quinta-feira, 11 de março de 2010

Feira alemã mostra expansão do universo 3D



Feira alemã mostra expansão do universo 3D

DIÓGENES MUNIZ


enviado especial da Folha Online a Hannover


Se depender do que foi mostrado na Cebit 2010, o consumidor terá 3D em todo canto, a começar pela palma da mão. A Fujifilm, por exemplo, levou para a feira a máquina fotográfica FinePix Real 3D W1. Suas duas lentes garantem a captura em três dimensões. E a própria Fujifilm tem porta-retratos digitais que mostram as fotos sem a necessidade de óculos, embora tragam um 3D pouco emocionante.
Já é possível achar o pacote (câmera 3D e porta-retratos digital) por US$ 1.000 em sites internacionais de vendas. Para quem quiser voltar ao 2D, a câmera oferece 10 Mpixels de resolução e zoom ótico de 3x.
Divulgação
Fujifilm, por exemplo, levou para a feira a máquina fotográfica FinePix Real 3D W1, cujas duas lentes capturam as três dimensões
Se é para ter uma câmera 3D amadora, que seja então a nanoStream 3D Live Video Encoder. Trata-se de uma webcam 3D --ou seja, permite conversar ao vivo e em três dimensões. A plataforma também usa duas lentes e é preciso um software especial para fundir as imagens, dando a impressão de tridimensionalidade.
Na vanguarda do 3D, as empreitadas do instituto alemão de pesquisas Fraunhofer, no Pavilhão do Futuro, roubaram a cena ao apresentar soluções de captura e transmissão ao vivo. Para deixar tudo mais emocionante, fizeram anúncios de suas tecnologias numa transmissão em tempo real dentro do próprio estande, explicando os detalhes do 3D ao vivo.
"Por menor que seja, qualquer movimento na câmera se torna muito visível na tela 3D e pode até fazer com que você se sinta enjoado", disse Stephan Gick, do Fraunhofer.
Já a tela 3D exibida pela companhia taiwanesa Sunny Ocean não precisa de óculos e, ainda assim, mantém boa visão do conteúdo de ângulos periféricos (diferentemente do porta-retratos da Fujifilm).
O display da Sunny Ocean é de 27 polegadas, mas não está à venda para os consumidores finais. O preço no atacado (sem contar com a montagem do televisor em si) é de US$ 900.
Por seu lado, a MSI mostrou um computador tudo-em-um com tela 3D, alta definição e multitoque. Embora não seja portátil, esse tipo de produto economiza espaço e usa apenas um fio (o da energia elétrica). A telona de 22 ou 24 polegadas hospeda toda a atividade nervosa do computador.
"Começaremos a produção do AE2420 em massa em junho, na China. Deve chegar ao Brasil até o final do ano", diz Marcelo Martins, diretor comercial da empresa no Brasil. O aparelho roda com processadores Intel Core (i3, i5 e i7) e precisa de óculos especiais.
A Acer, por sua vez, revelou o notebook Aspire 5740D com tela 3D de 15,6 polegadas em LCD, ainda sem data de lançamento. Para completar, o navegador Firefox deve ganhar capacidade de exibir sites tridimensionais, segundo informaram pesquisadores alemães.
Cinema nos óculos
Poucos óculos se salvaram na Cebit. Um deles é o modelo da companhia alemã Carl Zeiss, mundialmente conhecida por suas lentes para câmeras.
A empresa levou para a feira o Cinemizer Plus, com o qual é possível assistir a mais de quatro horas de vídeos em 3D em qualquer lugar.
Basta conectá-lo a um dispositivo como o iPhone para conseguir uma imagem cuja proporção equivale à de uma tela de 45 polegadas, segundo os expositores. O ponto fraco é que os fones de ouvido ficam na haste, o que faz com que o som escape. A plataforma também pode ser usada para consoles como o PlayStation 3.
O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário