramas de peso. O aparelho é equipado com rede sem fio WiFi e a bateria dura 10 horas. A conectividade com redes celulares de terceira geração virá mais tarde em abril, com o modelo mais caro custando US$ 829.

Especialistas em tecnologia elogiaram a tela elegante do iPad e seu rápido programa de navegação pela internet, mas também criticam a falta de câmera e a incapacidade do produto de executar mais de um aplicativo por vez e de não ser compatível com sites que usam o programa Flash da Adobe, que é requerido para visualização de sites populares de vídeo como o Hulu.com.

As avaliações iniciais foram baseadas em testes rápidos depois que o presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, revelou o aparelho em janeiro. Colunistas influentes de tecnologia, como Walt Mossberg, do "Wall Street Journal", e David Pogue, do "New York Times", ainda não fizeram avaliações aprofundadas do aparelho, algo que pode influenciar o desempenho das vendas entre o público menos familiarizado com tecnologia.

Se o iPad for bem sucedido, o aparelho poderá definir um padrão para a onda de tablets que serão lançados este ano, produzidos por empresas rivais que incluem Hewlett-Packard e Dell, e fornecer uma passagem da mídia impressa para um futuro digital.

Comparativamente, as apostas são altas de sucesso inicial de vendas do iPad. As vendas do iPhone superaram a marca das 1 milhão de unidades 74 dias depois que o celular foi lançado em 2007 e o produto vendeu mais de 2 milhões de unidades no quarto trimestre do mesmo ano, após um grande corte de preços feito em setembro de 2007.

A Apple vendeu mais de 40 milhões de iPhones em menos de três anos em que o aparelho está disponível no mercado.

Jogos de música devem lançar títulos para videogames por movimento


ANTONY BRUNO
da Reuters, em Denver

Os jogos de música estão prontos a fechar o círculo e o estágio seguinte desse segmento que vem enfrentando problemas se enquadrará na conhecida categoria dos jogos de dança, acionados por novos controladores com sensores de movimentos que devem chegar ao mercado no final deste ano.

A Microsoft planeja levar às lojas o sistema Project Natal em tempo para a temporada de festas de fim de ano. O aparelho é uma câmera que reconhece os gestos e movimentos de todo o corpo do usuário como forma de controlar um videogame.

Adriano Vizoni -28.jan.10/Folha Imagem

Jogos de música vem enfrentando problemas, e deve se enquadrar na conhecida categoria dos jogos de dança

O Move, da Sony, anunciado na Game Developers Conference, em março, é mais parecido com o sistema do Nintendo Wii, com um controlador que o usuário segura nas mãos, um sensor que rastreia os movimentos e uma câmera que projeta tudo isso para o jogo, afirma a revista Billboard.

Diversas produtoras de videogame, entre as quais a Harmonix, criadora da série "Rock Band" devem lançar jogos que utilizam esses novos controladores de captura de movimentos ainda este ano, se bem que a maioria dos títulos não deve chegar ao mercado antes de 2011. Fontes dizem antecipar que as produtoras lancem alguns desses títulos na conferência de videogames E3, em junho.

Os jogos que tomam a dança como base terão presença forte nesses lançamentos e devem oferecer um estímulo muito necessário ao segmento de jogos de música.

As vendas da categoria despencaram nos 12 últimos meses, com a queda do interesse pelas séries "Guitar Hero" e "Rock Band".

O problema, de acordo com Jesse Divnich, vice-presidente de serviços de análise da Electronic Entertainment Design and Research, é que, apesar de um dilúvio de conteúdo novo, não houve inovações nos recursos do gênero. E o conteúdo, diz Divnich, só é capaz de sustentar uma série durante algum tempo.

O precursor dos jogos de música e ritmo como "Guitar Hero" e "Rock Band" foi "Dance Dance Revolution", da Konami, hit nos fliperamas que posteriormente migrou para as plataformas domésticas. O jogo dependia de um controlador especial, na forma de um tapete, e ele demonstrou pouca evolução, mais ou menos como os controladores em forma de guitarra e bateria usados em "Guitar Hero" e "Rock Band".

"Foi muito popular, mas sem chegar à audiência mais ampla que 'Guitar Hero' atingiu", disse Divnich. "O Project Natal e o Sony Move levarão a categoria de dança a uma audiência mais ampla. Essa categoria pode movimentar 1 bilhão de dólares dentro de 24 meses."

Sony impede Beyoncé de colocar seus vídeos no YouTube


da Efe, em Los Angeles

A gravadora Sony, selo de gravação da cantora Beyoncé, bloqueou os videoclipes da artista no canal que a múltiplo ganhadora de Grammys tem no YouTube por infringir a lei de "direitos autorais", informou hoje a imprensa dos EUA

Trata-se da primeira vez que uma gravadora aplica a lei de direitos autorais em um canal de distribuição de vídeos da propriedade de um de seus artistas.

Desde sexta (26), os admiradores da cantora que visitam o espaço encontram uma tela negra e uma mensagem da Sony justificando a ação.

"Este vídeo tem conteúdos da Sony Music Entertainment, que o bloqueou em seu país por temas de direitos autorais", se afirma.

Reprodução

A cantora Beyoncé no clipe de "Single Ladies", um dos que foi proibido pela Sony de ser veiculado no YouTube

Vídeos populares como "Single Ladies", "Sweet Dreams" ou "Vídeo Phone", vistos mais de 25 milhões de vezes no canal de Beyoncé no YouTube, são alguns dos que ficaram cancelados e só estão disponíveis gravações realizadas pela artista em campanhas promocionais.

No YouTube, mas fora do canal de Beyoncé, é possível encontrar alguns dos vídeos da cantora, como no canal VEVO, do que são coproprietários Sony e Universal Music.

Austrália anuncia "olho biônico" para devolver visão a cegos


da Folha Online

O governo da Austrália apresentou nesta terça-feira (30) um protótipo de "olho biônico", cujos responsáveis esperam que seja capaz de devolver a visão a muitos cegos. Os responsáveis divulgam o projeto como "o maior marco" desde o desenvolvimento do alfabeto Braille.

A iniciativa, na qual Canberra investiu 42 milhões de dólares australianos (US$ 38,6 milhões), "pode ser um dos avanços médicos mais importantes de nossa geração", afirmou o primeiro-ministro, Kevin Rudd.

SXC

Austrália apresentou nesta terça-feira (30) um protótipo de "olho biônico", que terá a capacidade de devolver visão a cegos

"O projeto do olho biônico permitirá à Austrália se manter na vanguarda desta linha de pesquisa e comercialização, e pode devolver a vista a milhares de pessoas no mundo todo", disse Rudd.

Segundo os cientistas australianos, a invenção se implanta parcialmente no globo ocular e foi projetada especialmente para pacientes que sofrem uma perda de visão degenerativa e hereditária causada por uma condição genética conhecida como retinitis pigmentosa.

Wireless

O "olho biônico" dispõe de uma pequena câmera, montada sobre um par de óculos, que captura imagens e as envia a um processador que pode ser guardado no bolso.

O dispositivo transmite um sinal de forma wireless (sem fio) à unidade dentro da retina, que estimula os neurônios vivos e ainda ativos dentro desta, mandando as imagens ao cérebro.

Os usuários do sistema não voltarão a ter vista perfeita, mas espera-se que sejam capazes de distinguir pontos de luz que o cérebro poderá transformar em imagens.

O pesquisador Anthony Burkitt, diretor da Bionic Vision Australia, que produziu o protótipo, disse que o aparelho poderá mudar as vidas das pessoas.

"Nós antecipamos que este implante na retina vai fornecer a usuários mobilidade e independência, e que futuras versões dele vão por fim permitir que se reconheça faces e ler textos em grande quantidade", disse ele.

O olho biônico está sob testes, para o primeiro implante em humanos em 2013.

Com Efe e France Presse

Serviços de celular do Google são parcialmente bloqueados na China

da Reuters, em Nova York

O Google afirmou que seus serviços de telefonia móvel foram "parcialmente bloqueados" na China por dois dias, cerca de uma semana depois que a empresa fechou seu principal portal no país e redirecionou as buscas para um site baseado em Hong Kong.

Em um site mostrando a acessibilidade dos serviços Google na China, a empresa listou a telefonia móvel como "parcialmente bloqueada" no domingo e na segunda-feira --não há detalhes sobre o tamanho do bloqueio. Antes de domingo não houve problemas com o serviço móvel na China.

Esse site de status também mostra que o YouTube e os blogs hospedados pelo Google são permanentemente bloqueados na China. O bloqueio parcial ocorre também a semana inteira com o Google Docs, o site de fotos Picasa e o Google Grupos.

O Google parou de censurar os resultados de buscas na China no início deste mês, fechando o Google.cn e redirecionando o tráfego para um site não censurado em Hong Kong. Apesar disso, os resultados sensíveis seguem bloqueados pela China.

O maior sistema de buscas na internet informou que pretende manter algumas operações na China, incluindo pesquisa e desenvolvimento e vendas, mas analistas disseram que o governo chinês pode dificultar as coisas para o Google.

Com Folha Online

Brasil defende que países da América Latina adotem o mesmo padrão de TV digital


da Agência Brasil, em Brasília

O governo brasileiro quer convencer os países da América Latina a adotar o mesmo padrão de TV digital brasileiro. O assunto foi tratado nesta segunda-feira (29), durante reunião do ministro das Comunicações, Hélio Costa, com o ministro da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Roberto Kreimerman, cuja pasta também engloba a área de telecomunicações no país vizinho.

De acordo com Hélio Costa, embora ainda não haja acordo formal, a conversa já está avançada. "Queremos que seja um padrão da América Latina e não só do Brasil", disse.

Valter Campanato -5.ago.09/ABr

"Queremos que seja um padrão da América Latina e não só do Brasil", disse ministro Hélio Costa sobre padrão de televisão digital

O governo brasileiro, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estaria disposto a oferecer crédito aos uruguaios para a compra de equipamentos no Brasil, além de firmar parceria com o objetivo de dar apoio técnico.

"Na semana passada, estivemos no Uruguai, onde fizemos uma demonstração técnica do padrão adotado no Brasil", disse o ministro. Segundo ele, as conversas com mesmo objetivo já estão adiantas com países como Honduras, El Salvador, Costa Rica e Cuba.

Na semana passada, em um acordo assinado em Quito, o governo do Equador anunciou sua adesão ao ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial), como é chamado o padrão de TV digital aberta nipo-brasileiro. O Equador é o sexto país da América Latina a aderir oficialmente ao padrão. Além do Brasil, adotam o padrão o Peru, a Argentina, o Chile e a Venezuela.

Na África, Moçambique e África do Sul também vêm mantendo encontros com autoridades brasileiras para estudar a possibilidade de implantarem o sistema.

Ao lançar a TV Digital no Brasil há dois anos, o governo estipulou um prazo para o fim das transmissões analógicas. De acordo com o ministro da Comunicações, Hélio Costa, a data limite seria 29 de junho de 2016. Recentemente, o ministro das Comunicações admitiu que a data pode ser adiada.

Com Folha Online

Microsoft lança pacote de emergência para Internet Explorer hoje


da Folha Online

A Microsoft anunciou um pacote de atualização de emergência para todos os clientes do Windows de todas as versões --inclusive para servidores, que vai ser liberado nesta terça-feira (30).

Trata-se da falha divulgada na primeira quinzena do mês pela companhia.

Usuários cuja configuração dos computadores é definida para instalar as atualizações de segurança terão a correção automaticamente. Quem não recebe automaticamente as atualizações deve ir em www.microsoft.com/security e baixar o pacote.

A atualização é direcionada à vulnerabilidade dos navegadores Internet Explorer 6 e 7, anunciadas recentemente. A vulnerabilidade não afeta o IE 8, tampouco o IE7 que roda com Vista no modo de proteção.

"Neste momento, estamos conscientes de que os ataques eram direcionados para usar esta vulnerabilidade, disse a Microsoft, em comunicado de segurança. "Vamos prosseguir monitorando as ameaças e atualizar este comunicado, caso a situação mude."

Em janeiro, a companhia admitiu que piratas virtuais exploraram uma falha no navegador para lançar uma série de ciberataques conta várias redes e sites, incluindo aquelas operadas pelo Google e pela Adobe. A Microsoft lançou uma atualização de emergência para consertar a falha.

Pacotes de segurança extraordinários são raramente liberados pela Microsoft. O ciclo normal de atualização ocorre uma vez ao mês.

A Microsoft também aconselha que usuários atualizem a versão do navegador para o IE8.

Editoria de Arte/Folha Imagem

Estúdio recruta estudantes para rastrear downloads ilegais


da Folha Online

A Warner Bros está contratando estudantes universitários dos Estados Unidos para espionar pessoas que fazem downloads ilegais.

SXC

Warner Bros está contratando estudantes dos EUA para espionar downloads ilegais

O recrutamento ocorre partir de uma propaganda da distribuidora de filmes na Universidade de Manchester, segundo informam sites de tecnologia como o TechRadar nesta segunda-feira (29).

O emprego tem a descrição de interno de antipirataria, e tem um contrato de 12 meses.

A expectativa é de que o contratado "prepare envios de alerta de infração e vá em busca de retornos"; além de que "dê entrada em dados de pirataria e outras informações para a base de dados forense".

Segundo o comunicado, o escolhido vai receber US$ 47,5 mil pelo período de trabalho.

Garoto-propaganda da Telefônica, Marcelo Tas recebe críticas durante pane


MARINA LANG
colaboração para a Folha Online

O Speedy, serviço de internet banda larga da Telefônica, está em colapso nesta semana. Ato contínuo: Marcelo Tas, apresentador, blogueiro e garoto-propaganda da empresa, recebe dezenas de críticas e comentários enviesados pela internet. Até a publicação desta reportagem, já foram por volta de 50 mensagens só pelo Twitter.

A pane da conexão da Telefônica, que já dura pelo menos cinco dias, afetou milhares de internautas. Manifestações associadas a Tas contra o serviço da empresa ocorrem tanto na caixa de comentários do blog do jornalista quanto no seu perfil de microblog.

Cobranças diretas ("Ei, Marcelo Tas, quando volta meu Speedy?"), insinuações ("E ainda há quem sucumba a fazer tweet pago pra Tele(a)fônica") e ironias ("A Telefônica anda merecendo um 'Proteste Já' [quadro do "CQC"]. Mas algo me diz que o Marcelo Tas não vai fazer") relativas à pane se espalham pelo serviço de microblog.

Reprodução

Na página do Speedy, "Marcelo Tas está cheio de dicas para você"; no Twitter, jornalista recebe críticas

No Twitter e no site do Speedy, Tas faz propaganda do serviço Xtreme, um pacote de TV fechada, telefone e internet por fibra óptica da companhia espanhola. Ele diz que ligar sua imagem à pane da empresa não passa de "manipulação" --Tas tem mais de 29 mil seguidores por lá e destaca que, por comparação, o universo de críticos é "insignificante".

Os internautas só ficaram sabendo que ele estava fazendo propaganda para divulgar um serviço da Telefônica após o diário econômico norte-americano "The Wall Street Journal" publicar uma reportagem mostrando que ele tinha sido contratado pela empresa para fazer "tweets" (mensagens de até 140 caracteres) citando o serviço Xtreme.

"Senti a reação caipira de algumas pessoas em ver isso como algo venal, de que estou vendendo um serviço", disse Tas, à época. Ele se referia às críticas de alguns internautas de que teria "se vendido". Para Daniel Castro, jornalista da Folha que assina a coluna "Outro Canal", Tas afirmou que não acha ético que jornalista faça propaganda disfarçada. "Mas não é absolutamente isso o que estou fazendo", rebateu.

A Folha Online entrou em contato com Marcelo Tas ontem. "Eu não estou sendo alvo de críticas. Isso é você que está dizendo. Algumas pessoas mal-informadas que estão fazendo essa confusão, mas a maioria das pessoas não está falando isso", disse. Tas ressaltou que a Telefônica é patrocinadora do "CQC", mas nem por isso associam o integrante Rafinha Bastos à deficiência dos serviços prestados pela companhia.

"Tenho tudo isso registrado. Essa tese, para mim, é totalmente manipuladora. Eu tenho elas [as mensagens] aqui. Eu avaliei e é insignificante."

Tas disse ainda que não é porta-voz "nem da Telefônica, nem da Pepsi, nem da Skol, de nenhum dos patrocinadores", e que, portanto, não tem "nada a dizer" sobre a pane do Speedy.

A Telefônica, que lidera pelo terceiro ano consecutivo o ranking de reclamações fundamentadas pelo Procon, diz que prefere não se manifestar sobre esta reportagem.

Holandês cria sex-shop na internet para muçulmanos


da France Presse, em Haia

Atualizado às 14h48.

Um sex-shop na internet para os muçulmanos, que apresenta produtos de acordo com a sharia, a lei islâmica, acaba de ser inaugurado na Holanda, anunciou o criador do site.

"Recebemos 70.000 visitas nos quatro primeiros dias após o lançamento do portal "El Asira"" (Sociedade, em árabe), declarou Abdelaziz Aouragh, de 29 anos.

Divulgação

Homepage do sex-shop muçulmano on-line "El Asira", criado pelo holandês Abdelaziz Aouragh, 29, que busca seguir a a lei islâmica

O endereço do site foi divulgado como elasira.com ou elasira.net, mas agora está fora do ar. "O acesso está proibido para a página solicitada", diz a mensagem de erro.

O portal, para a venda pela internet de produtos eróticos, o primeiro destinado aos muçulmanos, segundo Aouragh, pretende ajudar os casados a "melhorar a saúde sexual".

Os clientes podem escolher em catálogos reservados aos homens e às mulheres entre 15 produtos: estimulantes, lubrificantes, cremes de massagem ou pílulas supostamente afrodisíacas.

Aparelhos vibratórios, vídeos e revistas pornográficas não figuram nos catálogos.

A apresentação é simples e os produtos têm a garantia de ser "halal", ou seja, sem componentes proibidos pelo rito muçulmano, como as gorduras animais de porco ou o álcool.

"Muitos muçulmanos dificilmente podem conseguir alguns tipos de produtos", explicou Aouragh, que também é muçulmano e trabalha em uma empresa de ajuda a pessoas com deficiência.

"Enquanto não vender brinquedos sexuais ou este tipo de coisa e se concentrar nos cremes e óleos que melhoram a vida dos casais, não há problema", declarou à France Presse o imã Abdul Jabbar.

"O profeta Maomé respondeu a muitas perguntas relativas à sexualidade", recordou Jabbar.

Claudia Leitte é garota-propaganda do YouTube para Copa 2010


MARINA LANG
da Folha Online

Atualizado às 11h35.

Com a Rede Globo como detentora de direitos de transmissão no Brasil da Copa 2010, o YouTube, maior site de vídeos do mundo, lançou um canal para o assunto chamado Palpita Brasil, nesta terça-feira (30). Sua garota-propaganda é a cantora Claudia Leitte.

Leitte vai convidar os usuários a fazer letras para a melodia da música "Máscaras". O vencedor conhecerá a cantora e participa da gravação da canção --que foi concedida para ser o hino do canal para a Copa do Mundo na África do Sul.

Voltado aos bastidores que gravitam em torno do evento mundial, o projeto do Google é a principal aposta para o Brasil. Os parceiros do Google são o canal de esportes ESPN e a gravadora Sony Music.

Divulgação

Claudia Leitte será garota-propaganda de canal do YouTube para a Copa do Mundo 2010 na África do Sul

"É a primeira vez que o YouTube faz um projeto desse tamanho", afirma Regina Chamma, gerente de produto do Google Brasil. "A gente não está no caminho da transmissão de jogos, nesse lugar-comum. A gente está no caminho da paixão, de palpitar. A gente quer ver as fantasias, os rostos pintados. Tem o apelo da música e do futebol."

A participação do usuário deve ocorrer no canal, que poderão enviar mensagens para a seleção. "Queremos criar a maior torcida on-line do mundo", diz a gerente. No entanto, o conteúdo profissional fica a cargo de repórteres contratados para a plataforma.

Para evitar que o usuário burle os direitos de transmissão, o conteúdo do canal será previamente moderado, e ficará pendente para entrada no site. "Nossa preocupação com copyrights e trade marks é grande, o conteúdo será filtrado antes de entrar no canal", afirma Chamma.

Outros conteúdos profissionais --como veiculação de imagens relativas à Copa-- serão feitas pela ESPN, que tem todo o "know-how" [capacidade] para isso, segundo o Google.

A plataforma será integrada com outros serviços do Google, como links patrocinados, o Google Maps e o Orkut.

O endereço do canal é www.youtube.com/palpitabrasil.