sexta-feira, 5 de março de 2010

Microsoft libera Windows para outros navegadores na Europa



03/03/2010 - 08h33
Microsoft libera Windows para outros navegadores na Europa


da Folha Online
Usuários de internet na Europa podem acessar agora, com mais facilidade, os navegadores rivais da Microsoft no sistema operacional que lidera o mercado, o Windows, segundo anúncio feito pela União Europeia na terça-feira (2).
A Microsoft foi forçada a abrir seu sistema operacional a outros browsers, em um acordo feito com a UE em dezembro do ano passado, mas cuja ativação estava programada apenas para 1º de março.
Fotomontagem/Folha Online
Outros navegadores além do Explorer, como Firefox, Chrome e Safari (em sentido horário) estão disponíveis para europeus
Seguindo a resolução de uma disputa de uma década, o acordo vinculativo vai presentear usuários de computadores com 12 opções de navegadores, quando eles forem configurar seus respectivos sistemas.
"Dando a consumidores a possibilidade de mudar ou experimentar um navegador que foi incluso no Windows vai trazer mais competição e inovação nesta área importante", afirmou o comissário de competição da UE, Joaquin Almunia.
Assim, Safari (Apple), Chrome (Google) e Firefox (Fundação Mozilla) e Opera estarão dispostos para usuário, de forma tão proeminente quanto o próprio browser da Microsoft, o Internet Explorer.
Caso não cumpra a determinação da UE, a Microsoft pode ser multada em 10% sobre o valor total da multa bilionária aplicada à companhia.
O acordo --que se aplica para os 27 estados membros da UE mais Islândia, Noruega e Liechtenstein-- se refere a computadores executando Windows XP, Windows Vista e Windows 7.
Com France Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário