sábado, 30 de janeiro de 2010

Banda larga popular da Telefônica é mais veloz que a da Net

Banda larga popular da Telefônica é mais veloz que a da Net
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SÃO PAULO (Reuters) - A Telefônica, por meio de sua subsidiária aJato, assinou nesta sexta-feira a adesão ao Programa Banda Larga Popular do governo de São Paulo, três meses e meio depois do lançamento do projeto.
O plano da Telefônica dentro do programa tem velocidade de 256 kilobits por segundo (kbps), acima dos 200 kbps do oferecido desde o final de dezembro pela Net. Ambos têm mensalidade de 29,80 reais e incluem modem, instalação e provedor de Internet.
O Banda Larga Popular foi lançado em outubro passado por meio de um decreto do governo de São Paulo isentando o ICMS de 25 por cento sobre o serviço de Internet no âmbito do programa, que tem como objetivo universalizar o acesso à Web no Estado.
A Telefônica oferecerá o serviço por meio de duas tecnologias: cabos coaxiais e tecnologia sem fio Wimesh.
O serviço estará disponível inicialmente na cidade de São Paulo e algumas localidades do ABC paulista, e será ampliado ao longo deste ano para cidades do interior do Estado.
A Telefônica se apresentou como parceira do governo no lançamento do Programa Banda Larga Popular, mas foi a Net quem primeiro disponibilizou o produto com as características previstas no decreto paulista.
O atraso na adesão da Telefônica ao programa derivou, segundo informou o secretário da Fazenda paulista, Mauro Ricardo Costa, do entendimento, pela empresa, de que poderia oferecer o serviço apenas para quem já fosse seu cliente. O governo não permitia essa limitação.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 2,5 milhões de residências no Estado de São Paulo como potenciais alvos da banda larga popular. Desse total, cerca de 1,8 milhão de casas possuem conexão discada e as demais têm computador sem Internet.
"Nosso objetivo é baixar o custo e estender a banda larga ao maior número de pessoas", disse o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sidney Beraldo.
(Reportagem de Carmen Munari)

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Oracle acusa empresa de roubo de propriedade intelectual

Oracle acusa empresa de roubo de propriedade intelectual
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 14:01

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Oracle abriu um processo contra uma pouco conhecida rival que fornece serviços de baixo custo de manutenção de software, em um caso semelhante ao que a empresa está promovendo contra uma unidade da rival SAP.
O processo afirma que a empresa Rimini Street roubou material protegido por direito autoral usando códigos de acesso online de clientes da Oracle.
O presidente-executivo da Rimini Street, Seth Ravin, negou as acusações, afirmando em entrevista que sua companhia não fez nada de errado.
"Vamos lutar essa batalha", afirmou. "Vamos responder agressivamente no tribunal as alegações específicas quando for o momento", afirmou o executivo.
A norte-americana Rimini Street vende atualizações e reparos de software por cerca de metade do que a Oracle cobra de seus clientes. Ravin afirmou que sua companhia registrou 150 milhões de dólares em negócios no ano passado.
As acusações da Oracle são semelhantes às feitas pela empresa em um processo semelhante aberto contra a unidade de negócios TomorrowNow, da SAP.
A Oracle sustenta que a TomorrowNow usou ilegalmente senhas de clientes para roubar materiais protegidos por direito autoral do site protegido da Oracle. Esse caso será julgado em um tribunal de San Francisco, em novembro.
Ravin é um co-fundador da TomorrowNow, que a SAP comprou em janeiro de 2005. Ele fundou a Rimini Street em setembro de 2005.
Serviços de manutenção são um dos principais geradores de lucro para a Oracle. Esses negócios produziram 11,8 bilhões de dólares no mais recente ano fiscal, ou cerca de metade do faturamento total da Oracle.
"Estamos comprometidos em proteger nossos direitos de propriedade intelectual contra aqueles que os roubam ou os infringem", afirmou a porta-voz da Oracle, Deborah Hellinger, em comunicado.

EA quer produzir jogos de esportes para Facebook

EA quer produzir jogos de esportes para Facebook
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 11:33

Por Georgina Prodhan
LONDRES (Reuters) - A Electronic Arts, produtora dos videogames Fifa, quer criar jogos de esportes para o Facebook, depois de adquirir a Playfish por 275 milhões de dólares. A empresa pode ainda adquirir outras companhias semelhantes.
O diretor da EA Sports, Peter Moore, disse que a empresa estava aprendendo com a Playfish a construir comunidades que possam ajudá-la ativamente a melhorar os seus jogos, à medida que tenta expandir ofertas online e em meio ao declínio dos jogos vendidos em discos, para consoles.
A Playfish, uma empresa bancada por investidores de risco, produz jogos gratuitos utilizados principalmente por usuários do Facebook. Seus maiores sucessos incluem "Pet Society", no qual os jogadores criam animais de estimação que interagem uns com os outros, e adquirem produtos virtuais para eles.
A EA, que reduziu sua projeção para o ano fiscal de 2010, este mês, em parte devido a uma queda acentuada nas vendas de jogos distribuídos via varejo para consoles no mercado europeu, foi criticada por alguns investidores pelo pagamento alto demais que fez ao adquirir a Playfish. A aquisição foi concluída algumas semanas atrás.
"Estamos aprendendo muito sobre uma experiência de jogo muito diferente daquela que estamos acostumados", disse Moore à Reuters em entrevista.
"Usamos as redes sociais principalmente para criar ferramentas de marketing, no momento", disse ele. "Agora, veremos como usá-las para criar jogos, trabalhando em conjunção com a Playfish."
A EA Sports responde por cerca de 30 por cento da receita geral do grupo, que foi de 4,2 bilhões de dólares nos 12 meses até 31 de março.
Moore disse que a EA, que fracassou em uma oferta hostil de aquisição da rival Take-Two, em 2008, provavelmente procurará empresas semelhantes à Playfish para aquisição.
"Concentraremos nossa atenção em atividades de fusão e aquisição com empresas que ajudem a reforçar nossa estratégia digital", disse.

Samsung mostra otimismo sobre demanda de TVs e chips em 2010



Computadores da Samsung Electronics são exibidos em Seul. A Samsung Electronics espera que uma rápida recuperação na demanda por chips de memória de computadores e TVs de tela plana impulsione seu crescimento este ano. Mas a empresa considera que a retirada das medidas de estímulos econômicos de governo representam um risco importante para as vendas.29/01/2010.
REUTERS/Lee Jae-Won


Samsung mostra otimismo sobre demanda de TVs e chips em 2010
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 09:16


Por Rhee So-eui
SEUL (Reuters) - A Samsung Electronics espera que uma rápida recuperação na demanda por chips de memória de computadores e TVs de tela plana impulsione seu crescimento este ano. Mas a empresa considera que a retirada das medidas de estímulos econômicos de governo representam um risco importante para as vendas.
A maior fabricante mundial de chips de memória e telas LCD afirmou que a alta no won pode também minar os lucros, apesar da maior parte dos analistas estar otimista sobre as perspectivas para a empresa que se tornou uma marca global em um intervalo de 10 anos.
As medidas de Pequim para apertar as condições monetárias elevaram os receios sobre uma potencial desaceleração da economia chinesa, afetando a perspectiva de demanda para países como a Coreia do Sul, que exporta certa de 25 por cento de seus produtos para a China.
Esses receios e os fracos resultados de empresas de tecnologia nos Estados Unidos na véspera pressionaram as ações da Samsung nesta sexta-feira, que caiu 3 por cento, acumulando retração de 5 por cento na semana.
"Mas estou confiante sobre a Samsung este ano. Chips e LCD estão se saindo muito bem e a Samsung está trabalhando com smartphones, apesar de ser um pouco tarde para começar", afirmou Choi Jong-hyeok, gerente de fundos na Midas Assets Management.
Analistas esperam que o lucro líquido da maior empresa de tecnologia da Ásia em valor de mercado cresça 30 por cento, para 13 trilhões de wons (11 bilhões de dólares), este ano, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A empresa afirmou que está considerando aumentar seu investimento em chips de memória para suprir a demanda.
O lucro consolidado da empresa no quarto trimestre subiu para 3,7 trilhões de wons, acima da previsão de 3,58 trilhões de wons apurada pela Thomson Reuters I/B/E/S. As vendas no período subiram 19 por cento, para 39,24 trilhões de wons.
As ações da empresa subiram 77 por cento no ano passado, bem acima do ganho de 50 por cento do mercado coreano.

Toshiba vê recuperação lenta e mantém cautela sobre chips

Toshiba vê recuperação lenta e mantém cautela sobre chips
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 11:01

Por Mayumi Negishi
TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba, maior fabricante japonesa de microprocessadores, manteve previsão bem abaixo das estimativas do mercado e anunciou medidas de corte de custos diante de um forte iene e queda nos preços dos computadores.
A cautela contrasta com a rival Samsung Electronics, maior fabricante mundial de chips de memória, que afirmou na sexta-feira que considera aumentar sua capacidade na expectativa de alta na demanda por chips e televisores de tela plana.
A Toshiba, que fica atrás da Samsung como a segunda maior fabricante mundial de chips de memória NAND, manteve sua previsão de lucro anual em 100 bilhões de ienes, muito abaixo dos 136 bilhões de ienes segundo média de estimativas apurada junto a 21 analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.
A empresa revisou para baixo a previsão de vendas em 400 bilhões de ienes, para 6,4 trilhões de ienes, por conta da valorização da moeda japonesa e afirmou que cortará 420 bilhões de ienes em custos fixos este ano, quase 30 por cento a mais do que o plano anterior, para manter sua previsão de lucro.
A Toshiba disse que agora espera que suas operações de chips cheguem ao equilíbrio financeiro no ano até março, em vez de registrar lucro de 50 bilhões de ienes previsto anteriormente. A unidade de processadores de sistema continua no vermelho, apesar dos preços para chips de memória flash NAND terem subido 10 por cento entre outubro e dezembro ante o trimestre anterior.
"A recuperação acabou saindo mais devagar do que esperávamos", afirmou o vice-presidente-executivo Fumio Muraoka a repórteres.
Alguns analistas afirmam que a nova meta ainda pode ser ambiciosa.
"Será difícil a Toshiba conseguir o break even para as operações de processadores no ano, dado o desaquecimento sazonal de janeiro a março", disse Shigeo Sugawara, gerente de investimento na Sompo Japan Asset Management. "Gostaria de ver se eles conseguem cortar custos em algum momento."
No terceiro trimestre fiscal, a Toshiba, que fornece chips para a Apple e possui a empresa de energia nuclear norte-americana Westinghouse, teve um prejuízo líquido de 10,6 bilhões de ienes, contra perdas de 121,1 bilhões de ienes no ano anterior.

Microsoft tem lucro maior no 2o trimestre fiscal

Microsoft tem lucro maior no 2o trimestre fiscal
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SEATTLE (Reuters) - A Microsoft divulgou nesta quinta-feira um lucro trimestral 60 por cento maior, com ajuda das vendas do novo sistema operacional Windows 7.
Apesar de fortes, os resultados vieram em linha com o esperado por Wall Street e falharam ao não impressionar alguns investidores que aguardavam números surpreendentes. As ações da maior fabricante mundial de softwares estavam praticamente estáveis no pregão "after-hours" em Nova York.
A Microsoft teve lucro líquido de 6,7 bilhões de dólares no segundo trimestre fiscal, ou 0,74 dólar por ação, ante 4,2 bilhões de dólares, ou 0,47 dólar por ação, um ano antes.
Excluindo os efeitos extraordinários de pré-vendas do Windows 7, o lucro por ação foi de 0,60 dólar.
A receita cresceu 14 por cento na mesma base de comparação, para 19,02 bilhões de dólares, incluindo um efeito não-recorrente de 1,71 bilhão de dólares também pelo Windows 7. Sem isso, o faturamento seria de 17,31 bilhões de dólares no trimestre.
Rivais como IBM, Google e Apple superaram as previsões médias de Wall Street ao reportar os últimos balanços trimestrais, mas viram suas ações caírem ou subirem pouco em seguida.
(Reportagem de Bill Rigby)

Amazon.com bate previsões no 4o tri e vê 1o tri forte

Amazon.com bate previsões no 4o tri e vê 1o tri forte
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Amazon.com superou com folga as previsões de Wall Street para seu lucro no quarto trimestre, em uma época de fortes vendas pela temporada de festas de fim de ano. A maior varejista online do mundo também previu fortes vendas neste início de 2010.
A Amazon.com --que vende de livros a churrasqueiras e oferece até serviços de hospedagem de sites-- vem sendo considerada como uma das maiores vencedoras da temporada de festas de 2009, em um período tradicionalmente marcado por competição intensa e guerras de preços entre varejistas.
A companhia teve lucro líquido no quarto trimestre de 384 milhões de dólares, ou 0,85 dólar por ação, acima dos 225 milhões de dólares, ou 0,52 dólar por ação, um ano antes.
Analistas esperavam, em média, lucro de 0,72 dólar por ação, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita disparou 42 por cento, para 9,52 bilhões de dólares --acima dos 9,04 bilhões de dólares estimados por analistas de Wall Street e dos 9,13 bilhões de dólares do teto da faixa de previsões da própria empresa.
A Amazon.com informou que espera lucro operacional no primeiro trimestre deste ano de 275 milhões a 365 milhões de dólares, sobre receita de 6,45 bilhões a 7 bilhões de dólares, representando uma alta de 32 a 43 por cento.
Analistas vinham prevendo receita de 6,36 bilhões de dólares no primeiro trimestre.
(Reportagem de Alexandria Sage)

Motorola prevê prejuízo para trimestre e ações desabam

Motorola prevê prejuízo para trimestre e ações desabam
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por Sinead Carew
NOVA YORK (Reuters) - A Motorola anunciou nesta quinta-feira que deverá registrar prejuízo no atual trimestre, diante de pesados investimentos para lançamento de mais smartphones. Investidores se mostravam decepcionados com o anúncio e as ações da empresa desabavam mais de 10 por cento.
Os papeis da empresa tombavam apesar do anúncio de vendas mais fortes que o esperado de smartphones no quarto trimestre, quando a companhia começou a vender aparelhos baseados no sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google.
A Motorola previu prejuízo no primeiro trimestre de 0,01 a 0,03 dólar por ação ante uma expectativa média de analistas ouvidos pela Reuters de lucro de 0,03 dólar.
O co-presidente-executivo da Motorola Sanjay Jha atribuiu a previsão a um esperado menor volume de vendas de smartphones no primeiro trimestre por motivos sazonais, combinados com as despesas maiores com o lançamento de novos aparelhos.
"Estamos apenas nos estágios iniciais de nossa transição para uma companhia de smartphones e nós temos muito trabalho adiante", disse Jha a analistas em teleconferência.
A Motorola informou que a unidade de dispositivos móveis terá lucro no quarto trimestre de 2010, depois de anos de prejuízos depois que uma linha fraca de aparelhos causou perda de participação de mercado para rivais como Apple e Nokia.
A Nokia divulgou também nesta quinta-feira lucro e vendas acima das expectativas do mercado e suas ações dispararam 14 por cento.
A Motorola, que está apostando o futuro de seus negócios com celulares na plataforma Android, vai vender menos celulares inteligentes neste trimestre que no quarto, disse Jha. Ele previu vendas de 11 a 14 milhões de smartphones este ano e afirmou que os aparelhos vão gerar mais de 50 por cento do faturamento da unidade.
A companhia vendeu 12 milhões de celulares no quarto trimestre de 2009, ante uma previsão média de analistas de 14,8 milhões. Apesar disso, as vendas de 2 milhões de smartphones ficaram acima das expectativas.
A Motorola encerrou o quarto trimestre com lucro de 142 milhões de dólares, ou 0,06 dólar por ação, ante prejuízo de 3,66 bilhões de dólares, ou 1,61 dólar por ação, um ano antes, quando assumiu pesados encargos contábeis.
A receita caiu cerca de 20 por cento, para 5,7 bilhões de dólares.

iPad não substitui Kindle, pelo menos por enquanto


Convidados experimentam o novo iPad durante lançamento em San Francisco. O interesse do mundo dos eletrônicos se transferiu da Amazon.com para a Apple, com o lançamento do tablet iPad, mas os analistas dizem que o Kindle, produzido pela maior rede de varejo eletrônico do mundo, está seguro em seu mercado de menor porte, por enquanto.27/01/2010.
REUTERS/Kimberly White


iPad não substitui Kindle, pelo menos por enquanto
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010


Por Alexandria Sage e Phil Wahba
SAN FRANCISCO/NOVA YORK (Reuters) - O interesse do mundo dos eletrônicos se transferiu da Amazon.com para a Apple, com o lançamento do tablet iPad, mas os analistas dizem que o Kindle, produzido pela maior rede de varejo eletrônico do mundo, está seguro em seu mercado de menor porte, por enquanto.
Os observadores do setor vinham especulando há meses sobre a possibilidade de que o novo tablet da Apple roubasse uma fatia do mercado do Kindle, vendido a 259 dólares. O aparelho, produto de maior venda na Amazon.com, foi lançado no final de 2007 e é definido pela empresa como "o aparelho eletrônico de compra obrigatória".
Mas esses temores parecem ter se provado exagerados, e as ações da Amazon fecharam em alta de 2,74 por cento na Nasdaq na quarta-feira e nesta quinta-feira se valorizavam em 1,4 por cento.
"Eles (a Amazon) não precisam se preocupar com uma queda súbita no mercado de seu produto devido a uma migração coletiva para o iPad", disse James McQuivey, analista da Forrester Research.
"A Amazon ainda tem um ano de prazo para demonstrar sua capacidade de ficar à frente da Apple, mas se não o fizer a Apple dentro de um ano terá novas soluções de conteúdo prontas para lançamento", acrescentou. "E quando isso acontecer, ela se tornará uma ameaça, caso a Amazon não tenha respondido."
James Friedland, analista da Cowen & Co., concordou. "Isso não muda o jogo", disse ele. "Mas ainda assim a Apple é um concorrente formidável e nossa opinião é de que ao longo do tempo Apple e Amazon emergirão como líderes (nos livros eletrônicos)."
O Kindle deve continuar a ser o aparelho preferencial para os leitores ávidos, dizem os analistas, devido à sua tecnologia e-Ink, que minimiza o cansaço da vista, e à formidável seleção de livros. Já o iPad tem tela iluminada, o que torna a leitura mais difícil.
Jeff Bezos, presidente-executivo da Amazon, defende há muito a posição de que o Kindle serve à leitura de livros, revistas e jornais, e não servirá de degrau para um produto de recursos mais amplos, semelhante a um computador, como o que a Apple lançou.

Infraestrutura crítica é alvo frequente de ciberataques

Infraestrutura crítica é alvo frequente de ciberataques
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

HELSINQUE (Reuters) - A cada segundo um fornecedor de infraestrutura crítica é alvo de um ciberataque, afirma uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela empresa de software de segurança McAfee.
Hackers frequentemente têm sucesso em ataques contra empresas, afirmam especialistas em segurança, mas as companhias que são alvo dessas incursões raramente as revelam porque temem prejudicar suas reputações e incentivar os criminosos.
Por conta disso, o anúncio do Google de que foi alvo de um "altamente sofisticado ataque dirigido" na China ganhou tamanho destaque este mês.
Para a pesquisa da McAfee, o Centro Estudos Estratégicos e Internacionais ouviu cerca de 600 executivos voltados a áreas de tecnologia da informação e segurança dos setores de energia, transporte, saneamento, governo, telecomunicações e financeiro em 14 países.
"Nos países mais desenvolvidos, a infraestrutura crítica está conectada à Internet e pode não ter os recursos devidos de segurança, o que deixa essas instalações vulneráveis", afirma a McAfee no relatório.
Cerca de 37 por cento das empresas acreditam que a ameaça à infraestrutura crítica esteja crescendo e 40 por cento esperam um importante incidente de cibersegurança para o próximo ano, afirma a pesquisa. O levantamento também sustenta que uma em cada cinco empresas foi vítima de extorsão financeira.
Greg Day, analista de segurança da McAfee, disse que a maior surpresa na pesquisa foi a escala e a amplitude dos ataques.
"Está acontecendo em uma escala tão grande e nós certamente veremos ataques cada vez mais sofisticados", disse Day.

Compra da Sun mudará setor de tecnologia, diz chefe da Oracle

Compra da Sun mudará setor de tecnologia, diz chefe da Oracle
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por Jim Finkle
REDWOOD CITY, Estados Unidos (Reuters) - O presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, prometeu mudar o setor da tecnologia com a aquisição da Sun Microsystems, transação que permitirá à terceira maior produtora mundial de software ingressar no setor de hardware.
Ellison, 65, um ousado bilionário que fundou a Oracle mais de 30 anos atrás, disse que a aquisição da Sun por 7,5 bilhões de dólares dá à Oracle a mais ampla gama de produtos, entre todas as empresas de tecnologia.
"A prova prática será fornecida pelos produtos integrados que forneceremos aos nossos clientes", disse ele a clientes e analistas em um evento na sede da empresa, em Redwood City, Califórnia, agendado para celebrar a implementação do acordo com a Sun.
A empresa combinada será capaz de produzir tudo que as companhias utilizam em suas centrais de processamento de dados, de semicondutores e sistemas operacionais a servidores, bancos de dados e software contábil.
Essa variedade permitirá que a Oracle desenvolva computadores especializados mais eficientes e mais baratos do que aqueles que usam componentes vendidos por rivais como IBM, Hewlett Packard e Dell, disseram funcionários da empresa.
Ellison reiterou uma promessa feita em abril, quando a Oracle fechou o acordo para a compra da Sun, de que a transação elevaria em 1,5 bilhão de dólares o lucro operacional combinado do grupo, em seu primeiro ano.
Ele minimizou a necessidade de demissões, alegando que a Oracle planeja contratar 2 mil pessoas para vender os servidores de alta potência, equipamento de armazenagem e outros aparelhos da Sun. A Sun costumava vender seu hardware por meio de distribuidores externos.
Ellison informou que o número de demissões equivalerá à metade do de novas contratações.
A Sun já tinha demissões em curso. A empresa anunciou em outubro que planejava cortar 3 mil postos de trabalho, ou 10 por cento de seu quadro de funcionários, nos 12 meses seguintes.
Analistas esperam mais cortes agora que a transação foi consumada, ainda que a companhia não tenha mencionado demissões até o momento.

Startpage lança serviço anônimo de busca na Web

Startpage lança serviço anônimo de busca na Web
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por Georgina Prodhan
LONDRES (Reuters) - A companhia de buscas online Startpage lançou um serviço que permite a usuários preocupados com sua privacidade executar pesquisas na Web e clicar nas páginas de resultados sem que sejam identificados, rastreados ou registrados.
Ao contrário dos serviços de busca convencionais, que recolhem informações comercialmente valiosas sobre o comportamento dos usuários, a Startpage (www.startpage.com), uma empresa de capital fechado, se concentra na privacidade desde 2005.
A Startpage, também conhecida como Ixquick fora dos Estados Unidos e do Reino Unido, já oferecia buscas privadas, mas os usuários deixavam a proteção da empresa ao clicar em um resultado de busca e entrar em site de terceiros.
O novo serviço oferece o uso de um proxy da Startpage, o que significa que o usuário é invisível em todos os sites, ainda que as páginas sejam carregadas com mais lentidão porque a Startpage precisa primeiro localizar o conteúdo e exibi-lo.
"O acontecimento que me despertou surgiu no ano passado", disse Katherine Albrecht, que cuida de relações com a mídia e do marketing da Startpage nos Estados Unidos.
Ela diz ter percebido que o Google havia instalado um programa que monitorava os usuários que digitavam termos de busca indicativos de que estivessem sofrendo de gripe e que estava divulgando essas informações para o Centro de Controle de Doenças dos EUA.
"Eu já vinha defendendo a privacidade há 10 anos, mas mesmo assim usava a tecnologia do Google, como todo mundo mais", afirmou.
O presidente-executivo do Google, que domina o mercado mundial de buscas, irritou os críticos com declarações em uma entrevista de TV, no mês passado. "Se existe alguma coisa em sua vida que você deseja que ninguém mais saiba, talvez o melhor seja que você não a faça", disse Eric Schmidt em entrevista ao canal de notícias CNBC.
"A realidade é que os serviços de buscas, entre os quais o Google, retêm informações por algum tempo", disse. "Estamos todos sujeitos ao Patriot Act, nos EUA. Existe a possibilidade de que essas informações sejam encaminhadas às autoridades."
Em 2006, entretanto, o Google foi o único grande mecanismo de busca a rejeitar intimação do Departamento de Estado dos EUA para entregar dados, afirmando que a exigência violava a privacidade das buscas dos internautas e segredos comerciais da companhia.
Os rivais Microsoft Corp e Yahoo atenderam a demanda do governo norte-americano. A Startpage não mantém informações sobre seus usuários e por isso não podia ser forçada a entregar qualquer coisa.
A Startpage afirma que tem sido lucrativa pelos últimos cinco anos. A empresa é financiada por publicidade, incluindo links patrocinados que são exibidos de acordo com o conteúdo de sites e pesquisas mas não segundo um perfil do usuário.
A Startpage, que foi fundada em Nova York e é controlada pela companhia holandesa Surfboard Holding, não divulga números de usuários, mas afirma que atendeu a 1,2 bilhão de pesquisas até dezembro de 2009.

Nokia supera expectativas no quarto trimestre, ações disparam

Nokia supera expectativas no quarto trimestre, ações disparam
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

HELSINQUE, 28 de janeiro (Reuters) - A maior fabricante de celulares do mundo, Nokia, divulgou nesta quinta-feira lucro e vendas acima do esperado para o quarto trimestre, impulsionada por melhora de participação de mercado em smartphones. As ações da empresa disparavam mais de 14 por cento após o balanço.
A companhia teve lucro por ação ligeiramente menor do que o registrado um ano antes, de 0,25 euro por ação, mas ainda assim superou todas as expectativas de analistas consultados por pesquisa da Reuters. As previsões iam de ganho de 0,15 euro a 0,24 euro por papel.
As ações da Nokia saltavam 14,63 por cento, enquanto o índice europeu de ações mostrava ganho de 1,13 por cento.
"Um relatório inacreditavelmente mais forte em todos os aspectos", disse o analista Per Lindtorp, em Estocolmo.
Os fortes resultados coroam um ano duro para a Nokia e a indústria de telefonia celular, que tem sido prejudicada por cortes de gastos dos consumidores e pela recessão global.
A Nokia informou que sua participação de mercado no segmento de smartphones subiu para 40 por cento no último trimestre ante 35 por cento no terceiro trimestre de 2009, por conta de lançamento de novos modelos.
(Por Tarmo Virki)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Apple anuncia iPad e aposta em novo sucesso



Presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, apresentou o tablet "iPad", em estratégia de tentar estabelecer nova categoria de aparelho sem fio para games, vídeos e todos os tipos de mídia.
REUTERS/Kimberly White


Apple anuncia iPad e aposta em novo sucesso
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010


Por Gabriel Madway e Alexei Oreskovic
SAN FRANCISCO (Reuters) - O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, anunciou o lançamento do iPad nesta quarta-feira, buscando definir uma nova categoria de aparelhos sem fio para ocupar a lacuna entre o celular inteligente e o laptop.
Jobs, que retornou à direção da empresa no ano passado após um transplante de fígado, apresentou o aparelho com tela de 9,7 polegadas sensível a toque. O tablet --uma prancheta eletrônica-- executará vídeos, games e todos os outros tipos de mídia.
O iPad será vendido nos Estados Unidos a partir de 499 dólares, na versão de 16 GB. Um valor extra de 130 dólares é necessário para ter o aparelho equipado com conexão sem fio de terceira geração. A Apple anunciou um plano de transmissão de dados com a operadora AT&T.
"O que ocupava metade da sua sala agora pode ser colocado em uma sacola", disse o analista Ned May, da NPD. "Eles estão agregando uma série de necessidades do universo do entretenimento em um único aparelho."
As ações da Apple subiam pouco menos de 1 por cento às 18h26 (horário de Brasília). Logo após o anúncio do lançamento do iPad os papéis caíram, mas reagiram quando Jobs detalhou os preços do aparelho.
A Apple espera vender o produto a consumidores no valor de um computador de mão, depois que numerosas companhias de tecnologia falharam nessa tarefa nos últimos anos.
O iPad é o maior lançamento da Apple desde o iPhone, lançado há três anos, e rivaliza com o smartphone como o invento mais esperado da história da Apple.
Após meses de fervorosas especulações na Internet e entre investidores, Jobs subiu ao palco de um teatro lotado em San Francisco e, com seu famoso jeito de showman, começou a detalhar as funcionalidades básicas do aparelho.
O iPad possui uma tela do tamanho de um teclado real e suporta navegadores da Web. Ele vem ainda com um calendário interno e uma agenda, afirmou Jobs.
Entusiastas da tecnologia esperavam ver um dispositivo eletrônico liso, colorido e de 10 polegadas, com uma tela sensível a toque e conectividade sem fio, desenhado para suportar todos os tipos de mídia --de vídeos a jogos, livros eletrônicos e jornais.
Apesar dos rumores que cercavam o lançamento e o tratamento de ouro de consumidores em relação a produtos eletrônicos da Apple, o tablet não é necessariamente um produto fácil de vender, segundo analistas.
O apetite do consumidor por um aparelho que esteja em algum lugar entre um celular inteligente e um laptop ainda precisa ser provado, embora muitos inventos --como o leitor digital Kindle, da Amazon.com-- disputem o mercado.
A Apple vinha mantendo muito segredo sobre seu tablet. Por isso, o mercado fazia muita especulação acerca do aparelho.
As previsões de analistas sobre o potencial de vendas do tablet da Apple variam bastante, com muitos acreditando que a empresa conseguirá comercializa de 2 milhões a 5 milhões de unidades no primeiro ano do produto.

O novo iPad da Apple

SAIBA MAIS-Características do novo iPad da Apple
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Apple apresentou nesta quarta-feira seu tablet --uma prancheta eletrônica maior que um smartphone e menor que um laptop. O aparelho, batizado de "iPad", é o maior lançamento da companhia desde a introdução do iPhone, três anos atrás.
Veja a seguir as principais características do produto:
* Tela sensível a toque de 9,7 polegadas;
* Versão de 16 gigabytes custará 499 dólares nos Estados Unidos, de 32 GB sairá por 599 dólares, e de 64 GB por 699 dólares;
* Capacidade sem fio 3G custará valor adicional de 130 dólares;
* A operadora AT&T terá um plano de transmissão de dados com preço mensal de 14,99 dólares por 250 MB, outro de 29 dólares para acesso ilimitado;
* Bateria tem duração de 10 horas e de 1 mês em "standby";
* Espessura de 1,3 centímetro, peso de 680 gramas;
* Conexão WiFi e Bluetooth, permite visualizar informações na tela nos modos horizontal e vertical;
* Opera com um sistema operacional que é uma variação do software do iPhone. Segundo a Apple, todos os aplicativos do iPhone funcionam no iPad;
* Suporta o iWork, pacote de aplicativos da Apple que compete com o Office da Microsoft;
* Equipado com chip A4 de 1GHz da Apple;
* Modelos com WiFi começarão a ser vendidos no final de março e aparelhos com 3G em abril.
(Reportagem de Ian Sherr)

Procurador de NY investiga varejistas online por tarifas ocultas

Procurador de NY investiga varejistas online por tarifas ocultas
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por Dhanya Skariachan
NOVA YORK (Reuters) - O procurador-geral de Nova York, Andrew Cuomo, está investigando 22 varejistas norte-americanos por direcionar consumidores online à adesão de programas de clubes de descontos que cobram taxas ocultas.
Cuomo enviou intimações aos sites de grandes varejistas como Barnes & Noble, Avon e Staples, que possuem acordo com três empresas que oferecem tais programas de descontos --Webloyalty, Affinion/Trilegiant e Vertrue.
Cuomo disse em comunicado nesta quarta-feira ter chegado a um acordo com a varejista online de bilhetes de cinemas Fandango para encerrar tais práticas.
A investigação de Cuomo revelou que consumidores online são geralmente direcionados "sem saber" à página de um programa de adesão que é independente do site da varejista.
Informações sobre o programa de adesão e suas ramificações são geralmente fornecidas em letras miúdas e em um texto desordenado, afirmou Cuomo. Por exemplo, um cliente que clica no link automaticamente concorda em transferir as informações de seu cartão de débito ou crédito.
As intimações solicitam informações sobre as práticas das varejistas de partilhar informações dos consumidores com empresas de programas de adesão, o conhecimento delas de práticas enganosas e compensação das empresas de tais programas.
A Barnes & Noble disse que colaborará com a investigação.
Outras varejistas intimadas incluem Tickemaster.com, Priceline.com e Gamestop.
Representantes de Avon, Priceline.com, Ticketmaster.com, e Staples não responderam imediatamente aos pedidos de comentários, enquanto a Gamestop se recusou a falar sobre o assunto.
(Reportagem adicional de Phil Wahba)

China diz que não restringirá tecnologia móvel do Google

China diz que não restringirá tecnologia móvel do Google
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por Michael Wei e Doug Palmer
PEQUIM/WASHINGTON (Reuters) - A China tentou rebater as preocupações quanto a restrições na tecnologia de telefonia móvel do Google nesta quarta-feira, enquanto grupos empresariais norte-americanos pressionam Washington a enfrentar medidas "alarmantes" contra as companhias estrangeiras de tecnologia que operam na China.
A ameaça de deixar a China que o Google fez este mês, devido a ataques de hackers e críticas norte-americanas à censura chinesa sobre a Internet, causou irritação entre os dois gigantes econômicos, que já vinham se desentendendo devido a questões de câmbio, comércio e vendas de armas dos Estados Unidos a Taiwan.
Empregando vocabulário destinado a acalmar os investidores, um funcionário do governo chinês disse que Pequim não interferirá com a plataforma de telefonia móvel Google Android no mercado de seu país.
O porta-voz do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, Zhu Hongren, respondeu a uma pergunta sobre se o uso do Android na China poderia ser afetado pelas reclamações do Google contra a China.
"Acredito que não deveria haver qualquer limite sobre o uso do sistema, desde que a empresa cumpra a regulamentação chinesa, conduza negociações e cooperação sólida com as operadoras de telefonia móvel e obedeça às regras e requerimentos relevantes", disse Zhu em entrevista coletiva.
"O mercado de telecomunicações da China é um mercado aberto", disse ele.
O ministério fiscaliza o setor chinês de telefonia móvel.
As declarações de Zhu pareciam sublinhar que o governo chinês não deseja assustar os investidores com um ataque direto ao Google, e em lugar disso dirige sua ira ao governo dos EUA, que jornais estatais chineses acusaram de "politizar" a disputa.
Duas semanas atrás, o Google ameaçou fechar seu portal Google.cn e se retirar da China, mencionando problemas de censura e um ataque de hackers localizados no país. A empresa continua a censurar conteúdo delicado no Google.cn.
O governo Obama apoiou as críticas do Google. Na quinta-feira passada, a secretária de Estado, Hillary Clinton, pediu para a China suspender a censura sobre a Internet e investigar as ações dos hackers.

Canadá investiga Facebook novamente sobre privacidade

Canadá investiga Facebook novamente sobre privacidade
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

OTAWA (Reuters) - O órgão que protege a privacidade de canadenses, que convenceu o Facebook a proteger melhor as informações pessoais de seus usuários, lançará nova investigação sobre a rede social, por reclamações de que as mudanças algumas vezes ampliam ainda mais a invasão aos internautas.
A comissária de privacidade, Jennifer Stoddart, disse na quarta-feira que a investigação vai se concentrar em uma nova ferramenta introduzida no site no mês passado que requer que os usuários revisem suas configurações de privacidade.
Ela avaliará uma reclamação de uma pessoa, repetida por outros que entraram em contato com a Secretaria de Privacidade, de que as novas configurações iniciais tornam as informações dos usuários mais acessíveis para leitura do que anteriormente.
"Alguns usuários do Facebook estão desapontados por certas mudanças que estão sendo feitas no site --as mudanças foram supostamente para melhorar a privacidade e para proteger as informações pessoais", disse a assistente da comissária, Elizabeth Denham.
O Facebook diz ter 350 milhões de usuários no mundo. A empresa concordou em agosto do ano passado em resolver todas as preocupações relacionadas à privacidade levantadas inicialmente pela investigação canadense.
(Reportagem de Randall Palmer)

Facebook pode "solidificar" domínio na Internet

Facebook pode "solidificar" domínio na Internet
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por Dan Whitcomb
LOS ANGELES (Reuters) - A universitária Alyssa Ravasio desistiu do MySpace no dia em que abriu uma conta no Facebook, e nunca se arrependeu. Ela já perdeu o interesse pelo Twitter. Mas de que maneira o Facebook pode garantir que sua lealdade seja preservada?
A breve história da Internet está repleta de cadáveres de sites que as pessoas abandonaram, em sua busca incansável de algo mais novo, mais rápido, melhor e mais bacana.
Ravasio, 21, aluna da UCLA e conhecedora de tecnologia, está estudando o impacto da Internet sobre a sociedade e a comunicação, como tema de sua graduação, e não gosta das mudanças promovidas pelo Facebook.
Mas o Facebook continuará a contar com sua lealdade, por enquanto, devido a um conceito conhecido como "solidificação tecnológica". Em outras palavras, o site se tornou parte essencial de sua vida.
"Creio que o Facebook seja a mais valiosa mercadoria de Internet que existe, mais que o Google, porque eles estão se posicionando para servir como identidade online dos usuários, por meio da conexão entre estes e o site", disse Ravasio.
"No Facebook você está presente com seu nome real, seus amigos reais, e, presumindo que eles consigam encontrar maneiras de contornar as questões de privacidade, o site pode se tornar uma espécie de portão de login universal", disse ela. "Eu chego quase a argumentar que o Facebook é o novo celular. É o novo recurso de que você precisa para manter contato, e quase um requisito na vida social moderna."
A solidificação tecnológica é a ideia de que, quanto mais uma sociedade adota uma determinada tecnologia, menos provável se torna que os usuários mudem. Esse é o motivo para que o padrão QWERTY de teclado, desenvolvido para máquinas de escrever nos anos 1870, continue a ser o padrão, a despeito do desenvolvimento de diversas configurações mais lógicas.
E o Facebook, com mais de 100 milhões de usuários nos Estados Unidos e 350 milhões no restante do mundo, parece ter quase conseguido essa solidificação tecnológica, de acordo com a companhia de pesquisa de audiência online Comscore.com.

SAP vê vendas e margem maiores em 2010

SAP vê vendas e margem maiores em 2010
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FRANKFURT (Reuters) - A alemã SAP divulgou nesta quarta-feira previsão de recuperação lenta dos mercados de software corporativo uma vez que as empresas seguem receosas sobre investimentos.
A SAP informou que espera um aumento nas vendas e na margem operacional este ano e espera retorno ao crescimento de dois dígitos em 2011.
A companhia surpreendeu investidores há duas semana com uma forte performance de quarto trimestre na Ásia, em um sinal de que alguns orçamentos de tecnologia de empresas podem estar melhorando.
A SAP, que tem entre seus mais de 92 mil clientes empresas como McDonald's, Pepsi e GE, se considera a maior fornecedora se software de gestão de redes de fornecimento e de relacionamento com clientes.
"O ano de 2010 terá uma estrada de recuperação muito lenta. Mas isso não deveria nos impedir de sermos mais otimistas", afirmou o presidente-executivo da SAP, Leo Apotheker.
O executivo afirmou a jornalistas que não haverá mais cortes maciços de custos na empresa.
No final de 2008, a SAP cortou 3 mil empregos para amortecer o impacto de uma drástica queda de vendas.
(Por Nicola Leske)

Para analistas, só tablet da Apple não salvará mídia impressa

Para analistas, só tablet da Apple não salvará mídia impressa
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por Alex Dobuzinskis e Sue Zeidler
LOS ANGELES (Reuters) - As editoras têm grandes esperanças de que o muito aguardado computador tablet da Apple atraia novos leitores e reforce sua receita, mas poucas esperam que ele reverta por si só a queda de um setor em crise.
Investidores e analistas estão cautelosamente otimistas quanto às perspectivas para grupos editoriais como Time Warner, Conde Nast, New York Times e HarperCollins, parte da News Corp..
Mas eles alertam que o aparelho -que está sendo lançado na quarta-feira- é apenas parte da solução para a fuga de leitores em busca do conteúdo mais barato oferecido na Web. Os grupos editoriais estão desenvolvendo estratégias mais amplas que incluem celulares inteligentes e outros aparelhos.
"Não é uma bala de prata, é uma bala de bronze. E será necessário um M-16 cheio delas", disse o analista Mike Vorhaus, presidente da Magid Advisors.
Ele estimou que o tablet poderia elevar em 10 a 20 por cento a receita digital dos grupos editoriais.
A Apple revelou pouco sobre o tablet, que deve se assemelhar a um grande iPhone com uma tela de toque de 10 polegadas, e servirá para ocupar a lacuna entre os celulares inteligentes e os laptops.
O tablet posiciona a Apple de forma direta no mercado editorial do qual a Amazon.com foi pioneira com o leitor eletrônico Kindle, mas os analistas afirmam que o aparelho pode custar até mil dólares, o que limitaria suas vendas e seu impacto.
Mas ele provavelmente irá além do Kindle ao oferecer cor e vídeo, e pode reformular o setor editorial da mesma maneira que o iPod mudou a música, dizem os analistas.
Os grupos editorais estão muito conscientes do dano que a loja digital de música iTunes, da Apple, causou às gravadoras, ao ditar preços e permitir que os consumidores adquirissem as faixas individuais desejadas, o que destruiu as vendas de álbuns.
Para antecipar o tablet, Time Warner, News Corp, Conde Nast, Meredith e Hearst anunciaram em dezembro planos para uma loja digital apelidada de "Hulu para revistas", que promoveria a venda de versões eletrônicas de todos os seus títulos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TV por assinatura registra maior crescimento desde 2002

TV por assinatura registra maior crescimento desde 2002
terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado de TV por assinatura no Brasil ganhou mais de 1 milhão de novos clientes em 2009, o que representa um crescimento de 18,24 por cento, maior percentual registrado desde 2002, informou nesta terça-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Foram 1.152.624 novos assinantes no ano passado, elevando o número total de domicílios com TV por assinatura no país para 7.473.476.
A região Norte foi a que registrou o maior crescimento em 2009, de 28 por cento.
Segundo a Anatel, o crescimento se deve, principalmente, à maior oferta de pacotes combo, que incluem outros serviços além da TV por assinatura, e da distribuição de TV por assinatura por satélite.
(Por Georgia Jordan)

Resultado do Yahoo no 4o tri fica em linha com expectativas

Resultado do Yahoo no 4o tri fica em linha com expectativas
terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Yahoo informou nesta terça-feira resultados trimestrais que, en grande parte, ficaram em linha com as expectativas de Wall Street, e suas projeções para a receita no primeiro trimestre de 2010 são de estabilidade ou um leve crescimento.
As ações do Yahoo registraram leve alta no pregão after-market, após fecharem a sessão regulamentar com valorização de 0,8 por cento.
A empresa de Internet registrou lucro líquido de 153 milhões de dólares no quarto trimestre, ou 0,11 dólar por ação, alcançando a previsão média de analistas.
No quarto trimestre de 2008, o Yahoo havia registrado prejuízo líquido de 303 milhões de dólares, ou 0,22 dólar por ação, após perder mais de 500 milhões de dólares com baixas contábeis e custos de reestruturação.
O Yahoo informou que sua receita nos últimos três meses do ano passado foi de 1,73 bilhão de dólares, ante 1,81 bilhão de dólares registrados no quarto trimestre de 2008.
Excluindo gastos com aquisição de tráfego, o Yahoo teve uma receita de 1,26 bilhão de dólares, pouco acima dos 1,23 bilhão esperados por analistas, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A empresa afirmou ainda que a receita no primeiro trimestre deste ano deve ficar entre 1,575 bilhão e 1,675 bilhão de dólares.
(Reportagem de Alexei Oreskovic)

Mídia chinesa critica os EUA devido a disputa com o Google



A mídia estatal da China reforçou sua guerra verbal aos Estados Unidos devido ao controle que o governo chinês exerce sobre a Internet, na terça-feira, e importantes jornais alegaram que existe uma conspiração norte-americana e que a China pode viver sem o Google.
REUTERS/Jason Lee 26/01/2010


Mídia chinesa critica os EUA devido a disputa com o Google
terça-feira, 26 de janeiro de 2010


Por Ben Blanchard
PEQUIM (Reuters) - A mídia estatal da China reforçou sua guerra verbal aos Estados Unidos devido ao controle que o governo chinês exerce sobre a Internet, na terça-feira, e importantes jornais alegaram que existe uma conspiração norte-americana e que a China pode viver sem o Google.
O Ministério do Exterior chinês, no entanto, também, sinalizou que não deseja que a disputa escape ao controle, afirmando que a estabilidade recente no relacionamento entre China e EUA havia sido "criada com muito esforço".
Duas semanas atrás, o maior serviço mundial de buscas, Google, ameaçou fechar seu portal chinês Google.cn e se retirar do mercado da China, mencionando problemas de censura e um ataque sofisticado por hackers do país. Mas, enquanto isso, continua a censurar o conteúdo delicado que fornece.
O governo norte-americano do presidente Barack Obama apoiou as críticas do Google e, na última quinta-feira, a secretária de Estado Hillary Clinton instou a China a abandonar a censura sobre a Internet e investigar as ações dos hackers, que alguns especialistas alegam podem ter sido orquestradas por Pequim.
Depois de começar rebatendo de maneira contida as críticas do Google e de Washington, autoridades chinesas e a mídia estatal do país agora estão expressando fortes críticas, no que parece ser uma campanha coordenada de reação.
O principal jornal do país alertou que a disputa sobre a Internet está prejudicando as relações bilaterais mais amplas --que também sofreram devido a disputas cambiais e comerciais, à venda de armas norte-americanas para Taiwan, e à possibilidade de que o presidente Obama receba o Dalai Lama, definido por Pequim como separatista.
"Essas declarações e ações desconsideram a realidade e prejudicam a imagem nacional da China, e prejudicam o desenvolvimento saudável e estável do relacionamento entre a China e os EUA", afirmou o China Daily, o jornal do Partido Comunista, que governa a China, na terça-feira.
"Não é difícil ver a sombra do governo norte-americano por trás da politização dessa questão do Google", acrescentou o jornal.
(Reportagem adicional de Chris Buckley, Lucy Hornby e Yu Le)

eBay mudará sistema de taxas para alguns vendedores

eBay mudará sistema de taxas para alguns vendedores
terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - O eBay afirmou nesta terça-feira que deixará de cobrar taxas de pessoas que vendem itens baratos em sua página e irá mudar outras partes de seu sistema de taxas nos Estados Unidos, para gerar mais transações no site de leilões.
A partir de 30 de março, o site irá eliminar taxas sobre itens com um preço de leilão inicial de 0,99 dólar ou menos, permitindo que vendedores anunciem até 100 itens por mês. O eBay ficaria com 9 por cento do preço final, ou 50 dólares, dependendo de qual valor for menor.
Para vendedores que anunciam itens no site com frequência, as novas taxas "eBay Stores" para assinantes podem chegar a apenas 0,03 dólar por anúncio, por 30 dias. Isso representa uma redução de até 90 por cento em relação às taxas atuais, segundo o eBay.
A empresa já aplicou mudanças semelhantes na Europa e o presidente-executivo, John Donahoe, citou os bons resultados do sistema durante teleconferência sobre os resultados do eBay, na semana passada.
Compradores ganhariam um programa de proteção do eBay, que oferece mais assistência ao consumidor e garante a devolução do dinheiro caso haja problemas.
(Reportagem de Alexandria Sage)

Empresas de Internet expressam alarme quanto a lei italiana

Empresas de Internet expressam alarme quanto a lei italiana
terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Por Daniel Flynn
ROMA (Reuters) - Companhias de Internet e organizações de defesa das liberdades civis expressaram alarme quanto a um projeto de lei italiano que tornaria os provedores de acesso à Internet responsáveis pelo seu conteúdo audiovisual e pelas violações de direitos autorais praticadas por usuários.
O projeto, que deve ser votado no mês que vem, tornaria provedores italianos de acesso tais como Fastweb e Telecom Italia, e sites como o YouTube, do Google, responsáveis pela fiscalização do conteúdo de TV em suas páginas, segundo especialistas.
O projeto surge em um momento de disputa entre o YouTube e a Mediaset, controlada pelo primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. O maior grupo italiano de mídia quer 500 milhões de euros em indenização do YouTube por violações de direitos autorais.
"Na forma atual do texto, a lei certamente ajudaria a Mediaset em seu processo contra o Google", disse o presidente da Associação Italiana de Provedores de Internet, Paolo Nuti, à Reuters. No entanto, ele afirmou não acreditar que o texto tenha sido redigido expressamente para esse fim.
A regulamentação proposta tornaria os sites de Internet tão responsáveis quanto redes de TV pelo seu conteúdo, e os sujeitaria a pesadas multas da AGCOM, a agência estatal de fiscalização de mídia, de acordo com o projeto de 33 páginas.
O Legislativo italiano, que está consultando grupos civis e associações de Internet, deve apresentar um parecer não compulsório ao governo de Berlusconi até o final de fevereiro. O projeto requer apenas aprovação presidencial.
Raffaele Nardacchione, diretor da Asstel, uma associação de operadoras de telecomunicações que representa provedores como a Fastweb e Tiscali, disse que o decreto excede consideravelmente os termos da diretriz europeia original, ao estender a definição de "mídia audiovisual" às empresas de Internet e tornar mais rígida a lei de direitos autorais.
(Reportagem adicional de Alberto Sisto)

Comissão de comércio dos EUA investigará Apple quanto a patentes


Clientes são vistos do lado de fora da loja da Apple em Nova York. A International Trade Commission (ITC) dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira iniciar uma investigação para determinar se a Apple viola patentes da Nokia, de acordo com anúncio na página de Web do grupo.25/01/2010.
REUTERS/Brendan McDermid


Comissão de comércio dos EUA investigará Apple quanto a patentes
terça-feira, 26 de janeiro de 2010


Por Tarmo Virki
HELSINQUE (Reuters) - A International Trade Commission (ITC) dos Estados Unidos decidiu na segunda-feira iniciar uma investigação para determinar se a Apple viola patentes da Nokia, de acordo com anúncio na página de Web do grupo.
As duas empresas estão envolvidas em uma grande batalha judicial desde outubro do ano passado, quando a Nokia acusou a Apple de usar suas tecnologias patenteadas sem pagar por elas.
A Nokia apresentou uma reivindicação à ITC no final de dezembro, alegando que a Apple havia violado sete de suas patentes "em virtualmente todos os seus iPhones, players de música iPod e computadores".
"Estamos satisfeitos por a ITC ter decidido agir rapidamente quanto ao início de uma investigação", disse uma porta-voz da Nokia.
Ambas as empresas estão se processando mutuamente nos Estados Unidos, e as duas recorreram à ITC. A organização comercial ainda não decidiu se a solicitação da Apple também resultará em investigação.
A ITC pode proibir a venda de produtos nos EUA --um mercado crucial para a Apple mas no qual a Nokia realiza apenas uma fração de suas vendas.
A Nokia vem sofrendo sérios tropeços no mercado de celulares inteligentes, um setor de intenso crescimento, e a Apple, que chegou segmento recentemente, ganhou terreno diante da líder de mercado, graças ao seu iPhone.
A disputa judicial, que pode envolver centenas de milhões de dólares anuais em royalties, reflete a mudança no balanço de poder no setor de telefonia móvel, à medida que os celulares inteligentes se transformam em computadores de mão capazes de exibir vídeos e navegar pela Web.
A Apple, que entrou nesse segmento na metade de 2007, superou a Nokia no terceiro trimestre do ano passado como fabricante de celulares com maior lucro operacional.
(Reportagem adicional de Karey Wutkowski em Washington)

EUA proíbem envio de SMS por motoristas de ônibus e caminhões



Um motorista usa seu smart phone durante trânsito em Encinitas, Califórnia. O governo dos Estados Unidos proibiu nesta terça-feira que motoristas de ônibus e caminhões enviem mensagens de texto via celular enquanto estão ao volante, para evitar distração.
REUTERS/Mike Blake 10/12/2009


EUA proíbem envio de SMS por motoristas de ônibus e caminhões
terça-feira, 26 de janeiro de 2010


WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos proibiu nesta terça-feira que motoristas de ônibus e caminhões enviem mensagens de texto via celular (SMS, na sigla em inglês) enquanto estão ao volante, para evitar distração.
O secretário dos Transportes, Ray LaHood, disse em comunicado que a proibição tem efeito imediato.
A decisão segue à medida similar em dezembro, quando motoristas de veículos do governo federal foram proibidos de enviar SMS.
"Queremos que os motoristas de caminhões e ônibus e aqueles que estão nas estradas estejam em segurança", disse LaHood.
A multa para quem for pego ao volante enviando SMS é de até 2.750 dólares.
Pesquisas indicam que os motoristas de caminhões tiram os olhos da estrada na maior parte do tempo em que enviam ou recebem mensagens de texto no celular, e que estão muito mais sujeitos a acidentes do que aqueles que não usam o SMS.
O Conselho Nacional de Segurança, grupo de pesquisa e advocacia, estima que 200 mil acidentes de todos os tipos nas estradas dos EUA são causados por motoristas que estão enviando ou recebendo mensagens de celular.
Perto de duas dúzias de Estados norte-americanos proíbem o SMS ao volante para todos os motoristas e outros estão considerando medida legal similar. Um projeto de lei também está no Congresso para proibir a prática.
Muitas empresas dos EUA também banem o uso de SMS por seus empregados enquanto dirigem a trabalho.
(Por John Crawley)

Após forte resultado trimestral, Siemens deve revisar previsões

Após forte resultado trimestral, Siemens deve revisar previsões
terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Por Marilyn Gerlach
MUNIQUE (Reuters) - O conglomerado alemão Siemens apresentou um surpreendente crescimento no lucro de seu primeiro trimestre fiscal, ajudado por cortes de custos, e informou que irá revisar suas perspectivas para 2010 após o forte início para o novo ano.
Analistas afirmaram que as previsões da empresa para o atual ano fiscal são muito cautelosas e baseadas em suposições de queda nos preços dos produtos.
"As medidas que tomamos precocemente agora estão amortecendo os efeitos da recessão global sobre nós", afirmou o presidente-executivo da Siemens, Peter Loescher.
As ações da empresa subiam 2,8 por cento, para 66,40 euros, às 8h41 (horário de Brasília).
No ano passado, a Siemens reduziu seus custos administrativos e de vendas em 1,2 bilhão de euros (1,7 bilhão de dólares).
"Continuamos realistas frente ao instável ambiente de negócios e o desafio resultante dele. Em meados do nosso ano fiscal, na metade do caminho, revisaremos nossas previsões", disse Loescher a jornalistas.
A empresa, que fabrica produtos que vão desde turbinas e trens até aparelhos de surdez, reiterou que espera 5 por cento de queda nas vendas para o ano fiscal até setembro, para 73 bilhões de euros. O lucro operacional deve cair para entre 6 bilhões e 6,5 bilhões de euros, contra 7,47 bilhões de euros no ano passado.
O lucro operacional da empresa cresceu 11 por cento, para 2,255 bilhões de euros (3,19 bilhões de dólares), no período de outubro a dezembro, enquanto analistas esperavam uma queda de 10,6 por cento, segundo pesquisa Reuters.
"Dado atual ambiente do mercado, os números são excelentes", disse a analista Karsten Oblinger, do banco DZ, em relatório.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

iPhone ajuda Apple a atingir lucro trimestral de US$3,38 bi

iPhone ajuda Apple a atingir lucro trimestral de US$3,38 bi
segunda-feira, 25 de janeiro de

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Apple registrou ganhos trimestrais expressivos com o recorde das vendas de iPhones e computadores Macintosh. O lucro líquido e a receita trimestrais atingiram um nível melhor que o esperado.
A empresa teve lucro líquido de 3,38 bilhões de dólares, ou 3,67 dólares por ação, no primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2010, encerrado em 26 de dezembro. No mesmo período há um ano, quando a empresa usava um outro padrão de contabilidade, a Apple registrou lucro líquido de 2,26 bilhões de dólares, ou 2,50 dólares por ação.
A receita subiu para 15,68 bilhões de dólares ante 11,9 bilhões de dólares.
A Apple informou que vendeu 8,7 milhões de iPhones no período de fim de ano, perto da previsão do mercado, de 9 milhões. As vendas de Mac continuaram mostrando força, com alta de 33 por cento em relação ao ano anterior, com 3,36 milhões de unidades. Analistas previam, em média, vendas de 3 milhões de unidades.
Apesar da divulgação do balanço, o mercado está mais interessado no que virá na quarta-feira, quando a Apple poderá revelar seu aguardado "tablet", com investidores esperançosos de que o produto possa repetir o sucesso do iPod e do iPhone.
O tablet é um computador em formato de uma prancheta com tela. Há meses circulam rumores de que a Apple estaria preparando o lançamento do produto, embora a empresa nunca tenha confirmado a existência do projeto.
Na quarta-feira, dia 27, a Apple fará um evento para apresentar sua "nova criação". A companhia não forneceu detalhes no convite encaminhado à imprensa.
(Reportagem de Gabriel Madway)

China intensifica defesa dos controles sobre a Internet



Cliente usa computador em um café com acesso à Internet em Changzhi, província de Shanxi. A China ampliou seu ataque às críticas dos Estados Unidos contra a censura da Internet, intensificando uma disputa que colocou o Google no meio de uma desavença política.
REUTERS/Stringer 25/01/2010


China intensifica defesa dos controles sobre a Internet
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


Por Chris Buckley
PEQUIM (Reuters) - A China ampliou na segunda-feira seu ataque às críticas dos Estados Unidos contra a censura da Internet, intensificando uma disputa que colocou o Google no meio de uma desavença política entre as duas potências globais.
A China reforçou sua defesa das restrições à Internet, quase duas semanas depois de o Google, provedor do maior mecanismo de buscas do mundo na Internet, ter dito que queria o fim da censura a seu site chinês Google.cn e que estava alarmada com ataques de hackers online dentro do país.
As queixas da Google encontraram respaldo na Casa Branca, mas a China rebateu acusando Washington de estar usando a Internet para apoiar a subversão no Irã.
A disputa vem reforçando os atritos entre Pequim e Washington, que já se desentendem em relação ao comércio, às vendas norte-americanas de armas para o Taiwan e aos direitos humanos.
A intensidade crescente da disputa em torno da Internet pode reduzir a margem de que os dois lados dispõem para recuarem sem alarde enquanto procuram cooperar sobre questões financeiras e diplomáticas mais amplas.
"Quanto mais este caso assumir importância política de alto nível maior para o governo chinês, maior é a probabilidade de o governo se ater a sua posição", comentou David Wolf, presidente da empresa Wolf Group Asia, sediada em Pequim, que assessora investidores nos setores de mídia e de telecomunicações na China.
"O governo chinês não pode permitir que seja visto como estando recuando sobre uma questão tão fundamental", disse Wolf.
Na semana passada, a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, exortou a China e outros governos autoritários a acabaram com a censura à Internet. Sua declaração suscitou uma repreensão aguda de Pequim.
Depois de o Google fazer suas primeiras críticas, Pequim se calou. Agora, autoridades chinesas resolveram contra-atacar Washington.
Na crítica mais recente, um porta-voz do Escritório de Informações do Conselho de Estado chinês disse que a China "proíbe o uso da Internet para subverter o poder do Estado e destruir a unidade nacional, para incitar ódios e divisões étnicas, para promover seitas e para distribuir conteúdos pornográficos, obscenos, violentos ou terroristas".
As declarações da pessoa, cujo nome não foi citado, foram divulgadas no site do governo central chinês (http://www.gov.cn/).
"A China tem ampla base legal para punir tais conteúdos nocivos, e não há lugar para dúvidas quanto a isso. Isto é completamente diferente da chamada restrição à liberdade na Internet", disse o porta-voz.
As declarações do governo chinês foram acompanhadas por declarações no jornal oficial, tendo Washington como alvo.

Texas Instruments tem lucro de US$655 mi no 4o trimestre

Texas Instruments tem lucro de US$655 mi no 4o trimestre
segunda-feira, 25 de janeiro de

NOVA YORK (Reuters) - A fabricante de chips Texas Instruments divulgou nesta segunda-feira lucro líquido de 655 milhões de dólares no quarto trimestre, ante 107 milhões de dólares no mesmo período de 2008.
Segundo a empresa, houve forte demanda em todos os seus mercados, incluindo Europa e as Américas. Mas as ações da companhia caíram quase 2 por cento, já que alguns investidores apostavam que a demanda por chips havia atingido seu auge.
A receita subiu para 3 bilhões de dólares no quarto trimestre, alta em relação aos 2,49 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior, quando toda a indústria foi afetada pela queda na demanda devido à fraqueza econômica mundial.
A empresa prevê receita de 2,95 bilhões de dólares a 3,19 bilhões de dólares no primeiro trimestre, acima da previsão do mercado, de 2,94 bilhões de dólares.
O chefe financeiro da Texas Instruments, Kevin March, disse que a previsão do primeiro trimestre era muito melhor que o normal, pois os fabricantes estavam lutando para acompanhar a demanda crescente, já que as economias mundiais mostravam sinais de melhora.
"Acreditamos que estamos enviando para a produção de nossos clientes, e não que eles estejam fazendo estoque no momento", March disse à Reuters.
(Reportagem de Sinead Carew e Ritsuko Ando em Nova York)

Cisco confia que conflito entre China e Google será resolvido



Homem passa em frente ao logo do Google China, em sua sede de Pequim. O presidente-executivo da Cisto Systems, John Chambers, disse esperar que o conflito entre o Google e a China seja resolvido, dizendo ser natural que as duas partes cedam. 12/01/2010
REUTERS/Jason Lee CHINA 12/01/2010


Cisco confia que conflito entre China e Google será resolvido
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010


RIAD (Reuters) - O presidente-executivo da Cisto Systems, John Chambers, disse nesta segunda-feira esperar que o conflito entre o Google e a China seja resolvido, dizendo ser natural que as duas partes cedam.
No começo do mês, o Google ameaçou abandonar a China por censura e ação de hackers.
"Acredito que haverá uma troca natural entre tecnologia e países, isso já é natural entre países", disse Chambers a repórteres nos bastidores de uma conferência na capital saudita, quando questionado se estava preocupado sobre possíveis repercussões para a Cisco.
"Estou muito otimista de que o assunto será resolvido... Eu venho fazendo negócios na China há 25 anos, eu tenho muita confiança nos líderes chineses, tenho muita confiança na Internet e tenho muita confiança nos líderes dos Estados Unidos", acrescentou.
O Google disse que junto com outras companhias foi alvo de sofisticados ataques cibernéticos de espionagem na China.
(Reportagem de Souhail Karam)

Lucro trimestral da Philips supera estimativas e ações sobem

Lucro trimestral da Philips supera estimativas e ações sobem
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Por Harro ten Wolde
AMSTERDÃ (Reuters) - A Philips Electronics apresentou nesta segunda-feira lucro trimestral acima do esperado graças ao aumento na demanda por televisores e iluminação. O dado agradou investidores, que melhoraram as perspectivas da empresa.
As ações da Philips subiam cerca de 5 por cento.
"Resultados fantásticos, de deixar lágrimas nos olhos", afirmou o analista do ING Jan Hein de Vroe, mantendo a recomendação de "compra". "Eles superaram as expectativas em todos os setores".
O Ebitda, lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização, ficou em 662 milhões de euros (935,3 milhões de dólares).
A previsão de analistas ouvidos pela Reuters era de 502 milhões de euros. No ano anterior o lucro foi de 26 milhões de euros.
As vendas no quarto trimestre continuaram a melhorar ante o terceiro trimestre, para 7,26 bilhões de euros, contra 5,6 bilhões de euros e acima dos 7 bilhões de euros antecipado por analistas.
A empresa afirmou que continua vendo fraqueza no setor de saúde nos Estados Unidos, onde os clientes ainda têm dificuldades de financiar itens caros, como scanners cerebrais.
Mas o crescimento nos negócios de televisores ajudou a unidade de consumo, enquanto que uma retomada nas vendas automotivas deu força ao negócio de iluminação.

Vendas da Ericsson caem 13%, mas lucro fica perto do esperado

Vendas da Ericsson caem 13%, mas lucro fica perto do esperado
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Por Simon Johnson
ESTOCOLMO (Reuters) - A fabricante de equipamentos de telecomunicações Ericsson apresentou nesta segunda-feira uma queda maior que a esperada nas vendas trimestrais, com as operadoras de telecomunicações reduzindo seus investimentos, enquanto os cortes de custos ajudaram a deixar o lucro operacional quase dentro das previsões.
A maior fabricante mundial de equipamentos de telefonia móvel afirmou que as vendas de rede foram afetadas pelo desaquecimento, apesar de ter mantido sua fatia de mercado em todos os seus segmentos.
A empresa novamente preferiu não apresentar perspectivas no incerto clima global.
"Você sabe, o mercado está fraco, mas alguém pode ter esperado uma recuperação no quarto trimestre", disse Michael Anderson, do Evli Bank.
"Eles foram salvos por cortes de custos, e esse provavelmente será o caso em 2010, então não é um desastre. Mas é difícil ver qualquer saída nisso quando as vendas caem tanto."
O lucro operacional da empresa, excluindo as joint ventures e custos de reestruturação, foi de 7,5 bilhões de coroas suecas (1 bilhão de dólares), quase atingindo as previsões.
As vendas foram de 58,3 bilhões de coroas suecas, 2,5 por cento menos que as previsões do mercado e 13 por cento menores que no ano anterior. A receita na unidade de rede caiu 16 por cento na comparação anual.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Archive.org, Mais de um milhão de músicas para baixar



Mais de um milhão de músicas para baixar

Por Tatiana de Mello Dias
É o que o Dewey Music tem. São 1,53 milhão de músicas, gravadas por mais de dez mil artistas. Um acervo de peso – todo em domínio público.
O site é o braço musical da biblioteca digital Archive.org. Eles avisam logo na home: você pode ouvir, baixar, remixar e compartilhar tudo o que está ali.
Italik Dubree – o dub russo – em ação
A navegação é complicada, mas vale a pena perder um tempo por ali. Há coisas improvaveis – já pensou em ouvir um dub da Rússia?


Jornal O Estado de S. Paulo de 25 de janeiro de 2010

sábado, 23 de janeiro de 2010

China diz que acusações dos EUA sobre Internet são infundadas

China diz que acusações dos EUA sobre Internet são infundadas
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Por Ben Blanchard e Ralph Jennings
PEQUIM, 22 de janeiro (Reuters) - A China reagiu na sexta-feira às críticas norte-americanas sobre casos de censura à Internet e invasões de hackers, alertando que a relação entre as duas potências está sendo afetada por uma disputa que tem como pivô o Google.
A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, desafiou na quinta-feira a China e outros governos autoritários a acabarem com a censura na Internet, uma questão que saltou para o centro das relações sino-americanas depois que o Google ameaçou deixar a China por sofrer restrições e ataques digitais no país.
A chancelaria chinesa disse que as críticas dos EUA podem afetar as relações entre os dois países, já abaladas por discordâncias a respeito de desequilíbrios comerciais, câmbio e venda de armas dos EUA a Taiwan.
"Os EUA criticaram as políticas chinesas para administrar a Internet e insinuaram que a China restringe a liberdade na Internet", disse o porta-voz Ma Zhaoxu. "Isso vai contra os fatos e é nocivo às relações China-EUA."
"Pedimos aos EUA que respeitem os fatos e deixem de usar a chamada liberdade da Internet para fazer acusações infundadas contra a China", disse Ma em nota divulgada pelo site da chancelaria (www.mfa.gov.cn).
Mas o governo também sinalizou que não deseja que a disputa prejudique a cooperação com o governo Obama, que tem buscado o apoio de Pequim em questões de política econômica e em impasses diplomáticos, como os que envolvem Irã e Coreia do Norte.
Ma disse que as duas partes devem "lidar apropriadamente com as fissuras e questões delicadas, protegendo o desenvolvimento saudável e estável das relações China-EUA."
Na quinta-feira, o vice-chanceler He Yafei minimizou a disputa com o Google e indicou que seu governo está mais preocupado com questões político-econômicas mais amplas, que podem se inflamar nos próximos meses.
Hillary criticou no seu discurso as políticas cibernéticas da China e do Irã, entre outros, e exigiu que Pequim investigue as queixas do Google contra hackers.
Facebook, Twitter e YouTube são bloqueados na China, que usa um poderoso firewall para impedir usuários de verem sites estrangeiros que tenham conteúdo que desagrada ao Partido Comunista.
"As relações sino-americanas foram impactadas", disse Shi Yinhong, professor de Relações Internacionais na Universidade Renmin, em Pequim. "A China admitiu que há áreas onde pode melhorar, e aí Hillary fez os seus comentários em um local público, comparando-nos a Egito e Arábia Saudita. Então acho que ao longo do último ano (desde sua posse como secretária) o discurso de Hillary é a coisa mais antidiplomática que ela disse."

Acionistas da Telecom Italia e Telefónica negam oferta

Acionistas da Telecom Italia e Telefónica negam oferta
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Por Nigel Tutt
MILÃO, 22 de janeiro (Reuters) - A Telefónica e os três investidores italianos na Telco, principal acionista da Telecom Italia, negaram nesta sexta-feira informação da imprensa de que a companhia espanhola está preparando uma oferta pela empresa de telecomunicações italiana.
Após a negativa, as ações da Telecom Italia perderam grande parte dos ganhos do início da sessão que foram gerados por uma notícia publicada no jornal La Repubblica. O diário publicou que a Telefónica iria fazer uma proposta toda em ações de compra da Telecom Italia, pagando um prêmio de entre 25 e 30 por cento.
A Telefónica informou em comunicado que qualquer informação publicada pela imprensa nesta sexta-feira sobre suas participações na Telecom Italia é falsa.
Em comunicado separado, os três acionistas da Telco --Assicurazioni Generali, Intesa Sanpaolo e Mediobanca-- afirmaram que as informações do jornal eram "completamente sem fundamento".
A Telco controla 24,5 por cento da Telecom Italia.
O jornal também publicou que os acionistas montariam um novo veículo de investimento, que deteria a participação da Telco na Telecom Italia e os cinco por cento que a empresa Criteria possui na Telefónica. A Criteria é uma holding do La Caixa, maior banco de poupanças da Espanha.
A Criteria não quis falar sobre o assunto quando contatada pela Reuters.
O ministro da Indústria da Italia, Claudio Scajola, disse que vai pedir aos executivos da Telecom Italia novas informações sobre a situação da empresa com a Telefónica na próxima semana.
"A Telecom (Italia) é um importante ativo para a Itália... e na próxima semana vou pedir aos executivos para me dizerem o que está acontecendo", afirmou Scajola.
Especulações sobre uma possível aquisição vêm crescendo após o ministro da Indústria espanhol, Miguel Sebastian, dizer nesta semana que a Itália deveria se abrir a investidores espanhóis, ao ser perguntado sobre notícias sobre uma possível fusão entre as duas operadoras.
No Brasil, a Telecom Italia opera através da unidade celular TIM Participações e a Telefónica tem operações nos mercados de telecomunicações móveis e fixas.

Usuários do Twitter vulneráveis a falha de segurança

Usuários do Twitter vulneráveis a falha de segurança
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Por Jim Finkle
BOSTON (Reuters) - Uma falha no site do Twitter deixou as credenciais de login dos usuários vulneráveis a hackers, de acordo com um pesquisador de segurança que pediu à companhia de mídia social que corrigisse o problema.
Mike Bailey, analista sênior de segurança na Foreground Security, disse ter descoberto o problema, que explora uma vulnerabilidade muito conhecida na linguagem de programação Flash, da Adobe.
Bailey disse ter informado a falha ao Twitter e que somente algumas horas sejam necessárias para mudar a forma pela qual o site é programado.
A Adobe já informou a programadores como corrigir a vulnerabilidade, inicialmente constatada em 2006, ele acrescentou, mas disse que os operadores de muitos sites não haviam respondido aos alertas da Adobe.
Com o aumento da popularidade do site de microblogs, ele se tornou alvo primário de hackers que desejam distribuir softwares maliciosos aos milhões de usuários do Twitter.
"O ataque é muito simples, mas eu encontrei diversos exemplos dele", disse Bailey.
Executivos do Twitter e da Adobe não foram localizados para comentar.
No mês passado, um hacker "sequestrou" por um breve período o controle do site do Twitter, redirecionando o tráfego para uma página da Web que dizia representar um grupo chamado Iranian Cyber Army. Essa invasão, ainda que muito alardeada, não comprometeu as credenciais dos usuários do Twitter; o responsável roubou as credenciais que o Twitter emprega para direcionar seu tráfego.
Bailey disse que sua análise do site do Twitter demonstrava que ele talvez estivesse vulnerável a ataques já há um ano, mas que não era possível determinar se os hackers exploraram de fato a falha no software Adobe.
Ele vai discutir suas pesquisas sobre o problema do Twitter na conferência de segurança na computação Black Hat DC, que começa dia 2 de fevereiro em Washington.
(Reportagem de Jim Finkle)

Amazon abre Kindle para desenvolvimento de aplicativos

Amazon abre Kindle para desenvolvimento de aplicativos
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CHICAGO (Reuters) - A Amazon.com terá, em breve, jogos e outros tipos de aplicativos, como os apps do iPhone, disponíveis para seu e-reader Kindle, em meio às expectativas de lançamento de um tablet pela Apple que pode se tornar um forte concorrente no mercado de leitores digitais.
A Amazon anunciou na quinta-feira que irá lançar um kit para programadores criarem games e outros conteúdos para o Kindle.
Entre as primeiras contribuições estão aplicativos da unidade móvel da produtora de videogames Electronic Arts, que faz a distribuição de diversos games de celular conhecidos, como o Tetris.
A Amazon afirmou que o Kindle vendeu bem desde seu lançamento em 2007, mas a varejista online têm sofrido pressão de novos concorrentes, mais atraentes no mercado de e-readers, o que pode afetar o lucro de vendedores de livros digitais com cada obra.
As expectativas são de que a Apple anuncie seu aparelho tablet, um computador em formato de uma prancheta com tela que também pode ser usado como e-reader, em um evento especial marcado para a semana que vem em San Francisco.
Na quarta-feira a Amazon afirmou que vai oferecer um valor maior pelos direitos autorais de livros vendidos com desconto no Kindle, buscando ter a maior oferta de livros digitais possível para tornar seu aparelho mais atraente aos consumidores.
Ao abrir o Kindle para jogos e outros conteúdos de programadores externos, a Amazon oferece uma das funções mais populares do iPhone, embora a tela de "papel eletrônico", em preto e branco do Kindle, limite alguns aplicativos.
A Amazon sugere em comunicado que, com o kit, também podem ser criados livros de viagem que sugerem atividades com base em informações de clima e eventos em tempo real, ou livros de receitas que recomendem cardápios baseados no número de convidados e suas alergias.
(Reportagem de Brad Dorfman)

Obama se diz preocupado com ataques ao Google na China

Obama se diz preocupado com ataques ao Google na China
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CLEVELAND, EUA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, continua preocupado com os ataques ao Google na China, que levaram a empresa a ameaçar sair do país, informou a Casa Branca nesta sexta-feira.
O porta-voz da Casa Branca, Bill Burton, deixou claro que Obama concordou com a secretária de Estado, Hillary Clinton, que disse na quinta-feira que "países ou indivíduos que perpetrarem ataques cibernéticos devem encarar consequências e a condenação internacional".
"Tudo o que esperamos da China são respostas", disse Burton a jornalistas em viagem com Obama ao Estado norte-americano de Ohio.
Ele disse ainda que Obama "continua preocupado com as falhas na segurança do site", pelas quais o Google culpou a China.
(Reportagem de Alister Bull)

Prejuízo trimestral da Sony Ericsson fica dentro do esperado

Prejuízo trimestral da Sony Ericsson fica dentro do esperado
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ESTOCOLMO, 22 de janeiro (Reuters) - A Sony Ericsson registrou progresso em seu plano de recuperação segundo divulgou a empresa nesta sexta-feira, com os prejuízos trimestrais ficando dentro das expectativas. Mas a fabricante de telefones celulares divulgou uma visão cautelosa sobre as condições do mercado em 2010.
A Sony Ericsson teve prejuízo antes de impostos de 190 milhões de euros (270 milhões de dólares). Uma pesquisa da Reuters mostrava que a previsão média do mercado era de perda de 194 milhões de euros.
"A perspectiva que a empresa apresentou é que eles esperam somente um leve crescimento no mercado em geral", disse Nicolas von Stackelberg, analista na Sal Oppenheim. "Creio que isso é um pouco decepcionante porque outras pessoas estão olhando um crescimento significativamente mais forte, inclusive a Nokia."
A previsão da empresa, que não apresenta lucro desde o segundo trimestre de 2008, é de que o mercado como um todo, que encolheu cerca de 8 por cento em 2009, tenha uma leve alta este ano.
A Sony Ericsson ainda foi prejudicada pela sua fraqueza no segmento de smartphones -- o único ponto positivo em um mercado em retração -- ficando atrás de Apple, Nokia, LG Electronics e Samsung.
A companhia informou que seu plano de recuperação, focado em redução de custos e novos celulares com recursos avançados de Internet móvel e rede, está ganhando força. A empresa divulgou que os cortes de custos e seus novos smartphones ajudaram a melhorar a margem bruta de 17,7 para 23 por cento.
O preço médio de venda de um celular Sony Ericsson foi de 120 euros, mais alto do que as expectativas de analistas.

Grupo de tecnologia vai lançar sucessor para formato MP3

Grupo de tecnologia vai lançar sucessor para formato MP3
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Por Kate Holton e Matt Cowan
LONDRES (Reuters) - Uma importante empresa de tecnologia está pronta para lançar um novo formato de arquivo digital para música que incluirá conteúdo adicional para os fãs, como notícias, letras e imagens, e pode se tornar o sucessor do onipresente MP3.
O setor de música sofreu problemas com a pirataria nos últimos 10 anos e vem procurando desenvolver novas ofertas a fim de atrair consumidores que adquiram música em sites legítimos, em lugar de obtê-la de forma ilegal.
A nova proposta, conhecida como MusicDNA, conta com o apoio do inventor do arquivo musical MP3 original, e permitiria que os fãs baixassem um arquivo MP3 portando conteúdo adicional fosse baixado para os computadores.
Gravadoras, bandas e grupos de varejo também poderiam enviar atualizações ao arquivo a cada vez que tivessem novidades a anunciar, como datas de futuras turnês, novas entrevistas ou atualizações de páginas de redes sociais.
O usuário receberia tanta ou tão pouca informação quanto desejasse, sempre que se conectasse à Internet. Mas quem baixasse o arquivo ilegalmente ouviria apenas um ruído de estática e não receberia quaisquer atualizações.
A BACH Technology, grupo proponente do MusicDNA, diz que está em busca de parcerias com companhias de varejo, gravadoras, detentores de direitos autorais e empresas de tecnologia, e que está disposta a fornecer a tecnologia para que terceiros a empreguem sob suas marcas.
A BACH está instalada na Noruega, Alemanha e China, e tem como parceiro o Fraunhofer Institute for Digital Media Technology, da Alemanha.
"Estamos recebendo bons retornos, e o fato de que desejemos incluir a todos nisso, sem competir contra eles, ajuda", disse o presidente-executivo Stefan Kohlmeyer à Reuters.
Os arquivos de música poderão ser executados em qualquer player de MP3, entre os quais o Apple iPod. O music player ou a biblioteca online de música também podem ser adaptados para atender às necessidades do usuário, por exemplo pela integração a redes sociais existentes.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Google tem alta na receita no 4o trimestre

Google tem alta na receita no 4o trimestre
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SAN FRANCISCO (Reuters) - A receita do Google no quarto trimestre cresceu 17 por cento, superando as estimativas de Wall Street, à medida que anunciantes e internautas recorreram ao buscador durante a temporada de compras de final de ano.
Mas a receita do Google ficou no piso da faixa estimada por alguns investidores, e suas ações caíram cerca de 5 por cento no pregão eletrônico nesta quinta-feira.
O Google teve lucro líquido de 1,97 bilhão de dólares, ou 6,13 dólares por ação, nos três meses encerrados em 31 de dezembro.
Isso se compara ao lucro de 382,4 milhões de dólares, ou 1,21 dólar por ação, um ano antes, quando a companhia contabilizou uma perda de 1 bilhão de dólares pela reavaliação do valor de seu investimento na AOL e na provedora de serviços sem fio Clearwire.
Excluindo itens extraordinários, o Google teve lucro por ação de 6,79 dólares por ação, contra previsão média do mercado de 6,48 dólares, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita trimestral do Google, maior buscador da Internet em todo o mundo, totalizou 6,67 bilhões de dólares, acima dos 5,7 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2008.
(Reportagem de Alexei Oreskovic)

Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite

Nokia torna gratuitos serviços de navegação por satélite
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Por Tarmo Virki
HELSINQUE, 21 de janeiro (Reuters) - A Nokia seguiu o exemplo do Google, oferecendo mapas gratuitos em seus celulares, em um esforço para estimular a venda de aparelhos que deve prejudicar outros concorrentes no setor de navegação via satélite.
A Nokia costumava cobrar por pacotes de navegação que incluíam instruções detalhadas de como chegar a um local. Agora o usuário poderá receber instruções detalhadas de navegação veicular e para pedestres em 74 países, em 46 idiomas, afirma a companhia em comunicado.
Em 2008, a Nokia comprou por 8,1 bilhão de dólares a Navteq, uma empresa de navegação digital que concorre com a Tele Atlas, uma divisão da TomTom, companhia especializada em aparelhos de navegação GPS.
Analistas dizem que serviços de navegação gratuitos podem permitir que a Nokia sustente sua posição em queda no mercado mundial de celulares inteligentes. A empresa ainda vende mais celulares inteligentes do que qualquer de seus rivais, mas perdeu terreno para a Apple e para a RIM.
"A Nokia deseja manter elevada participação nesses aparelhos, e essa é uma maneira de fazê-lo, combinando-os a serviços", disse Marti Larjo, analista da Nordea.
"A navegação originalmente era um dos serviços pelos quais eles imaginavam que poderia ser possível obter dinheiro, mas o Google está chegando (à navegação detalhada), bem como outros concorrentes, e eles precisam agir", disse.
O Google começou no final de 2009 a oferecer navegação gratuita em celulares inteligentes do modelo Motorola Droid, no mercado norte-americano.
A Nokia vai oferecer navegação gratuita a 20 milhões de celulares inteligentes, e isso deve prejudicar importantes forças do mercado mundial de serviços de navegação, entre as quais a TomTom e a Garmin.
Segundo a Nokia, a idéia é incluir o serviço gratuito em todos os novos modelos Nokia embarcados com recursos GPS.
"Queremos que o uso do GPS em um telefone seja algo tão comum como enviar um SMS ou tirar uma foto. Acreditamos que a melhor maneira para isso é oferecer uma solução completa e gratuita de navegação", afirmou em comunicado Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia.

Decisão da Nokia coloca empresas de GPS contra a parede

Decisão da Nokia coloca empresas de GPS contra a parede
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Por Harro ten Wolde e Brett Young
AMSTERDÃ/HELSINQUE, 21 de janeiro (Reuters) - A medida da Nokia de oferecer navegação gratuita em seus smartphones pode soar como a sentença de morte para a indústria de navegação via satélite. Nesta quinta-feira, as ações da produtora de aparelhos GPS TomTom, por exemplo, desabavam mais de 15 por cento em Amsterdã.
A Nokia anunciou nesta quinta-feira que vai oferecer direções de navegação veicular e para pedestres em 74 países em 46 idiomas, numa tentativa de melhorar sua posição contra o Google, que começou a oferecer navegação gratuita nos celulares inteligentes Droid, da Motorola, no mercado norte-americano em 2009.
* A Nokia entra na disputa com o Google para obter a maior base instalada de usuários de navegação móvel, tentando dificultar a vida da gigante das buscas na Web e outras fabricantes de smartphones.
* A medida é vista como um ponto de mudança definitiva e deve ajudar a empresa finlandesa a não ver uma queda mais forte em sua fatia de mercado de smartphones
* A medida de oferecer navegação livre em cerca de 20 milhões de smartphones deve afetar empresas no mercado global de navegação, incluindo a TomTom e Garmin.
* É claramente um golpe para a TomTom, que perdeu 30 por cento de seu valor depois do anúncio do Google em outubro.
* Analistas concluíram no ano passado, após a entrada do Google no ramo de navegação, que é improvável que a TomTom, Garmin e Nokia recebam de volta seus altos investimentos em tecnologia de navegação. A Nokia e a TomTom gastaram mais de 12 bilhões de dólares na compra de empresas de mapeamento digital Naviteq e Tele Atlas.
* A estratégia da Nokia pode gerar uma nova leva de aquisições disparadas por concorrentes como Samsung, RIM e Microsoft à medida em que consumidores passem e a ver a navegação como um atributo padrão dos smartphones.
* A TomTom precisa apresentar um novo plano de negócios rapidamente uma vez que 70 por cento de suas vendas são de PNDs (aparelhos de navegação pessoal). PNDs podem desaparecer no futuro com mercado para navegação evoluindo para item padrão em carros e gratuita em celulares.

Nova leva de games de combate mira no público acima dos 30

Nova leva de games de combate mira no público acima dos 30
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Por John Gaudiosi
RALEIGH, Estados Unidos (Reuters) - Uma nova safra de videogames sanguinolentos de combate está chegando a um console perto de você, e eles não são todos para crianças, já que as produtoras estão cada vez mais apelando a uma audiência mais madura.
A popularidade de jogos de tiro tem se comprovado, como com o relativamente recente "Call of Duty: Modern Warfare 2", que arrecadou até agora mais de 1 bilhão de dólares no mundo.
A Sony Computer Entertainment America é a mais recente editora de games a mirar nesse segmento com "MAG", ou Massive Action Game, que permite que 256 jogadores, a maior experiência multiplayer para um videogame, combatam em um mundo tomado por uma crise petrolífera global.
Os jogadores podem escolher trabalhar para uma de três companhias militares rivais e jogar a história sozinhos ou entre si.
"Creio que o que fizemos de diferente é termos criado uma sensação real de causa e efeito com os muitos diferentes objetivos que precisam ser atingidos para se ganhar a guerra, assim como acontece em um campo de batalha real", disse Brian Soderberg, presidente e co-fundador da Zipper Interactive, desenvolvedora do "MAG".
A Sony arrebanhou fortes vendas em 2009, e MAG é um dos títulos exclusivos da produtora para 2010.
"O público principal dos jogos de tiro seguem sendo rapazes de 13 e adultos de até 34 anos de idade, que somam 60 por cento da audiência total. Mas o gênero ampliou seu apelo nos últimos anos com títulos populares como "Call of Duty" e "Halo"", afirmou Michael Cai, vice-presidente de pesquisa de jogos da Interpret.
"Jogadores e mesmo jogadoras mais velhas aderiam ao gênero. Uma grande parte da crescente popularidade dos jogos de tiro pode ser atribuída às funcionalidades online para múltiplos jogadores".
IDADE MÉDIA DOS JOGADORES É DE 35
A Electronic Arts possui duas sequências de jogos de tiro do gênero militar com "Army of Two: The 40th Day" e "Battlefield: Bad Company 2". A empresa ainda está relançando sua franquia "Medal of Honor" procurando atingir um público mais maduro.
"Pais e pessoas que compram jogos para crianças devem perceber que videogames não são mais brinquedos para crianças", afirmou Mike Snider, repórter de videogames do USA Today.
"A idade média de uma pessoa que joga videogame é 35 anos e muitos jogos lançados miram nos adultos, assim como os filmes "Inglorious Basterds" e "The Hurt Locker" também procuram esse público", acrescentou.
Gary Witta, ex-desenvolvedor de games que escreveu o filme "The Book of Eli" acredita que é uma questão de tempo antes que a grande mídia aceite que videogames não são mais para crianças.
"O ramo do videogame evoluiu e amadureceu de forma que jogos como "Modern Warfare 2" e "Halo" visam primeiramente um público mais adulto.

Vendas de músicas gravadas caem 10% em 2009

Vendas de músicas gravadas caem 10% em 2009
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Por Kate Holton e Matt Cowan
LONDRES (Reuters) - As vendas globais de música gravada caíram cerca de 10 por cento em 2009 e acumulam baixa de 30 por cento desde 2004 diante de crescente participação de downloads ilegais, afirmou a associação internacional do setor, IFPI, nesta quinta-feira.
A IFPI informa em relatório anual que a indústria viu desdobramentos positivos em 2009, com mais de um quarto das receitas de toda a música gravada sendo gerada por vendas digitais, depois que a indústria abraçou novas maneiras de vender faixas.
Entretanto, a taxa de crescimento desacelerou nos últimos anos, e as vendas de lojas como iTunes e Spotify fracassaram em combater os estragos causados pelo download ilegal.
"Ainda tivemos mais um ano de novos serviços chegando ao mercado, grandes inovações, crescimento em nossos negócios digitais", afirmou o presidente-executivo da IFPI, John Kennedy, à Reuters. "Mas ao mesmo tempo os problemas que enfrentamos com pirataria certamente ainda não sumiram."
"Sempre esperamos pelo dia em que o aumento nos negócios digitais vai compensar a queda em nossos negócios com mídia física e isso certamente não está acontecendo."
O relatório afirma que as vendas digitais de música legalizada cresceram 12 por cento em 2009, para 4,2 bilhões de dólares, ante expansão de 25 por cento em 2008 e de 30 por cento em 2007.
O levantamento sustenta que as vendas gerais de música recuaram cerca de 10 por cento em 2009 ante uma queda de 7 por cento em 2008 e de 8 por cento em 2007.
A IFPI estima que cerca de 95 por cento da música copiada por download em 2009 foi ilegal, sem pagamento.
A entidade estimou em mais de 400 o número de serviços legalizados de música disponíveis ao redor do mundo, oferecendo 11 milhões de canções.
As vendas de downloads de música seguem mostrando crescimento, com downloads de faixas únicas avançando cerca de 10 por cento sobre 2008 e as de álbuns subindo 20 por cento.
O representante da IFPI informou ainda que o serviço de música da Nokia, que oferece downloads de canções aos compradores de certos modelos da marca, teve bom desempenho em mercados em desenvolvimento e performance mais fraca em mercados maduros.