quinta-feira, 11 de março de 2010

Empresas mostram produtos de olho no rótulo de "verdes"



Empresas mostram produtos de olho no rótulo de "verdes"


DIÓGENES MUNIZ


enviado especial da Folha Online a Hannover


A Cebit dedicou um pavilhão especial às tecnologias verdes. Mas, acanhado, com apenas 2.000 m2 (um dos menores da feira), acabou sendo deixado de lado por grandes empresas.
Mesmo não marcando presença no espaço, diversas companhias buscaram de alguma forma se associar ao rótulo de ecologicamente corretas.
Foi o caso da Asus, que atualizou sua linha de micros portáteis revestidos parcialmente com bambu --material que leva de três a cinco anos para crescer e amadurecer.
Divulgação
Cebit dedicou um pavilhão especial às tecnologias verdes, que acabou sendo deixado de lado por empresas
A parte composta de bambu do aparelho ganhou tonalidade mais escura _ironicamente, quase se passa por madeira.
A empresa taiwanesa também exibiu o netbook Eee PC 1005PE, cujo diferencial é a tela retro-iluminada por LED sem mercúrio. O aparelho gasta pouca energia, podendo ficar até 14 horas sem recarregar a bateria. Segundo a Asus, ele é 80% montado em cima de materiais recicláveis.
Como de costume, a Cebit também aninhou grifes tecnológicas tentando forçar a amizade com a mãe natureza.
A coreana Samsung é uma delas. Ao lançar sua nova linha de discos rígidos externos (que consomem menos energia do que a média e são feitos em alguma medida de materiais reciclados), a companhia foi além. Destacou que até os nomes dos produtos eram "ecoamigáveis".
O disco G2 (que armazena a partir de 640 Gbytes) estará disponível nas cores azul-coral e verde-oliva _aos olhos da empresa, isso é extremamente "simbólico", ecologicamente falando.
Na onda dos aplicativos para celular, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Informação Aplicada do município de Sankt, na Alemanha, mostraram na Cebit uma ferramenta que exibe no telefone móvel o consumo de energia dos aparelhos dentro de casa.
Segundo os cientistas, a ideia é levar para o consumidor final uma base menos abstrata de quanto gastamos com cada aparelho. Além, é claro, de ajudar as pessoas a pouparem dinheiro controlando o consumo de energia doméstico.
Uma vez instalado, o aplicativo utiliza a câmera do celular para destrinchar quanto cada objeto eletrônico está gastando. Para isso, basta apontar a lente para a peça e ele reconhecerá a potência exata do produto, que surgirá em tempo real na telinha.
O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário