domingo, 28 de fevereiro de 2010

Loja de aplicativos é maior trunfo do iPhone 3GS



28/02/2010 - 08h07
Loja de aplicativos é maior trunfo do iPhone 3GS

ALEXANDRE ORRICO


da Folha de S.Paulo


Depois de revolucionar o mercado da música digital com o iPod, a Apple balançou o universo dos celulares inteligentes com o iPhone. A última versão do aparelho, a 3GS, foi lançada em agosto no Brasil --com o já conhecido design caprichado e tela sensível a toque.
O iPhone é multifunção: telefone, iPod e dispositivo para acesso à internet. Ainda fazem parte do acervo do equipamento uma câmera de 3 megapixel que grava vídeos, acelerômetro e controle por voz.
Editoria de Arte/Folha Imagem
Mais de 150 mil aplicativos (pagos e gratuitos) estão disponíveis para download na App Store, acessado pelo programa iTunes. Pode-se achar literalmente de tudo, desde programinhas para aprender outras línguas até games e livros digitais de receitas culinárias.
Uma crítica recorrente ao iPhone é sobre o fato de ele não executar mais de um programa ao mesmo tempo. Não é possível ouvir música transmitida pela internet e navegar na rede ao mesmo tempo, por exemplo.
Outro problema é a falta de suporte ao Flash. Sem suporte ao complemento da Adobe, usuários não podem acessar toda o o conteúdo da internet, incluindo cerca de 70% dos games e 75% dos vídeos.
Dependendo da operadora, do plano escolhido e da capacidade do aparelho (com 16 ou 32 Gbytes de espaço), ele pode ser encontrado por valores que variam entre cerca de R$ 750 até R$ 2.400. A Apple tem um link direto (bit.ly/buyappleiphone) para as ofertas das principais operadoras.

Com Pre e Pixi, Palm busca reconquistar lugar no mercado



28/02/2010 - 08h09
Com Pre e Pixi, Palm busca reconquistar lugar no mercado


PABLO TURAZZI


colaboração para a Folha de S.Paulo


A Palm foi uma das pioneiras no mercado de smartphones. Porém, a marca começou a perder espaço, especialmente após o crescimento do iPhone. Com o boom dos celulares inteligentes, a Palm precisava se modernizar para voltar a conquistar os consumidores.
A empresa criou um sistema operacional baseado em Linux, o webOS. No ano passado, lançou as linhas Pre e Pixi, que conquistaram blogs de tecnologia como o Gizmodo (gizmodo.com.br) e o Engadget (engadget.com) devido ao ótimo funcionamento do software.
Divulgação
Pixi e Pre, que ainda não estão disponíveis oficialmente no Brasil; linhas conquistaram blogs especializados Engadget e Gizmodo
Eles dispõem de diversas funções comuns aos smartphones modernos, como busca múltipla, facilidade de acesso a redes sociais e funções multimídia.
Até a conclusão desta edição, não havia previsão de lançamento dos novos aparelhos no Brasil. Por ora, o modelo mais avançado disponível no país é o Treo Pro, que funciona com Windows Mobile 6.1.
O aparelho, voltado para uso profissional, dispõe de 3G, GPS, teclado QWERTY, Wi-Fi, tela sensível ao toque com boa resolução e diversos aplicativos de multimídia e escritório.
Entre os modelos com menos recursos, destaca-se o Palm Centro. Mais voltado a usuários comuns, o aparelho facilita o acesso aos recursos multimídia. Porém não dispõe de 3G nem de Wi-Fi.

BlackBerry tem boa segurança e é indicado para e-mail e SMS



28/02/2010 - 08h10
BlackBerry tem boa segurança e é indicado para e-mail e SMS

EMERSON KIMURA


colaboração para a Folha de S.Paulo


Duas palavras não podem faltar quando o assunto é BlackBerry: e-mail e segurança. Baseado nesses pilares, os smartphones da canadense RIM (Research in Motion) conseguiram grande penetração no público corporativo --e hoje fazem sucesso também entre os consumidores finais, responsáveis por mais da metade das novas ativações de aparelhos.
A empresa não apenas fabrica os celulares como desenvolve o sistema operacional deles e "a tecnologia que integra a infraestrutura da operadora com o ambiente corporativo e os usuários finais", explica Angel Aldana, da RIM. Com essa estratégia, ela, teoricamente, pode oferecer maior segurança.
Divulgação
Duas palavras não podem faltar quando o assunto é BlackBerry: e-mail e segurança; aparelho faz sucesso com mercado executivo
O BlackBerry foi um dos maiores responsáveis pela popularização dos sistemas de e-mail push, nos quais as novas mensagens são automaticamente enviadas pelo servidor ao aparelho do usuário, sem que a sua caixa postal precise ser verificada periodicamente. Além de ter um ótimo sistema de push, seu design tradicional com teclado QWERTY favorece a digitação de textos.
Os aparelhos da RIM são provavelmente as melhores opções para quem prioriza segurança, e-mail e SMS, mas não são muito bons para navegar na rede, jogar games ou tocar conteúdo multimídia -eles fazem tudo isso, mas há concorrentes que o fazem bem melhor.Atualmente, o Bold 9700 é o principal modelo de BlackBerry disponível no mercado.

Aumentam opções com o sistema do Google no Brasil


28/02/2010 - 08h13
Aumentam opções com o sistema do Google no Brasil

RAFAEL CAPANEMA

da Folha de S.Paulo

Consumidores brasileiros contam com cada vez mais smartphones equipados com Android, o sistema operacional móvel do Google anunciado em novembro de 2007 e que, desde então, tem sido adotado maciçamente pelas principais fabricantes de telefones celulares, como a HTC, a Motorola, a Samsung e a LG.
Uma das principais características do sistema é a integração com os serviços da gigante das buscas. Preenchendo o seu nome de usuário e a sua senha do Google em um aparelho com Android, sincronizam-se automaticamente no celular seus compromissos no Google Agenda, seus e-mails no Gmail e seus contatos no Google Talk.
Divulgação
Consumidores brasileiros contam com cada vez mais smartphones equipados com o Android, sistema operacional feito pelo Google
O Google tem apostado em peso nos comandos de voz para Android, que servem para fazer buscas na internet e ativar funções. O recurso, porém, ainda não é capaz de reconhecer a língua portuguesa.
O modelo mais avançado com Android disponível no Brasil é o Milestone, da Motorola, com tela de 3,7 polegadas sensível ao toque, resolução de 480x800, teclado QWERTY, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e câmera de 5 Mpixels.
A Motorola também oferece no país o Dext, que tem tela de 3,1 polegadas sensível ao toque e teclado QWERTY e conta com a plataforma Motoblur, que centraliza atualizações de redes sociais, como o Twitter e o Facebook.
Já o Samsung Galaxy, que não vem com teclado físico, destaca-se pela tela sensível ao toque de 3,2 polegadas, com ótimo brilho e contraste.A LG, por sua vez, lançou recentemente no Brasil o modelo GW620, com tela de três polegadas sensível ao toque e teclado QWERTY.
Nexus One
O Nexus One, primeiro celular com marca própria do Google, fabricado pela HTC, deve chegar ao Brasil no segundo trimestre do ano, de acordo com o diretor-geral do Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, em entrevista à Folha em janeiro.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Adobe mostra tecnologia Flash voltada para celulares



27/02/2010 - 08h05
Adobe mostra tecnologia Flash voltada para celulares

RAFAEL CAPANEMA


enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona


Desdenhada pela Apple, que quer o Flash longe do iPhone e do iPad, a Adobe, responsável pelo complemento multimídia, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular no Mobile World Congress na semana passada.
Hoje, são poucos os navegadores móveis capazes de reproduzir Flash, usado em sites como o YouTube e o Farmville.
Rafael Capanema/Folha Imagem
Adobe, responsável pela fabricação do complemento multimídia Flash, cortejou os fabricantes dos principais sistemas para celular
A depender da Adobe, isso vai mudar em breve. Em seu estande, ela demonstrava o Flash rodando nos browsers dos principais sistemas para celulares, como o Android, do Google, e o webOS, da Palm.
Durante a palestra do executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, no congresso, Erick Tseng, gerente de produto do Android, demonstrou um celular com o sistema do Google rodando Flash.
Segundo Tseng, a empresa está trabalhando em conjunto com a Adobe para otimizar a performance do complemento no Android.
A data de lançamento do Flash para celulares não foi divulgada, mas não será possível baixar e instalar o complemento por conta própria, como se faz nos computadores: será preciso aguardar a atualização do sistema pela fabricante do aparelho. Celulares novos já sairão de fábrica com Flash.
Para desenvolvedores
A Adobe apresentou ainda a versão móvel da plataforma AIR, que se propõe a facilitar a vida de desenvolvedores de programas para celulares. Em vez de reescrever os aplicativos para cada um dos sistemas móveis, bastará desenvolvê-lo uma só vez em AIR e portá-lo para as diferentes plataformas.
O AIR para Android deve chegar na segunda metade do ano, segundo a Adobe.

Windows móvel aposta em integração de módulos do sistema

27/02/2010 - 08h08
Windows móvel aposta em integração de módulos do sistema

RAFAEL CAPANEMA

enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona

Para a Microsoft, os telefones inteligentes atuais, fundamentados nas lojas de aplicativo celebrizadas pela Apple, estão ficando muito parecidos uns com os outros.
Como contraponto a esse modelo, a empresa apresentou o Windows Phone 7 Series, nova versão do sistema operacional para telefones celulares cuja palavra-chave é integração.
Albert Gea -15.fev.10/Reuters
Para a Microsoft, os telefones inteligentes atuais, fundamentados nas lojas de aplicativo, estão ficando muito parecidos entre si
Em vez de diversos aplicativos para executar as tarefas mais comuns, o Windows Phone 7 Series aposta em uma elegante interface unificada, derivada do Zune, tocador multimídia portátil da empresa.
Enquanto o Android, do Google, e o iPhone, da Apple, não paravam de crescer, e até a Palm, há pouco dada como morta, se reinventava com o Palm Pre e o seu webOS, a Microsoft comia poeira.
Com uma interface antiquada, calcada no uso das canetinhas stylus, há tempos o Windows Mobile não é levado a sério. A Microsoft, é claro, espera que isso mude com o lançamento da nova versão.
"Espero que o sete continue sendo o nosso número da sorte", afirmou Steve Ballmer, executivo-chefe da empresa, depois das demonstrações do Windows Phone 7 Series, no hotel Catalonia Plaza, em frente ao Mobile World Congress na semana passada. Ele se referia ao bem recebido novo sistema operacional para computadores da empresa, o Windows 7, sucessor do malfadado Vista.
Integração
O conceito de integração do Windows Phone 7 Series está aplicado nos módulos do sistema, que a Microsoft chama de hubs: o hub de pessoas, que agrega diversas formas de comunicação com contatos (e-mail, telefone, redes sociais etc.); o hub do Office, integrado ao pacote de escritório; o hub de fotos, que reúne tanto imagens tiradas no celular quanto postadas na rede; o hub de música e vídeo, sincronizado com um software de gerenciamento multimídia para Windows; e o hub de games, conectado com a rede Xbox Live.
Ainda que satisfeitos com as novidades da Microsoft, analistas e a mídia especializada ponderam que a resposta da empresa possa ter chegado tarde demais --o que só se saberá a partir do fim do ano, quando os primeiros aparelhos começarão a ser vendidos.

Smartbooks fazem a ponte entre netbook e smartphone


27/02/2010 - 08h12
Smartbooks fazem a ponte entre netbook e smartphone

RAFAEL CAPANEMA

enviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona

Eles são grandalhões, mas suas vísceras, do processador ao sistema operacional, são de smartphone.
Duas categorias emergentes de dispositivos portáteis estrelaram o Mobile World Congress na semana passada: os tablets --computadores com tela sensível ao toque-- e os smartbooks --híbridos de smartphone e notebook.
Manu Fernandez -17.fev.10/AP
Smartbook com Android, o Compaq AirLife 100, é um netbook por fora, com teclado e tela de 10"; por dentro, é um smartphone
O sistema operacional favorito desses aparelhos era o Android, do Google, cujo foco principal são os celulares, mas que hoje está presente em uma série de dispositivos, como leitores de livros eletrônicos.
A Nvidia demonstrou um tablet da Compal equipado com sua plataforma multimídia Tegra. Com tela sensível ao toque de sete polegadas, ele roda a versão mais recente do Android, a 2.1.
Segundo um representante da Nvidia, o preço ainda não foi definido, mas deve ficar no mesmo patamar do iPad, da Apple, cujo modelo mais simples sairá por US$ 499 nos Estados Unidos.
A Nvidia apresentou ainda protótipos com Windows CE. Para demonstrar as capacidades gráficas do Tegra, um dos aparelhos rodava o jogo Unreal Tournament.
Já a HP demonstrava um smartbook com Android, o Compaq AirLife 100. Por fora, ele é um netbook, com teclado e tela de dez polegadas. Por dentro, um smartphone, com processador Snapdragon de 1 GHz, Android e navegação GPS, com resposta ao toque adequada e boa performance.
Como o aparelho não é certificado pelo Google, não será possível instalar aplicativos do Android Market nele.
Sem preço divulgado, o AirLife 100 será vendido por enquanto somente na Espanha, com contrato de exclusividade da Telefonica.
Grande ou pequeno?
Em evento paralelo em Barcelona, a Dell apresentou o Mini 5, tablet com Android 1.6, ainda em fase de protótipo.
A tela sensível ao toque de 4,8 polegadas é menor do que a média dos tablets atuais, mas consideravelmente maior do que a de um smartphone. Apesar disso, o aparelho é capaz de fazer ligações.
O tablet da Dell conta com Bluetooth, Wi-Fi e GPS e sua data de lançamento não foi divulgada, apesar de a empresa prometer que o aparelho chegará ao mercado dos EUA ainda neste ano.

Conheça novos aparelhos com sistema operacional Android


27/02/2010 - 08h01
Conheça novos aparelhos com sistema operacional Android

RAFAEL CAPANEMAenviado especial da Folha de S.Paulo a Barcelona
Abraçado pela maior parte dos fabricantes de telefones celulares, o Android, sistema operacional móvel do Google, foi presença marcante em novos modelos apresentados no Mobile World Congress na semana passada.
A HTC lançou os celulares com Android que mais atraíram holofotes no evento: o Legend e o Desire.
Albert Gea -17.fev.10/Reuters
HTC Legend, que chega à Europa em abril, chama atenção pelo design e tem tela sensível ao toque e resolução de 320x480
Enquanto o Legend chamou a atenção pelo design, o Desire impressionou pelo poder de processamento.
Quase igual ao Nexus One, primeiro celular com marca própria do Google, fabricado pela HTC, o Desire tem especificações superiores às de um netbook de dois anos atrás: processador Snapdragon de 1 GHz, ROM de 512 Mbytes e 576 Mbytes de memória RAM.
Os números se traduzem em uma rapidez impressionante para navegar pelos menus do novo Android 2.1 e por sites pesados. Uma adição importante no navegador é o Flash, complemento multimídia da Adobe.
Com 3,7 polegadas e resolução de 480x800 pixels, a tela de Amoled tem excelente brilho e definição. A tela é multitoque e é possível dar zoom com o gesto de pinça, celebrizado pelo iPhone, em programas como o navegador e o Google Maps.
O Desire começará a ser vendido na Europa e na Ásia no início do segundo trimestre.
Já o Legend, que chega à Europa em abril, tem tela sensível ao toque de 3,2 polegadas e resolução de 320x480.
A Motorola mostrou novos aparelhos com Android, como o Backflip, cuja característica marcante é o teclado QWERTY que se dobra para trás.
O aparelho, que deve chegar ainda neste trimestre ao Brasil, pela Vivo, conta com o serviço Motoblur, que centraliza atualizações de redes sociais.
Já a Sony Ericsson demonstrou o X10 Mini e o X10 Mini Pro, aparelhos ultracompactos com Android e tela de 2,55 polegadas sensível ao toque. A diferença entre eles é o teclado QWERTY, presente na versão Pro. Eles rodam o Android 1.6, mas, segundo a empresa, a atualização chegará em breve.
A empresa promete que os aparelhos serão lançados no segundo trimestre do ano, sem listar em quais países.
Na apresentação de Eric Schmidt, executivo-chefe do Google, a empresa demonstrou um novo recurso do Goggles, aplicativo para Android, que permite traduzir um texto impresso apontando a câmera do celular para ele. A data de lançamento não foi definida.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Descontos para aparelhos Pixi podem prejudicar lucro da Palm

Descontos para aparelhos Pixi podem prejudicar lucro da Palm
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 17:35

Por Sinead Carew
NOVA YORK (Reuters) - A operadora norte-americana Sprint Nextel lançou uma promoção de 50 por cento de desconto para o smartphone Pixi, da Palm, no mesmo dia que a fabricante de aparelhos anunciou um corte na sua meta de receita, elevando preocupações sobre a lucratividade da empresa.

As ações da Palm recuavam cerca de 6 por cento perto do fechamento do pregão em Nova York nesta sexta-feira, após terem despencado 19 por cento na sessão anterior, quando a empresa publicou seu alerta sobre as receitas para o atual trimestre e o ano como um todo.

A Sprint, parceira mais próxima da Palm entre as operadoras dos Estados Unidos, começou na quinta-feira a vender o Pixi por 49,99 dólares. Já a rede varejista Walmart tem uma promoção em que o aparelho sai de graça junto com a assinatura de um contrato de serviços com umas de suas parceiras.

A Verizon Wireless, principal concorrente da Sprint, já oferece descontos de 20 por cento no aparelho Pixi, um mês depois de começar a vender o aparelho.

Não é comum operadoras de celular oferecerem descontos logo depois do lançamento de um aparelho.

"Inevitavelmente, isso irá prejudicar os resultados da Palm", disse o analista Lawrence Harris, da CL King.

O Pixi, segundo aparelho lançado pela Palm com seu próprio sistema operacional, chegou às prateleiras da Sprint em 15 de novembro. A operadora também conta com o Pre, outro smartphone da Palm, que teve vendas decepcionantes após uma reação inicial positiva pela indústria na época de seu lançamento, em janeiro de 2009.

CEO da SanDisk vê futuro otimista para memória flash

CEO da SanDisk vê futuro otimista para memória flash
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 17:25

MILPITAS, Califórnia (Reuters) - A fabricante de memórias flash SanDisk afirmou nesta sexta-feira que o futuro da indústria é promissor, ao passo que a tecnologia se torna mais "difundida" ao longo dos anos na nova geração de aparelhos móveis.
O presidente-executivo da empresa, Eli Harari, disse em reunião na sede da SanDisk que o crescimento do mercado nos próximos 10 anos será gigantesco em comparação com o crescimento da última década, uma vez que a Internet móvel vem se tornando onipresente.

"O que será diferente ao longo da próxima década, na verdade, é o tamanho do negócio, creio eu. O crescimento no futuro será em uma escala muito maior", disse Harari.

Ele espera produzir mais de 1 bilhão de unidades nos próximos dois anos, mesmo volume fabricado pela empresa nos últimos três anos.

A SanDisk --que concorre com empresas do nível de Samsung Electronics, Toshiba Corp e Hynix Semiconductor-- é a maior fabricante de cartões de memória flash NAND, que são usados em diversos aparelhos, como câmeras digitais.

Cerca de metade da receita da SanDisk vem da venda de memórias flash embutidas para fabricantes de equipamentos, e a outra metade, da venda de cartões de memória avulsos para varejistas. A empresa tem as 10 maiores fabricantes de celulares entre seus clientes.

(Reportagem de Gabriel Madway)

Órgão de privacidade da UE quer mudanças no Google Street View

Órgão de privacidade da UE quer mudanças no Google Street View
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 16:26

BRUXELAS (Reuters) - Autoridades de proteção de dados da União Europeia pressionam a gigante norte-americana de Internet Google para que o site reduza o período de armazenamento de imagens de seu controverso serviço Street View devido a preocupações com privacidade.
Lançado em São Francisco em 2007, o Street View dá ao usuário a possibilidade de navegar com uma visão de 360 graus de ruas, prédios, trânsito e pessoas, usando fotos tiradas da cidade pelos veículos-câmera do Google.

O Goole é criticado pelo serviço, que hoje está disponível em muitos países, por publicar imagens delicadas sem proteger a privacidade de indivíduos com borrões e por permitir que suas câmeras tirem fotos de propriedades privadas por cima de grades, cercas e muros.

O Google, que atualmente guarda as fotos por um ano, deve reduzir esse tempo pela metade, exigem autoridades de privacidade em carta enviada ao conselheiro global da empresa, Peter Fleischer.

(Reportagem de Foo Yun Chee)

Justiça dos EUA autoriza Microsoft a derrubar rede "bot" global

Justiça dos EUA autoriza Microsoft a derrubar rede "bot" global
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BANGALORE, Índia (Reuters) - A Microsoft recebeu autorização de um tribunal dos Estados Unidos para desativar uma rede global de computadores que é acusada pela companhia de espalhar spam e programas malignos, publicou o Wall Street Journal.
Um juiz aprovou pedido da Microsoft para desativar 277 nomes de domínio da Internet acusados pela produtora de software de estarem vinculados a uma "botnet", publicou o jornal. Uma botnet é uma rede de computadores controlados por hackers.

No processo aberto pela Microsoft, a rede botnet alvo da empresa chama-se "Waledac".

A decisão do tribunal exige que a VeriSign desligue temporariamente os endereços suspeitos, segundo o jornal.

Representantes da Microsoft não estavam imediatamente disponíveis para comentar o assunto.

Em 18 de fevereiro, a empresa de segurança NetWitness divulgou em relatório que um novo tipo de vírus de computador contaminou 75 mil máquinas em 2.500 organizações ao redor do mundo, incluindo contas de usuários de populares redes sociais.

Fabricante de chips NXP tem alta de 9% nas vendas do 4o tri

Fabricante de chips NXP tem alta de 9% nas vendas do 4o tri
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 16:

Por Harro ten Wolde
AMSTERDÃ (Reuters) - A fabricante holandesa de chips NXP antecipa vendas estáveis ou ligeiramente mais altas para o primeiro trimestre, depois do avanço registrado nos últimos meses.

A empresa, criada por cisão da Philips Electronics, em 2006, com uma aquisição alavancada, registrou alta de nove por cento em suas vendas do terceiro para o quarto trimestre, para 1,2 bilhão de dólares.

O presidente-executivo da NXP, Rick Clemmer, disse à Reuters acreditar que a tendência de alta da receita se manterá.

"No mercado de semicondutores, os fundamentos para um ano positivo existem, mas não temos clareza completa quanto ao segundo semestre e é difícil determinar se as coisas continuarão a melhorar gradualmente em base sequencial ou se haverá uma desaceleração", disse.

A NXP antecipa que as vendas do primeiro trimestre fiquem estáveis ou subam ligeiramente. "Mas isso está mais limitado por restrições de capacidade do que por qualquer outro fator no período", disse Clemmer.

"Vemos claramente uma forte demanda da parte de nossos clientes, e vemos o setor de semicondutores como um todo enfrentando problemas para expandir a produção o bastante para atender a seus compromissos para com os clientes", disse.

Clemmer disse que a NXP prevê expansão de vendas entre 15 e 19 cento em 2010, mesmo que o crescimento do setor se atenue em relação ao nível atingido no quarto trimestre de 2009.

"Mesmo que o setor de semicondutores não venha a crescer mais do que no quarto trimestre, o ano ainda deve ser relativamente bom em termos de crescimento anualizado", disse.

A NXP foi adquirida em 2006 por um consórcio de capital fechado liderado pela KKR, mas a Philips ainda detém 20 por cento das ações do grupo.

A aquisição de 2006 foi bancada primordialmente por uma emissão de títulos em múltiplas moedas de valor em torno de 5,7 bilhões de dólares, ou 4,5 bilhões de euros, e por uma linha rotativa de crédito de 500 milhões de euros.

Facebook é pressionado por vandalismo em páginas de homenagem

Facebook é pressionado por vandalismo em páginas de homenagem
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por Belinda Goldsmith
CANBERRA, 25 de fevereiro (Reuters Life!) - Ataques a páginas do Facebook em homenagem a duas crianças australianas assassinadas geraram pressões sobre a rede social para que se responsabilize mais por seus usuários.
Especialistas em mídia social dizem que é natural que pessoas que usam sites como Facebook e MySpace como uma de suas principais formas de comunicação se voltem aos sites em busca de conforto após uma tragédia pessoal.
Esses sites memoriais frequentemente atraem milhares de amigos e simpatizantes, como no caso das páginas criadas em homenagem a Elliott Fletcher, de 12 anos, e Trinity Bates, de 8, após suas mortes.
Os alunos da escola Brisbane College, no Estado de Queensland, congregaram no site memorial criado após Fletcher ter sido morto em uma briga na escola há duas semanas, mas a página foi vandalizada com comentários ofensivos e imagens de pornografia infantil, entre outras.
O mesmo aconteceu em uma página criada em homenagem a Bates, que foi sequestrada em Budaberg, Queensland. Seu corpo foi encontrado na segunda-feira próximo a um bueiro. Um adolescente, acusado de tê-la assassinado, também seria amigo dos pais da menina no Facebook.
A premiê do Estado de Queensland, Anna Bligh, apelou aos donos do site norte-americano para que descubram formas de impedir que esse tipo de "incidente nojento" ocorra novamente.
"Busco seus conselhos sobre se o Facebook pode fazer qualquer coisa para evitar que esse tipo de incidente nojento ocorra novamente", disse ela na carta.
Uma porta-voz do Facebook disse que o site tem regras para checar conteúdo e revisá-lo rapidamente depois de qualquer alerta sobre informações ofensivas ou ameaçadoras, pornografia e vídeos ou fotos violentas, e que removeria o conteúdo.
Além disso, segundo a porta-voz, os internautas que fizeram os ataques às páginas memoriais receberão um alerta ou terão suas contas desabilitadas.

Jobs diz que Apple tem que "pensar grande"

Jobs diz que Apple tem que "pensar grande"
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CUPERTINO, Califórnia (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, disse que sua companhia precisa "pensar grande" e seus 40 bilhões de dólares em caixa permitem uma maior flexibilidade, sugerindo que ele não possui planos imediatos de gastar o dinheiro em recompra de ações ou de dividendos.
Ao ser questionado durante uma reunião anual com acionistas sobre o que a Apple planeja fazer com o dinheiro em caixa --cerca de um quinto de seu valor de mercado-- Jobs afirmou que ter o dinheiro na mão dá segurança à empresa.
"Quando você toma riscos, é como pular. Quando não funciona, é bom saber que você sempre volta para o chão", disse o executivo.
Já que a Apple tende a gastar pouco com aquisições, analistas e acionistas querem que a companhia gaste o dinheiro do caixa com dividendos ou com uma recompra de ações.
Mas Jobs --que não esteve presente na última reunião devido a uma licença médica para um transplante de fígado-- indicou que, para ele, tal medida teria pouco impacto no valor das ações da Apple.
Jobs afirmou que a Apple irá buscar novas oportunidades fora dos Estados Unidos, e tem planos para abrir 25 lojas na China --maior mercado de telecomunicações do mundo-- nos próximos dois anos.
(Reportagem de Gabriel Madway e Alexei Oreskovic)

Samsung lança TVs 3D com meta de vendas de 2 mi de unidades

Samsung lança TVs 3D com meta de vendas de 2 mi de unidades
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

SEUL (Reuters) - A Samsung Electronics, maior marca de televisores do mundo, iniciou a venda de TVs 3D na Coreia do Sul nesta quinta-feira, com uma meta agressiva, buscando manter suas margens de vendas de tela plana e ganhar uma vantagem no novo mercado.
Fabricantes estão fazendo um marketing agressivo das TVs 3D, buscando formas para aumentar a média de seus preços e melhorar sua linhas de produtos após milhões de TVs de tela fina compradas para salas de estar, quartos e até cozinha e banheiros de domicílios.
A Samsung, concorrente da também coreana LG Electronics e de japonesas como Sony e Sharp, lançou três séries de televisores 3D com display LCD e iluminação com LED para venda no mercado coreano.
Os modelos devem ser lançados mundialmente no mês que vem e a Samsung planeja vender pelo menos 2 milhões de televisores 3D ainda este ano.
"Mesmo 2 milhões é uma meta conservadora e planejamos ainda criar o mercado com uma estratégia de marketing agressiva", disse o vice-presidente de vendas de telas e marketing da Samsung, Kim Yang-kyu, a jornalistas.
O 3D ainda é uma aposta arriscada para a indústria de televisores em busca de uma grande novidade, mas a falta de conteúdo em 3D, além dos preços altos e da necessidade do uso de óculos especiais, ainda são obstáculos à nova tecnologia.
(Reportagem de Miyoung Kim)

Videogame portátil da Nintendo, DSi XL, será lançado nos EUA

O Nintendo DSi XL é exibido em San Francisco. A Nintendo deve lançar seu mais novo console portátil nos Estados Unidos no final de março, informou a fabricante de videogames japonesa nesta quarta-feira.24/02/2010.
REUTERS/Kim White/Nintendo/Handout

Videogame portátil da Nintendo, DSi XL, será lançado nos EUA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Nintendo deve lançar seu mais novo console portátil nos Estados Unidos no final de março, informou a fabricante de videogames japonesa nesta quarta-feira.
O Nintendo DSi XL chegará às prateleiras nos EUA em 28 de março, a 189,99 dólares. O aparelho conta com duas telas, maiores que as dos modelos de DS atualmente no mercado.
O DSi XL já está disponível no Japão.
A Nintendo, fabricante do popular console Wii, é a maior vendedora de consoles nos EUA. Segundo o centro de estudos do setor NPD, a Nintendo vendeu cerca de 420 mil unidades do DS em janeiro.
Já sua principal concorrente, Sony, vendeu cerca de 100 mil unidades de seu console portátil PSP no mês passado.
(Reportagem de Gabriel Madway)

Cisco revelará tecnologia para melhorar Internet, diz fonte

Cisco revelará tecnologia para melhorar Internet, diz fonte
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

NOVA YORK (Reuters) - A Cisco Systems, fabricante de equipamentos de rede, anunciará em março uma tecnologia para que provedoras de serviços de telecomunicações forneçam conexões mais avançadas de Internet de alta velocidade, disse uma fonte próxima ao assunto na quarta-feira.
A medida segue o anúncio dos planos da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês) de exigir velocidades maiores de conexão como parte de seu Plano Nacional de Banda Larga, que será revelado em 17 de março.
A Cisco afirmou na quarta-feira que irá revelar novas tecnologias em 9 de março que "mudarão a Internet para sempre". Em seu site, a empresa disse que as mudanças mostrarão "o que é possível quando as redes ganham um jato de adrenalina".
A empresa não deu mais informações, mas a fonte afirmou que a tecnologia ajudará operadoras de telecomunicações a fornecer um melhor serviço de Internet rápida.
A FCC quer exigir uma velocidade mínima de 100 megabits por segundo (Mbps) para a Internet que será fornecida para 100 milhões de lares norte-americanos na próxima década, que se compara às atuais estimativas do mercado de uma velocidade de menos de 4 Mbps.
O Google também mexeu com o mercado de telecomunicações ao anunciar seu plano para criar sua própria rede de Internet de altíssima velocidade.
A Cisco é a maior fabricante do mundo de roteadores e outros equipamentos de rede que ajudam as operadoras de telefonia e empresas a administrar suas redes e a manter conexões de Internet mais rápidas e mais estáveis.

Norte-americanos são contra ser "amigo" do chefe no Facebook

Norte-americanos são contra ser "amigo" do chefe no Facebook
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por Michelle Nichols
NOVA YORK (Reuters Life!) - É um medo comum entre os usuários do Facebook e de outros sites de relacionamento ao redor do mundo -- como lidar com um pedido de amizade vindo do seu chefe ou do seu funcionário?
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira verificou que 56 por cento dos norte-americanos dizem ser irresponsabilidade ser amigo do chefe e 62 por cento afirmam que é errado ser amigo de um funcionário.
No entanto, 76 por cento acreditam que é aceitável ser amigo de um colega de trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada com mil pessoas do Projeto Responsabilidade, do grupo Liberty Mutual.
"Quando os papéis mudam, o que você faz? Você deixa de ser amigo de alguém se ele virou seu chefe ou se agora você é o chefe dele?", disse a pesquisadora Kelly Holland.
"Entramos em algumas situações realmente difíceis em termos do que as pessoas consideram responsável", afirmou ela.
Ao usar as mídias sociais no trabalho, 73 por cento afirmam que não é apropriado atualizar o status do Facebook, 82 por cento dizem que não se deve postar fotos, 72 por cento acreditam que "tweetar" é errado e 79 por cento dizem que não é aceitável assistir a vídeos online.
Mesmo assim, 66 por cento afirmam que verificar o email pessoal no trabalho não tem problema.
"Quando as pessoas concentram-se na responsabilidade, sabem quais são as coisas responsáveis a fazer, mas se elas estão de fato fazendo isso é uma história diferente", disse Holland.
Os norte-americanos dividem-se sobre a questão de se as companhias deveriam verificar os perfis dos candidatos a um emprego nos sites de relacionamento: 52 por cento afirmam que isso é apropriado e 48 por cento dizem ser inaceitável.
As mídias sociais também podem levar a algumas decisões difíceis quando se trata de família e relacionamento. Sessenta por cento dos entrevistados afirmam que é "completamente aceitável" deixar de ser amigo de um ex-namorado ou ex-namorada.
Mais de 40 por cento dos pais acreditam ser irresponsabilidade postar fotos de crianças na Internet. Trinta e um por cento monitoram as contas do Facebook de seus filhos e quase 70 por cento são amigos dos filhos no Facebook ou no MySpace. Mas 72 por cento limitam o tempo dos filhos nas redes de relacionamento social.
Mais de 80 por cento dos pais afirmam que os professores não deveriam interagir com os alunos online, mas se dividem quando o assunto é se o site de relacionamento deveria ser usado como prova para punir o comportamento de um estudante.
"A arena das mídias sociais é incrivelmente complexa em termos de responsabilidade", afirmou Holland.
Apesar do lado nebuloso da responsabilidade na mídia social, no entanto, há uma área sobre a qual três quartos dos norte-americanos concordam -- eles acreditam que é "narcisismo e perda de tempo" criar uma página no Facebook para um animal de estimação.
A pesquisa foi feita entre 12 e 15 de janeiro.

Executivo da Sony diz que vendas do PS3 devem confirmar meta

Executivo da Sony diz que vendas do PS3 devem confirmar meta
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Por Franklin Paul
NOVA YORK (Reuters) - As vendas do console PlayStation 3 caminham para atingir a meta do ano fiscal, mas os consumidores não têm procurado o PSP Go da mesma forma, afirmou um executivo da Sony nesta quarta-feira.
Impulsionada por uma sólida demanda pelo PS3 durante o período das festas de fim de ano e nas primeiras semanas de 2010, a Sony espera atingir sua meta de 13 milhões de unidades até o fim de seu ano fiscal em março, afirmou Jack Tretton, presidente-executivo da Sony Computer Entertainment of America, em entrevista.
"Com base no número de 10 meses, diria que estamos extremamente confiantes nos números", disse ele. "Temos planos muito agressivos para 2010 também, assim creio que este ano teremos comparações muito positivas contra 2009".
No mês passado, a Sony disse ter vendido 6,5 milhões de unidades de seu PS3 nos três meses até 31 de dezembro, contra 4,5 milhões de unidades no mesmo período do ano anterior.
Contudo, Tretton observou que as vendas do PSP Go, uma versão sem fio do portátil PlayStation Portable (PSP), até o momento não atingiram as expectativas.
"Está um pouco aquém do que gostaríamos", disse ele sobre o portátil de 250 dólares, que concorre diretamente com o DS da Nintendo, líder do setor. "Mas certamente não é uma frustração."
A empresa esperava vender 15 milhões de unidades da linha PSP -- incluindo o PSP Go e PSP 3000 -- mas no início do mês reduziu essa meta em um terço.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Videogame portátil da Nintendo, DSi XL, será lançado nos EUA

Videogame portátil da Nintendo, DSi XL, será lançado nos EUA
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Nintendo deve lançar seu mais novo console portátil nos Estados Unidos no final de março, informou a fabricante de videogames japonesa nesta quarta-feira.
O Nintendo DSi XL chegará às prateleiras nos EUA em 28 de março, a 189,99 dólares. O aparelho conta com duas telas, maiores que as dos modelos de DS atualmente no mercado.
O DSi XL já está disponível no Japão.
A Nintendo, fabricante do popular console Wii, é a maior vendedora de consoles nos EUA. Segundo o centro de estudos do setor NPD, a Nintendo vendeu cerca de 420 mil unidades do DS em janeiro.
Já sua principal concorrente, Sony, vendeu cerca de 100 mil unidades de seu console portátil PSP no mês passado.
(Reportagem de Gabriel Madway)

Perda do Google seria um baque para o setor científico na China

Perda do Google seria um baque para o setor científico na China
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

LONDRES (Reuters) - Mais de três quartos dos cientistas na China usam o site de buscas Google como uma de suas principais ferramentas de pesquisa e disseram que seu trabalho seria muito prejudicado caso a perdessem, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira.
O futuro do Google no país é incerto desde sua briga com Pequim, mas cientistas chineses entrevistados pela revista Nature sobre o quanto dependem do Google afirmaram que o serviço é vital para descobrir trabalhos acadêmicos, informações sobre descobertas e pesquisas, e literatura acadêmica.
"Pesquisas sem Google é como viver sem eletricidade", disse um cientista chinês no estudo, que entrevistou mais de 700 cientistas para saber suas opiniões.
O Google, maior site de buscas do mundo, disse em janeiro que descobriu sofisticados ataques originados na China contra ativistas de direitos humanos que usam seu serviço de e-mail Gmail.
(Reportagem de Kate Kelland)

Apple busca catalisador para ações em reunião com acionistas

Apple busca catalisador para ações em reunião com acionistas
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por Gabriel Madway
SAN FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo da Apple Steve Jobs participará do encontro anual com acionistas nesta quinta-feira, e não faltam questões a serem feitas ao executivo sobre a companhia, que sempre tende à avareza no que se refere a informações.
As ações da Apple têm girado em torno dos 200 dólares desde outubro passado, mesmo com bons resultados registrados no último trimestre e da incrível bajulação em torno do iPad, seu mais novo aparelho, que deve ser lançado em março.
Com uma capitalização de mercado que se aproxima dos 200 bilhões de dólares nas últimas semanas, analistas afirmaram que investidores podem estar em busca de um novo catalisador para que as ações da empresa disparem, após mais que dobrarem de valor no último ano.
Acionistas querem saber quais são os planos de Jobs para o iPad, se o iPhone conseguirá manter seu forte crescimento em meio à maior concorrência, e o que a empresa fará com os 40 bilhões de dólares positivos que tem em caixa.
"É uma empresa grande e há dúvidas sobre os limites de crescimento em qualquer mercado, e quando você passa dos 220 bilhões de dólares, o que eles estão próximos de conseguir, as pessoas começam a fazer perguntas", disse o analista da Pacific Crest Securities, Andy Hargreaves.
O iPad tem gerado tantas dúvidas quanto publicidade, uma vez que ninguém sabe direito o apetite do consumidor por aparelhos móveis desse tipo, um meio-termo entre smartphones e notebooks.
"Para a maioria dos investidores, a essa altura, o iPad é uma caso de 'quero ver'", disse o analista da Oppenheimer Yair Reiner. Embora Reiner seja otimista em relação ao aparelho, ele afirmou que alguns o veem como um produto de nicho, diferentemente do iPhone, iPod ou MacBook.
Analistas estimam vendas de entre 2 e 5 milhões de unidades para o iPad em seu primeiro ano. O aparelho deve chegar às prateleiras no final de março, com um preço inicial de 499 dólares.
Ainda é incerta a quantidade de informação que a Apple divulgará na reunião com seus acionistas, que ocorrerá nesta quinta-feira na sede da empresa em Cupertino, na Califórnia. Tais eventos tendem a ser rotineiros, atraindo apenas pequenos investidores em vez de grandes acionistas.

Yahoo forma parceria com Twitter para reforçar recursos sociais

Yahoo forma parceria com Twitter para reforçar recursos sociais
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - O Yahoo planeja integrar o Twitter à sua coleção de sites, em um esforço para tornar suas propriedades online mais atraentes por meio de recursos populares de redes sociais.
A parceria permitirá que os internautas vejam tweets diretamente nos sites do Yahoo, além de publicar mensagens no site de microblogs sem terem de deixar o Yahoo.
A decisão surge dois meses depois que o Yahoo anunciou acordo semelhante com o Facebook, o maior site mundial de redes sociais.
No começo do mês, o Google lançou um novo serviço chamado Google Buzz, que reproduz muitos dos recursos de redes sociais que fizeram de sites como o Twitter e o Facebook histórias de sucesso.
Facebook e Twitter, que na segunda-feira informou que os usuários de seu serviço geram mais de 50 milhões de tweets a cada dia, representam ameaça crescente a gigantes estabelecidos da Internet como Yahoo e Google, cujos negócios dependem da venda de anúncios online que atinjam grandes audiências.
Em janeiro, o Facebook superou o Yahoo e se tornou o segundo mais visitado site dos Estados Unidos, de acordo com relatório recente do grupo de pesquisa de audiência online Compete. Um estudo separado, pela comScore, mostra o Yahoo ainda em segundo, com cerca de 164 milhões de visitantes únicos nos EUA, enquanto o Facebook ficava em quarto lugar com 112 milhões de visitantes únicos, atrás do Microsoft MSN, o terceiro colocado.
O Yahoo anunciou ainda que suas buscas exibirão resultados atualizados para tweets sobre diversos tópicos, o que se equipara às capacidades de "busca em tempo real" que Google e Microsoft anunciaram em seus acordos com o site de microblogs no ano passado.
O Yahoo também planeja exibir transmissão ao vivo de tweets em outros de seus serviços, como email, esportes, entretenimentos e finanças, dentro de alguns meses.

Executivos do Google são condenados por vídeo ofensivo a menino



Executivos do Google são condenados por vídeo ofensivo a menino
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010


Por Manuela D'Alessandro
MILÃO (Reuters) - Um tribunal de Milão condenou três executivos do Google por violação da privacidade de um menino italiano com síndrome de Down. A justiça considerou que os executivos permitiram que um vídeo ofensivo ao menino fosse publicado no site em 2006.
O Google informou que planeja apelar dos termos de prisão de seis meses e afirmou que o veredicto "representa um problema importante para a liberdade sobre a qual a Internet foi construída".
"Eles não enviaram. Eles não filmaram, eles não assistiram ao vídeo e ainda sim foram considerados culpados", afirmou o gerente de comunicação do Google, Bill Echikson, em Milão.
O tribunal condenou o vice-presidente sênior e chefe do departamento jurídico David Drummond, o ex-membro do conselho do Google Italy George De Los Reyes e o conselheiro global de privacidade Peter Fleischer. O gerente de marketing de produto Arvind Desikan foi absolvido.
Os executivos, nenhum deles baseados na Itália, não enfrentam penas reais de prisão já que a sentença está suspendida enquanto o processo de apelação ocorre.
"Os direitos da empresa não podem prevalecer sobre a dignidade da pessoa. Essa sentença dá um sinal claro", disse o promotor público Alfredo Robledo a jornalistas fora do tribunal em Milão.
A queixa foi prestada por um grupo italiano de defesa dos direitos de pessoas com síndrome de Down, o Vivi Down, e pelo pai do garoto. O processo foi aberto depois que quatro colegas de classe de uma escola de Turim publicaram um vídeo no Google Video mostrando brincadeiras de mal gosto com o menino.
A síndrome de Down é a causa genética mais comum de retardo mental, ocorrendo em 1 a cada 700 nascimentos.
O vídeo foi feito com um celular e publicado no site em setembro de 2006.
O Google argumentou que removeu o vídeo imediatamente depois de ser notificado e cooperou com as autoridades italianas para ajudar a identificar os agressores e levá-los à Justiça.
Mas os promotores acusaram o Google de negligência, afirmando que o vídeo continuou online por dois meses mesmo depois que alguns usuários publicaram comentários pedindo para que fosse retirado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Xerox processa Google e Yahoo por patentes de buscas

Xerox processa Google e Yahoo por patentes de buscas
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

NOVA YORK (Reuters) - A Xerox entrou com um processo contra o Google e o Yahoo, acusando as empresas de violar as patentes da companhia relativas a pesquisas de Internet.
Em uma ação movida na sexta-feira no tribunal distrital de Delaware, a Xerox afirma que os serviços de Internet do Google como Google Maps, YouTube e o software de publicidade AdSense, além de ferramentas incluindo o Yahoo Shopping, infringem patentes obtidas pela Xerox desde 2001.
A companhia quer ser indenizada por violações passadas e pediu ao tribunal que proíba as duas empresas de Internet de continuarem usando a tecnologia.
A tecnologia patenteada pela Xerox trata de um sistema de geração de pesquisas para informações relativas a um documento, e métodos de integrar informações de documentos e outros dados, afirmou a empresa na ação.
Uma porta-voz do Yahoo afirmou que a empresa não acredita estar violando as patentes. Não foi possível contatar um representante do Google nesta terça-feira.
(Reportagem de Franklin Paul)

Justiça ameaça suspender temporariamente operações da Fastweb

Justiça ameaça suspender temporariamente operações da Fastweb
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por Deepa Babington
ROMA (Reuters) - Promotores italianos estão tentando suspender temporariamente as operações da empresa de banda larga Fastweb e uma unidade da Telecom Italia por conta de uma investigação de lavagem de dinheiro pelo fundador da Fastweb, o bilionário Silvio Scaglia.
Scaglia, um dos mais ricos homens da Itália, e Nicola Paolo Di Girolamo, um senador da coalizão governista, estavam entre as 56 pessoas que receberam mandados de prisão, disseram investigadores em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.
Os promotores alegam que o dinheiro foi lavado por meio de compras e vendas de um fictício serviço internacional de telefonia avaliadas em mais de 2 bilhões de euros entre os anos de 2003 e 2006, realizadas com o conhecimento dos principais executivos da Fastweb e da Sparkle, unidade da Telecom Italia.
Em relatórios separados, as companhias negaram qualquer irregularidade e disseram que a investigação era de uma suposta evasão fiscal.
A Fastweb, segunda maior provedora de Internet da Itália, fechou o dia em queda de 7,55 por cento, a 15,05 euros, chegando a registrar o menor valor em 15 meses, antes de mostrar alguma recuperação. As ações da Telecom Itália cedera 2,87 por cento, para 1,083 euro.
A investigação ocorre no período em que a Itália enfrenta acusações de corrupção no alto escalão, antes das eleições regionais do próximo mês.
Entre os casos, o tribunal de apelações irá decidir na quinta-feira se um advogado britânico foi corretamente condenado por ter recebido um suborno do atual primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Um outro escândalo de corrupção envolve o principal membro da agência de proteção civil da Itália, um dos principais assessores do primeiro-ministro, que nega qualquer irregularidade.

Espiões e hackers exploram ausência de regras no mundo da Web

Espiões e hackers exploram ausência de regras no mundo da Web
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por William Maclean
LONDRES (Reuters) - A melhor arma contra os ladrões, vândalos e espiões online que ameaçam os negócios e a segurança mundial seria criar uma regulamentação internacional para o ciberespaço.
Felizmente para eles, essa cooperação ainda não existe.
Melhor ainda, da perspectiva dos hackers, esse objetivo não está entre as prioridades da comunidade internacional, apesar dos protestos sobre ataques de hackers e censura e das disputas quanto ao ciberespaço que opõem China e Irã ao grupo norte-americano Google.
Os países pensam demais em termos locais sobre sua segurança online, e isso os leva a não colaborar para criar regulamentação mundial para as atividades online, disseram palestrantes em uma conferência de segurança no EastWest Institute, na semana passada.
As declarações de política dos governos de todo o mundo são dominadas pela necessidade de reais defesas nacionais contra os ataques via Internet. Desta forma, muitos dos criminosos online escapam ilesos.
"Os países vivem em estado de negação", disse Pavan Duggal, especialista indiano em leis da computação, à Reuters, afirmando que legislação de alcance nacional teria uso limitado para proteger os usuários contra o uso indevido de uma ferramenta de comunicação que não possui fronteiras.
"Talvez seja necessário um evento que cause grande choque para que as pessoas despertem de sua complacência, algo equivalente a um 11 de setembro no ciberespaço", disse Duggal, referindo-se aos ataques terroristas coordenados contra cidades dos Estados Unidos, em 2001.
Já que um quarto dos habitantes do planeta estão conectados à Internet, os crimes online representam perigo crescente para a economia mundial.
O FBI calculou que o total de prejuízos com crimes online sofrido por pessoas físicas nos EUA tenha chegado a 264 milhões de dólares no ano passado, ante 18 milhões de dólares em 2001. E esse montante provavelmente representa apenas uma fração das perdas sofridas por empresas e departamentos do governo.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Intel diz que sofreu ataque hacker em janeiro

Intel diz que sofreu ataque hacker em janeiro
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Intel anunciou nesta terça-feira que sofreu um "sofisticado" ataque hacker em janeiro. O ataque teria ocorrido na mesma época das recentes invasões de sistemas operados pelo Google atribuídas a chineses.
O ataque foi apenas um dos que a maior fabricante de chips do mundo diz serem muitos ataques regularmente direcionados contra seus sistemas. O anúncio foi feito em comunicado anual da empresa ao órgão regulador de valores mobiliários dos Estados Unidos.
A Intel não informou quem estaria por trás dos ataques, nem onde teriam sido originados, nem se dados foram levados e quais seriam.
(Reportagem de Ian Sherr)

Espiões e hackers exploram ausência de regras no mundo da Web

Espiões e hackers exploram ausência de regras no mundo da Web
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por William Maclean
LONDRES (Reuters) - A melhor arma contra os ladrões, vândalos e espiões online que ameaçam os negócios e a segurança mundial seria criar uma regulamentação internacional para o ciberespaço.
Felizmente para eles, essa cooperação ainda não existe.
Melhor ainda, da perspectiva dos hackers, esse objetivo não está entre as prioridades da comunidade internacional, apesar dos protestos sobre ataques de hackers e censura e das disputas quanto ao ciberespaço que opõem China e Irã ao grupo norte-americano Google.
Os países pensam demais em termos locais sobre sua segurança online, e isso os leva a não colaborar para criar regulamentação mundial para as atividades online, disseram palestrantes em uma conferência de segurança no EastWest Institute, na semana passada.
As declarações de política dos governos de todo o mundo são dominadas pela necessidade de reais defesas nacionais contra os ataques via Internet. Desta forma, muitos dos criminosos online escapam ilesos.
"Os países vivem em estado de negação", disse Pavan Duggal, especialista indiano em leis da computação, à Reuters, afirmando que legislação de alcance nacional teria uso limitado para proteger os usuários contra o uso indevido de uma ferramenta de comunicação que não possui fronteiras.
"Talvez seja necessário um evento que cause grande choque para que as pessoas despertem de sua complacência, algo equivalente a um 11 de setembro no ciberespaço", disse Duggal, referindo-se aos ataques terroristas coordenados contra cidades dos Estados Unidos, em 2001.
Já que um quarto dos habitantes do planeta estão conectados à Internet, os crimes online representam perigo crescente para a economia mundial.
O FBI calculou que o total de prejuízos com crimes online sofrido por pessoas físicas nos EUA tenha chegado a 264 milhões de dólares no ano passado, ante 18 milhões de dólares em 2001. E esse montante provavelmente representa apenas uma fração das perdas sofridas por empresas e departamentos do governo.

China diz que alegações do Google sobre ataques são "infundadas"

China diz que alegações do Google sobre ataques são "infundadas"
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PEQUIM (Reuters) - A alegação do Google de que seus computadores foram atacados por hackers que operam da China é "infundada", afirmou o governo chinês na terça-feira, fortalecendo sua retórica em uma disputa com Washington quanto à liberdade na Internet.
As declarações do porta-voz do Ministério do Exterior chinês Qin Gang foram a primeira rejeição direta às alegações da empresa. A China havia defendido anteriormente seu direito de censurar o conteúdo da Internet e desconsiderado as acusações de ataques por hackers, dizendo que o Google teria de respeitar as leis chinesas.
"A declaração do Google em 12 de janeiro é infundada e nos opomos firmemente a ela", disse Qin Gang em comunicado a jornalistas na capital chinesa, quando perguntado se havia algum desdobramento novo em uma disputa que surgiu há mais de um mês.
"A China administra sua Internet de acordo com a lei, e essa posição não vai mudar. A China proíbe atividades de hackers e as reprimirá de acordo com suas leis", acrescentou.
O Google, principal serviço mundial de buscas na Internet, anunciou em janeiro que havia descoberto sofisticados ataques, vindos da China, contra ativistas dos direitos humanos que usam seu serviço de e-mail Gmail, em todo o mundo.
O Google afirmou que outras empresas também haviam sido atingidas, e que depois de estudar os ataques a companhia havia decidido que não toleraria mais a censura ao seu site chinês de buscas, o Google.cn. O grupo também ameaçou fechar seus escritórios na China.
Washington apoiou a empresa e pediu que Pequim investigasse as alegações de ataques de hackers de forma completa e transparente.
A disputa sobre a censura à Internet reforçou as tensões sobre questões que variam do comércio internacional à gestão da taxa de câmbio chinesa, e passam pelo encontro realizado na semana passada entre o presidente norte-americano, Barack Obama, o líder tibetano exilado Dalai Lama.
A questão voltou às manchetes devido a recentes reportagens em jornais ocidentais de que a origem dos ataques havia sido localizada em duas escolas chinesas, e que o responsável pela criação do software de espionagem havia sido identificado como um consultor de segurança, na casa dos 30 anos, e ligado ao governo da China.

O status dela no Facebook virou "solteira"? Você levou um fora

O status dela no Facebook virou "solteira"? Você levou um fora
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

LONDRES (Reuters Life!) - Levar um fora digital é um fenômeno que está crescendo, segundo pesquisa, com números crescentes de pessoas preferindo o uso de email e redes sociais na Internet para terminar relacionamentos com seus parceiros.
Mais de um terço das 2 mil pessoas que participaram da pesquisa (34 por cento) disse que havia terminado o relacionamento por email, 13 por cento havia mudado seu status no Facebook sem avisar os parceiros e seis por cento havia divulgado a notícia unilateralmente no Twitter.
Em contraste, apenas dois por cento terminou o relacionamento por mensagens de texto de celular.
O resto havia se separado da forma antiquada através de conversa cara-a-cara (38 por cento) e por telefone (oito por cento).
"Terminar o relacionamento digitalmente se tornará mais comum", disse Sean Wood, diretor de marketing do serviço de relacionamentos DateTheUk para o qual a pesquisa foi realizada.
"Geralmente é mais fácil, mais rápido e evita qualquer desentendimento."

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Saiba como limpar e organizar o seu computador

Saiba como limpar e organizar o seu computador

AMANDA DEMETRIO

da Folha de S.Paulo

Eliminar arquivos que não estão sendo usados é um dos passos da faxina em seu PC. Para fazer a limpeza, um programa indicado pelos especialistas consultados pela Folha foi o TuneUp Utilities (bit.ly/tuneupdownload).

"Ele tem várias ferramentas para limpar o registro do Windows, desfragmentar discos, melhora a velocidade da abertura do sistema, deletar arquivos permanentemente e é bem fácil de ser usado", explica Stéphane Ruscher, editor de software do site francês Clubic.com.
Reprodução

Programa TuneUp Utilities tem várias ferramentas para limpar o registro do Windows e desfragmentar disco; manuseio é fácil

Segundo Ruscher, o programa inclui assistentes que ajudam o usuário a fazer a limpeza e dão conselhos para aumentar a velocidade do micro. Também é possível desfazer algumas ações, se o resultado bom. O programa custa US$ 49,95.

Quem não quiser gastar poderá optar pelo gratuito Glary Utilities (www.glaryutilities.com), semelhante ao TuneUp. Ele corrige erros, desinstala softwares que você não precisa mais e controla programas que abrem junto com o Windows.

O CCleaner (www.ccleaner.com) é outro gratuito, porém é mais focado em remover arquivos que não estão sendo usados e os rastros de sua navegação na internet.

Já o Revo Uninstaller (www.revouninstaller.com) remove programas do Windows e se certifica de que todos os traços do software tenham sido deletados. Veja mais programas de manutenção do Windows em bit.ly/manutencaowindows.

Também é recomendado fazer a desfragmentação do disco rígido, já que os dados são lidos e gravados em pequenas partes na sua máquina. Essas partes ficam "espalhadas" pelo disco, o que pode comprometer o rendimento. Um programa para isso é o Smart Defrag (bit.ly/smartdefragdownload). Máquinas da Apple têm especificações diferentes em relação a esse processo.

Nos computadores Mac, a limpeza pode ser feita por meio do OnyX (bit.ly/onyxdownload). Para a desinstalação de softwares, é indicado o App Cleaner (bit.ly/appcleanerdownload). "O App Cleaner também deleta as "sujeiras" que uma desinstalação convencional pode deixar", diz Ruscher.

No Windows 7, Paulo Couto, do Fórum PCs, diz preferir o Disk Cleanup, nativo dessa versão do sistema. Couto também recomenda as ferramentas desenvolvidas por Marcos Velasco (www.velasco.com.br).

Para organização de arquivos, Adam Pash, editor do Lifehacker, indica o Belvedere (bit.ly/belvederedownload). Ele monitora arquivos novos e os arquiva segundo as configurações do usuário.

Folha on line de 20 de fevereiro de 2010

Sites fazem diagnóstico do estado da máquina e da rede

Sites fazem diagnóstico do estado da máquina e da rede

AMANDA DEMETRIO

da Folha de S.Paulo
Além de limpar a máquina e organizar seus arquivos, é importante usar serviços de diagnóstico para saber o que mais pode ser feito em prol do melhor desempenho da máquina.
Para saber sobre a sua conexão de rede, uma opção é o site www.speedtest.net. Ele avalia a velocidade da banda larga sem cobrar nada e a compara seus números com outros ao redor do mundo. O www.pingtest.net, da mesma empresa, avalia a qualidade da rede para serviços como vídeos em streaming e jogos on-line.
Reprodução
Speedtest, site que promete testar a velocidade da internet sem cobrar nada e a compara seus números com outros no mundo
Para Barry Mahfood, do Barry's Best Computer Tips (www.barrysbestblog.com), o PC Pitstop (www.pcpitstop.com) é um site confiável de diagnósticos. Em relação à segurança, uma dica é o Symantec Security Check (bit.ly/diagnosticoseguranca), que promete verificar se seu computador tem vírus e se está seguro contra as ameaças.
É importante lembrar que alguns sites de diagnóstico trazem vários anúncios e que nem sempre é recomendado clicar em propagandas com promessas boas demais para ser verdade. "Quando falamos de sites gratuitos de diagnóstico, é importante ter em mente que eles estão tentando vender o produto deles", alerta Mahfood.
Hardware
Para saber se seu computador tem os requisitos para receber o Windows 7, use o Windows 7 Upgrade Advisor (bit.ly/upgradeparawin7).
O Auslogics System Information (bit.ly/auslogicssystem) é outra opção para saber mais do seu hardware1.
Em Mac
Nos computadores da Apple, algumas ferramentas do sistema ajudam no diagnóstico da situação do sistema. Se você inserir o disco de instalação do sistema operacional e pressionar a tecla D, o programa abre uma janela que faz o diagnóstico do seu hardware. "Ele checa se fatores como processador e memória estão ok", diz Fábio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple Brasil.
Para saber sobre a rede, é possível acessar direto do navegador Safari o Diagnóstico da Rede. No programa de e-mails, a função Verificador de Conexão checa problemas na conexão das contas de e-mail configuradas.

Folha on line de 20 de fevereiro de 2010

Computadores, depois da faxina, mude alguns hábitos de uso do seu aparelho



Computadores, depois da faxina, mude alguns hábitos de uso do seu aparelho

AMANDA DEMETRIO


da Folha de S.Paulo
Terminada a faxina, você pode tentar mudar alguns hábitos em relação ao computador, para que o estrago seja menor no próximo ano.Um bom começo é não ter medo de deletar arquivos e checar sempre o seu disco rígido e suas pastas de download.
"Temos discos cada vez maiores, então sempre pensamos "tudo bem, ainda tenho 50 Gbytes", e, quando você menos espera, ele está cheio", diz Stéphane Ruscher, editor de software do site francês Clubic.com.
Já Barry Mahfood, do blog Barry's Best Computer Tips, recomenda que, antes de instalar um programa novo, o usuário consulte se ele é recomendado por sites confiáveis.
"Faça uma pesquisa e veja o que as pessoas estão falando sobre o programa", indica. "A maioria das pessoas que estão com os computadores lentos devem ter instalado aplicações defeituosas ou maliciosas."
Para Adam Pash, do blog Lifehacker (lifehacker.com), manter o micro em ordem tem um princípio: "Comprometer-se a manter as coisas limpas." Para ele, é preciso estabelecer um sistema de arquivamento em pastas que seja confortável e que você realmente use.


Folha on line de 20 de fevereiro de 2010

Serviços e sites facilitam relacionamento com o computador



Serviços e sites facilitam relacionamento com o computador

AMANDA DEMETRIO


da Folha de S.Paulo
Com o computador limpo e organizado, é hora de levantar suas necessidades e escolher alguns serviços e programas que podem fazer com que você faça mais em menos tempo na frente do computador.


Se você trabalha bastante com o Microsoft Office, uma dica é tirar uns minutos para aprender os atalhos do teclado dos programas. Veja em office.microsoft.com.
Reprodução


Evernote, serviço que organiza on-line anotações e ideias; documentos podem ser acessados em qualquer parte do mundo


Ainda para os que escrevem frequentemente, é interessante ter uma ferramenta de substituição de texto. O Texter (bit.ly/texterdownload), criado por Adam Pash, editor do blog de tecnologia Lifehacker, configura algumas abreviações e, quando você as digita, ele as transforma nas suas palavras mais usadas.


O Texter é para usuários de Windows, mas os usuários de Mac tem o TextExpander (bit.ly/textexpanderdownload) como opção.


Paulo Couto, do Fórum PCs (http://www.forumpcs.com.br/), recomenda que o usuário só instale as ferramentas que sejam realmente necessárias, ou haverá mais coisa para limpar no próximo ano.


Mas, no geral, ele recomenda o uso do Skype (http://www.skype.com/) como VoIP e serviço mensageiro e o do Picasa (picasa.google.com) como gerenciador de fotos.


Para manter a caixa de e-mails limpa de spams, Couto diz gostar do Mailwasher (http://www.mailwasher.net/) e diz ter adotado o Beyond Compare (http://www.scootersoftware.com/) para sincronizar diretórios e backups.
Vida on-line


Quem entrou de cabeça na onda digital nem sempre consegue manter sob controle os vários perfis em redes sociais. Uma ideia é centralizar os links de perfis para poder passá-los adiante. Uma ferramenta para isso é o MeAdiciona (http://www.meadiciona.com/), que funciona como uma espécie de cartão de visitas e agenda de contatos.


Diego Sampaio, responsável pelo MeAdiciona, também recomenda outros serviços. Ele diz usar todos os sistemas do Google Docs (docs.google.com), para ter acesso a documentos onde quer que esteja, e o organizze.com.br, para gerenciar as finanças pessoais.


Já Barry Mahfood, do blog de dicas Barry's Best Computer Tips (http://www.barrysbestblog.com/), recomenda o Evernote (http://www.evernote.com/) e o AllMyNotes Organizer (bit.ly/allmynotes), que mantêm anotações organizadas.


Folha on line de 20 de fevereiro de 2010

Para fabricantes, Android tem vantagens e desvantagens

Para fabricantes, Android tem vantagens e desvantagens
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Por Georgina Prodhan
BARCELONA (Reuters) - A indústria de telefonia móvel surgiu das sombras da Apple e de seu popularíssimo iPhone este ano, mas a plataforma de software livre do Google que ajudou isso a acontecer apresenta vantagens e desvantagens.
Enquanto o Mobile World Congress girou em torno de imitações do iPhone nos últimos dois anos, este ano a novidade mais comentada do evento do setor móvel em Barcelona foi o Android.
O sistema operacional para celulares do Google já ajudou a recuperar as perspectivas da Motorola, que surpreendeu com um novo aparelho de sucesso, Droid, no trimestre passado. O Android também foi a plataforma escolhida por outra fabricante de celular em dificuldades, a Sony Ericsson.
Mas isso também baixou as barreiras para outros que quiserem entrar neste competitivo mercado, fortalecendo as ambições de fabricantes de PC, incluindo Hewlett-Packard e Acer, que ensaia sua entrada no setor móvel.
Mais de uma dúzia de aparelhos com o Android foram anunciados nesta semana por diversas fabricantes, incluindo dois modelos da taiwanesa HTC, que também é parceira da Microsoft --pouco mais de um ano após o lançamento do sistema operacional.
O Android está rapidamente ganhando espaço no mercado dominado pelo Sybian, da Nokia, e a versão móvel do Windows, da Microsfot, chegando aos 5 por cento de participação.
"Ele é ao mesmo tempo uma oportunidade e uma ameaça", disse o chefe do setor móvel da fabricante de chips Broadcom, Scott Bibaud, à Reuters.
Para ele, o Android ajudou a reduzir a fragmentação nos sistemas operacionais móveis --"acho que a palavra livre tem alguma coisa a ver com isso"-- mas também eliminou uma das principais formas de diferenciação entre as fabricantes de celular.
"Um telefone hoje está virando cada vez mais só um retângulo preto", disse.
O grupo de estudos do setor de tecnologia do Bank of America Merrill Lynch publicou um relatório recentemente em que diz: "O Android equiparou o mercado de smartphones ao de PCs. Ele transferiu o valor da produção de hardware para softwares e aplicativos".
(Reportagem adicional de Nicola Leske e Matt Cowan)

Jargão de computadores confunde usuários e prejudica segurança

Jargão de computadores confunde usuários e prejudica segurança
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Por William Maclean
BRUXELAS (Reuters) - O jargão dos computadores, uma cultura burocrática e publicidade pouco imaginativa estão desencorajando os usuários de Internet de aprenderem como se proteger online.
Diante de termos confusos, muitos dos quase dois bilhões de usuários mundiais de Internet concluem que a segurança é assunto para "especialistas" e não assumem a responsabilidade por manter a segurança de seu trechinho pessoal de ciberespaço --um erro que pode custar muito caro.
Foi essa a mensagem de especialistas em computação que se reuniram esta semana a fim de descobrir como proteger os usuários de computadores contra o crescente problema dos roubos, fraudes, vandalismos, abusos e espionagem online.
"O uso criminoso e malévolo do ciberespaço é espantoso em seu escopo e inovação, hoje", disse o presidente da Dell Services, Peter Altabef.
Um problema é que os "geeks" da computação empregam jargão para ocultar seu trabalho sob uma capa de erudição, o que resulta em falta de clareza em quase tudo, de manuais de instrução a sistemas criados para treinamento profissional, disseram os especialistas.
"Se você não desmistificar a segurança, as pessoas se sentem ansiosas quanto a ela e não querem cuidar do assunto", disse ex-secretário da Segurança Interna dos Estados Unidos Michael Chertoff à Reuters durante um encontro sobre segurança no EastWest Institute, em Bruxelas.
"Existem certas pessoas na profissão que em alguma medida apreciam a mitificação daquilo que fazem, sua impenetrabilidade. É quase como se tivessem uma sensação de superioridade", acrescentou.
Médicos e advogados também costumavam desfrutar de "um senso de conhecimento especial, mitificado", disse Chertoff. "Mas quando as pessoas adquirem o poder de compreender o que está havendo, os médicos podem trabalhar melhor. O mesmo vale para a segurança da computação. A tarefa seria tornar a arquitetura mais fácil de usar, e ensinar melhor as pessoas."
O setor progrediu na educação dos usuários, mas resta uma tarefa séria e urgente a realizar, diante das crescentes ameaças criminais e da chegada iminente de bilhões de novos usuários à Internet.

Microsoft reforça ataque contra o Google nas buscas

Microsoft reforça ataque contra o Google nas buscas
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Por Bill Rigby
SEATTLE (Reuters) - O ataque da Microsoft ao Google, o líder entre os serviços de buscas online, poderá avançar consideravelmente agora que as autoridades regulatórias europeias e norte-americanas liberaram a parceria de buscas entre a companhia e o Yahoo.
O acordo de 10 anos, assinado em julho, representa o maior esforço da Microsoft para estabelecer um negócio online capaz de enfrentar o Google, em uma área na qual a Microsoft sofreu prejuízos de cinco bilhões de dólares nos últimos quatro anos.
"A Microsoft realmente tem condição de jogar dinheiro nisso," disse Kim Caughey, analista sênior do Fort Pitt Capital Group. "Acredito que a manobra possa funcionar. Se eles conseguirem avanços em áreas específicas, podem ter algo de positivo a reportar."
A Microsoft já realizou algum progresso com seu serviço de buscas Bing, que conquistou 3,3 pontos percentuais de participação de mercado adicional desde seu lançamento, em junho. Mas o Bing "não tem muita chance de derrubar o Google de seu grande pedestal, pelo menos não em curto prazo," disse Caughey.
A batalha pelos anúncios vinculados a buscas é apenas uma das frentes em uma guerra mais ampla por receita entre a Microsoft e o Google, que também abarca sistemas operacionais e celulares. Mas nenhuma das duas empresas conseguiu concorrer em igualdade de condições no mercado central do rival, até o momento.
"Nossos modelos não indicam qualquer impacto da parceria Microsoft-Yahoo sobre os números do Google," disse Clayton Moran, analista da Benchmark.
"Ela não muda muito em termos da dinâmica competitiva do setor, de imediato," ele alertou. "Da perspectiva do Google, pelo menos nos dois próximos anos, é completamente irrelevante."
O acordo, aprovado incondicionalmente pelo Departamento da Justiça dos EUA e pela Comissão Europeia, na quinta-feira, não deve influenciar os resultados financeiros da Microsoft, mas pode estabelecer a base para operações online lucrativas.
"No momento, o objetivo real é ganhar participação. Se o fizermos, cresceremos até sair do vermelho, e confiamos em nossa capacidade para isso," disse Yusuf Mehdi, da Microsoft, cuja função é transformar o Bing e o portal MSN em sucessos financeiros, em entrevista à Reuters no começo do mês.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UE aprova aliança Microsoft-Yahoo em buscas

UE aprova aliança Microsoft-Yahoo em buscas
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BRUXELAS (Reuters) - A Microsoft recebeu nesta quinta-feira aprovação incondicional da União Europeia para a aliança planejada com o Yahoo no mercado de buscas dominado pelo Google.
Sob os termos da parceria anunciada em julho do ano passado, o sistema de buscas online da Microsoft, Bing, vai se tornar plataforma de pesquisas para ambas as empresas, enquanto o Yahoo se foca em atrair grandes anunciantes para os sites das companhias.
O Google tem 90 por cento do mercado global de buscas online ante fatia combinada de 7,4 por cento do Yahoo e do Bing, segundo dados de novembro da empresa de medição StatCounter.
"A primeira fase da análise da Comissão (Europeia) indicou que a escala é um importante elemento para se ser um competidor efetivo no setor de publicidade atrelada a buscas", afirma o órgão executivo da UE, em comunicado.
A Comissão avalia que o acordo não vai impedir de maneira significativa a competição na Europa. Fontes tinham afirmado à Reuters na semana passada que o acordo seria liberado sem restrições.
Com a aprovação das autoridades europeias, as duas companhias anunciaram que esperam completar os esforços de implementação da parceria até o final de 2010 ao menos nos EUA.
O Google abandonou seu próprio acordo de publicidade com o Yahoo em 2008 sob pressão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
(Por Foo Yun Chee)

TomTom minimiza competição de software grátis e tem 4o tri forte

TomTom minimiza competição de software grátis e tem 4o tri forte
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

AMSTERDÃ (Reuters) - A fabricante de equipamentos de navegação TomTom afastou a ameaça da competição de softwares gratuitos em telefones celulares após seus resultados do quarto trimestre superarem as estimativas.
Diante disso, a ação da empresa exibiu a maior alta entre as blue chips da bolsa de Amsterdã nesta quinta-feira.
As ações da TomTom chegaram a subir 12 por cento, a 6,08 euros, o maior valor em um mês, mas depois reduziram os ganhos, terminando o pregão com alta de 5,5 por cento, a 5,73 euros.
Os papéis tiveram fortes quedas desde o final de outubro, perdendo metade do seu valor depois que Google e Nokia disseram que poderiam fornecer sistemas de navegação gratuitos para smartphones.
"As ações podem refletir uma reviravolta (no sentimento) para o modelo de negócios da TomTom no longo prazo, após todas as notícias sobre Nokia a Google", disse o operador Geoffrey Leloux, da Keijser Capital.
De qualquer modo, o gestor Maarten Geels, da Eureffect, que possui ações da TomTom em nome de clientes, disse que desconfia se o modelo de negócios da TomTom é seguro.
A empresa holandesa informou um crescimento de 7 por cento no lucro líquido no quarto trimestre de 2009, excluindo itens excepcionais, para 75 milhões de euros (101,7 milhões de dólares).
A previsão média de analistas consultados pela Reuters era de lucro de 44 milhões de euros.
Apesar do forte resultado no trimestre, a companhia reportou quedas de dois dígitos no lucro e na receita no acumulado de 2009.
A receita da TomTom no ano passado caiu 15 por cento e o lucro líquido recuou 34 por cento, excluindo-se os ágios relativos à aquisição da companhia de mapas digitais Tele Atlas por 2,9 bilhões de euros.
A TomTom disse ainda que espera estabilidade na receita em cerca de 1,5 bilhão de euros e nos lucros por ação neste ano.
O presidente-executivo da TomTom, Harold Goddijn, um dos co-fundadores da empresa no começo da década dos anos 1990, insistiu que a companhia não sentiu pressão vinda do Google e da Nokia.
"A indústria em que estamos está passando por mudanças substanciais. Cada vez mais, mapas digitais estão sendo lançados na batalha por aparelhos móveis... Vemos impacto limitado disso em nossa receita que vem de dispositivos pessoais de navegação, aparelhos de navegação para carros e gestão de frotas", disse.

Para fornecedores da Apple, sigilo é questão de segurança pesada

Para fornecedores da Apple, sigilo é questão de segurança pesada
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por James Pomfret e Kelvin Soh
LONGHUA, China/TAIPÉ, 18 de fevereiro (Reuters) - O imenso complexo industrial localizado na cidade de Longhua, no sul da China, parece uma fortaleza. Para entrar, trabalhadores precisam usar cartões magnéticos nos portões. Guardas identificam os ocupantes de cada veículo por meio de leitores portáteis de impressões digitais.
Caminhões de transporte de contêineres e empilhadeiras percorrem o vasto complexo ininterruptamente, atendendo a uma teia de fábricas que produzem bens eletrônicos para as maiores marcas mundiais, 24 horas por dia.
Dentro da cidade murada, um dos diversos complexos operados pela Foxconn International, uma grande fornecedora da Apple, os funcionários têm atendidas a maior parte de suas necessidades cotidianas. Existem dormitórios, refeitórios, centros de recreação e até mesmo bancos, padarias e agências de correio.
Os funcionários mais humildes do complexo têm poucos motivos para sair. Isso reduz a probabilidade de vazamentos, e por sua vez atenua o risco de despertar a ira da Apple e de seu presidente-executivo, Steve Jobs, cujos lançamentos de produtos se transformaram em longos e muito controlados espetáculos de mídia.
Muitos dos produtos finais da Apple, do iPod ao iPad, são montados em complexos industriais como o de Longhua. E quando se trata de proteger os segredos da Apple, a Foxconn, unidade da Hon Hai Precision Industry, e outros fornecedores da região preferem deixar pouco ao acaso.
"Eles usam detectores de metais e nos revistam. Se você estiver carregando quaisquer objetos metálicos ao sair, chamam a polícia", disse um trabalhador uniformizado do lado de fora de uma fábrica em Longhua, cidade localizada a cerca de uma hora de distância de Hong Kong.
Edward Ding, porta-voz da Hon Hai, sediada em Taiwan, preferiu não comentar, e o mesmo vale para a Apple.
Mas de acordo com informações de fontes chinesas e de outros locais na Ásia, a Apple vai "ao extremo", nas palavras de um profissional do setor, para proteger até mesmo os menores detalhes dos produtos novos que têm em desenvolvimento.
PEGANDO NO PULO
Muitas das táticas empregadas pela companhia se assemelham a estratégias que costumam ser vistas em romances de espionagem: a informação é protegida assiduamente e distribuída apenas àqueles que precisam dela para seu trabalho. Os funcionários suspeitos de permitir vazamentos de informações podem ser investigados pelo fabricante terceirizado e a empresa deixa claro que não hesitará em abrir processos caso seus segredos sejam expostos.
A Apple ocasionalmente envia produtos diferentes aos fabricantes terceirizados, apenas para testá-los. Dessa forma, a fonte de quaisquer vazamentos se torna imediatamente óbvia, dizem pessoas que conhecem bem a cadeia de suprimento.
E ao contrário de outros fabricantes de eletrônicos, alguns dos quais preferem a conveniência de entregar todo o trabalho desse tipo a apenas um fornecedor, a Apple não depende de uma única empresa para fornecer todos os componentes de um produto. Fontes setoriais afirmam que a empresa muitas vezes divide seus projetos em pequenos lotes.
"Isso garante que as únicas pessoas a terem todos os segredos sobre um produto da Apple sejam os profissionais da própria Apple", disse um executivo em uma subsidiária da Hon Hai Precision Industry. "Outras empresas de tecnologia também procuram por fontes próprias de componentes, para fins de comparação, mas nenhuma delas faz tanto por conta própria quanto a Apple."
O resultado é que nem mesmo as pessoas que trabalham nas linhas de montagem fazem ideia de que cara terá o produto final.
A discrição que a Apple requer de seus fornecedores é simplesmente uma extensão da forma pela qual ela opera em sua sede, em Cupertino, Califórnia, dizem antigos funcionários do grupo.
A obsessão da Apple quanto ao sigilo é uma lenda no Vale do Silício. Ao longo dos anos, a empresa demitiu executivos por vazamento de informações e processou blogs para impedir a exposição de seus segredos comerciais.
Um ex-funcionário, que trabalhava no departamento de marketing na época do lançamento do iPhone, diz que os trabalhadores compreendem que o segredo é parte da mística da Apple, e que eles preservam o silêncio por conta própria.
"Eu não falava sobre o trabalho nem com minha mulher", diz. "É uma cultura do silêncio, e todos aceitam. Você se acostuma a não falar do trabalho, e isso se torna normal porque todos agem da mesma forma."
PEGANDO PESADO
Na China, um repórter da Reuters descobriu da maneira mais difícil como fornecedores da Apple levam a sério a questão da segurança.
Depois de receber uma dica de um funcionário do complexo de Longhua, próximo à fábrica da Foxconn, que por sua vez também fabrica componentes para a Apple, nosso correspondente pegou um táxi para visitar as instalações em Guanlan, que fabrica produtos para uma grande variedade de empresas.
Assim que ele parou em uma rua para tirar fotos em frente ao portão e ao local de inspeção de segurança, um guarda gritou. O repórter continuou tirando fotos antes de voltar ao táxi que o esperava. O guarda, então, bloqueou o veículo e ordenou ao motorista que parasse, ameaçando-o de tirar sua licença.
O correspondente saiu do carro e insistiu que estava dentro dos seus direitos já que estava tirando as fotos do lado de fora do complexo, a partir da estrada pública. O guarda segurou seu braço e um segundo segurança o derrubou. Enquanto uma multidão de trabalhadores da Foxconn olhava, eles tentaram levar o correspondente para dentro da fábrica.
O repórter exigiu ser libertado. Quando isso não aconteceu, ele conseguiu se soltar e começou a se afastar. O guarda mais velho o chutou nas pernas. O segundo segurança ameaçou bater nele novamente se tentasse se escapar novamente. Alguns minutos depois, um carro da segurança da Foxconn chegou, mas o repórter se recusou a entrar nele. Em vez disso, ele chamou a polícia.
Depois que as autoridades chegaram e mediaram a situação, os guardas pediram desculpas e o assunto foi resolvido. O repórter saiu do local sem prestar queixa formal contra os seguranças, mesmo que a polícia tivesse sugerido a opção.
"Você é livre para fazer o que quiser", disse o policial. "Mas esta é a Foxconn e eles têm um status especial aqui. Por favor, compreenda."

eBay pressiona UE para reavaliar restrições a vendas na Web

eBay pressiona UE para reavaliar restrições a vendas na Web
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) - O site de leilões eBay pediu às agências reguladoras europeias que desistam da exigência de que varejistas online tenham lojas físicas, advertindo que a medida pode prejudicar pequenas empresas, aumentar os preços e reprimir o setor de comércio online.
De acordo com uma proposta de regulamentação da Comissão Europeia, à qual a Reuters teve acesso, fornecedores podem exigir que distribuidores tenham uma loja física antes de poderem vender seus produtos na Internet.
As regras propostas substituiriam a atual regulamentação, que isenta empresas das rigorosas regras antitruste da União Europeia, que vencem no final de maio, em algumas circunstâncias.
A exigência de uma loja física para essas empresas prejudicaria o crescimento do comércio online da Europa na próxima década, bem no momento em que esta se encontra em sua "adolescência", disse o vice-presidente do eBay, Tod Cohen, a jornalistas.
"A direção geral do texto é muito positiva para o setor. (Mas) essa exigência de loja física não é consistente", disse ele, afirmando que a restrição beneficiaria grandes varejistas às custas de pequenas empresas.
Já as donas das marcas --geralmente de luxo-- afirmam que a medida é necessária para acabar com concorrentes que se beneficiam de suas promoções, transferindo seu estoque para a Web usando os produtos e serviços da marca como publicidade.
Já que esses comerciantes não têm gastos com uma loja física, eles podem frequentemente oferecer produtos de marca na Internet com descontos.

Acionistas da Tel Italia discutem fusão com Telefónica

Acionistas da Tel Italia discutem fusão com Telefónica--jornal
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MILÃO (Reuters) - Importantes acionistas da Telecom Italia começaram negociações entre si sobre o futuro da companhia, incluindo a possibilidade de uma fusão com a espanhola Telefónica, publicou o Financial Times nesta quinta-feira.
As discussões foram descritas por alguns dos participantes como "muito informais" e "inteiramente preliminares", afirma o jornal, citando pessoas próximas do assunto.
As conversas envolvem em particular os três maiores acionistas da Telecom Italia, os grupos financeiros Mediobanca, Intesa Sanpaolo e Assicurazioni Generali.
O diálogo segue-se a sinais emitidos este mês de que o governo italiano estava relaxando sua oposição a qualquer aquisição ou possível cisão da Telecom Italia, a maior operadora de telecomunicações da Itália e que no Brasil opera com a operadora celular TIM Participações.
Fontes próximas da situação afirmaram há uma semana que negociações preliminares tinham começado entre as companhias.
"Há discusões entre acionistas italianos para entender se e como uma transação deste tipo poderia ser factível", publicou o jornal, citando um fonte.
A fonte afirmou que o objetivo é entender se uma fusão com a Telefónica poderia ser feita. A companhia espanhola é a principal integrante do grupo de acionistas Telco, que detém 22,45 por cento da empresa italiana.
No Brasil, a Telefónica mantém, entre outras operações, telefonia fixa, por meio da Telesp no Estado de São Paulo, e móvel, com a Vivo, em que divide o controle com a Portugal Telecom.
(Por Ian Simpson)

Novo vírus de computador infecta 75.000 computadores, diz estudo

Novo vírus de computador infecta 75.000 computadores, diz estudo
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

BANGALORE, Índia (Reuters) - Um novo tipo de vírus de computador contaminou quase 75 mil máquinas em 2.500 organizações no mundo, incluindo contas de usuários em populares sites de redes sociais, segundo uma pesquisa da empresa de segurança na Internet, NetWitness.
O vírus, conhecido como "Kneber botnet", reúne os dados de login para sistemas financeiros online, redes sociais e emails de computadores infectados e transmite essa informação a seus criadores, afirma a NetWitness em comunicado.
Um botnet é uma rede formada por computadores infectados que os hackers podem controlar a partir de uma máquina central.
A empresa afirmou que o ataque foi identificado pela primeira vez em janeiro durante um desenvolvimento de rotina no software da NetWitness.
Um estudo mais aprofundado pela Herndon, empresa de segurança de software dos Estados Unidos, revelou que muitos sistemas comerciais e governamentais foram comprometidos, incluindo 68.000 dados de login e acesso a email, bancos online, Yahoo, Hotmail e redes sociais como o Facebook.
"A proteção convencional contra malware e detecção com base em assinatura de sistemas são, por definição, inadequados para identificação do Kneber ou outras ameaças mais avançadas", disse o presidente-executivo Amit Yoran em comunicado.

Atari decola com novo jogo online de Jornada nas Estrelas



Imagem do jogo online de Jornada nas Estrelas, da Atari. JJ Abrams foi a um lugar onde o homem já havia ido em 2009, com seu "Jornada nas Estrelas", filme da Paramount Pictures que devolveu o destaque à série. Agora, a distribuidora de videogames Atari e a produtora Cryptic Studios esperam aproveitar os 385 milhões de dólares em bilheteria que o filme conquistou no ano passado para lançar o primeiro jogo online para múltiplos jogadores (MMO) passado no universo de ficção científica concebido por Gene Rodenberry em 1966.


Atari decola com novo jogo online de Jornada nas Estrelas
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010


Por John Gaudiosi
RALEIGH, Estados Unidos, 18 de fevereiro (Reuters) - JJ Abrams foi a um lugar onde o homem já havia ido em 2009, com seu "Jornada nas Estrelas", filme da Paramount Pictures que devolveu o destaque à série.
Agora, a distribuidora de videogames Atari e a produtora Cryptic Studios esperam aproveitar os 385 milhões de dólares em bilheteria que o filme conquistou no ano passado para lançar o primeiro jogo online para múltiplos jogadores (MMO) passado no universo de ficção científica concebido por Gene Rodenberry em 1966.
"Star Trek Online" foi lançado recentemente para PCs, permitindo que os fãs da série original de TV bem como os espectadores que apreciaram a refilmagem de Abrams criem um personagem virtual para explorar o espaço, a fronteira final.
"Creio que esse jogo represente uma oportunidade de unir os fãs de 'Jornada nas Estrelas', muitos dos quais já são apreciadores sérios dos videogames, a novos fãs que talvez ainda não o sejam", disse Zachary Quinto, que interpretou Spock no filme de Abrams e empresta sua voz a um médico do jogo.
"Creio que unir os dois grupos seja ótimo e isso oferece às pessoas a oportunidade de se envolverem e de jogarem juntas online", acrescentou.
Enquanto o personagem de Quinto orienta os jogadores em um tutorial que ensina tudo sobre o jogo, Leonard Nimoy, o Spock original, trabalha como narrador do jogo.
"Muitos jovens nunca tinham visto 'Jornada nas Estrelas', assistiram a esse filme e agora estão interessados em 'Jornada nas Estrelas'", disse Nimoy.
"Creio que diversos deles se interessarão por um videogame, e que alguns devam retornar aos episódios originais para compreender de onde tudo isso se originou", acrescentou.
De acordo com Michael Pachter, analista de videogames na Wedbush Morgan, "Star Trek Online" deve atrair inicialmente um total de 1 milhão de assinantes, mas ele prevê que o número possa dobrar.
"Fico muito entusiasmado por as gerações mais novas terem aderido à marca 'Jornada nas Estrelas', depois que o filme a retomou", disse Rod Rodenberry, presidente-executivo da Roddenberry Productions.
"A série sempre envolveu explorar o futuro da tecnologia, e faz sentido que a nova geração de jogos exista no espaço online," disse.
A Cryptic Studios tem criado um enorme universo definido no ano de 2409 e baseado na história original de Jornada nas Estrelas, mas a trama acontece bem depois da morte da tripulação original da Enterprise.
Para satisfazer os fãs da série clássica e das novas versões da franquia, a caracterização dos personagens do jogo inclui uniformes do seriado original e dos novos episódios. Enquanto isso, as naves e armas foram atualizadas sob inspiração do filme recente de Abrams.
Enquanto os trekkers terão de esperar até 29 de junho de 2012 por "Jornada nas Estrelas II" chegar aos cinemas, a Cryptic Studios já está adicionando novo conteúdo ao game online para que os fãs possam ter uma vida longa e próspera no universo virtual.