sábado, 6 de março de 2010

Comissão parlamentar alemã vai discutir leis para uso da internet

Alemanha 05.03.2010
Comissão parlamentar alemã vai discutir leis para uso da internet


Grupo será formado por 34 integrantes: parlamentares e especialistas devem discutir assuntos que vão de segurança na internet a direitos autorais.

A câmara baixa do parlamento alemão, Bundestag, institui na última quarta-feira (4/03) uma comissão que vai discutir políticas para a internet. O trabalho do grupo deve se estender por dois anos e, até 2012, ajudar a Alemanha a criar uma legislação aplicável ao mundo virtual.
A comissão "Internet e Sociedade Digital" terá 17 parlamentares e 17 especialistas. Mas, segundo Michael Kretschmer, da bancada CDU/CSU, o grupo deverá contar também com um representante civil. "Acho que tudo está tão organizado que teremos um bom resultado. Queremos discutir política com a população."

Da agenda do grêmio constam temas como segurança no mundo virtual, proteção de dados, habilidades digitais, direitos autorais, tecnologia da informação e proteção ao usuário. Konstantin von Notz, porta-voz do Partido Verde, chamou o trabalho de "uma tarefa política central para 2010."

A comunicação entre parlamentares e representantes de setores ligados à internet – como empresários de TI, blogueiros, artistas, hackers e cidadãos – será por meio de fóruns, chats e, também, por contato direto.

"Temos discutido as proibições, mas não abordamos até agora os direitos fundamentais, a autodeterminação informativa, a privacidade e dignidade humana. Esta é uma tarefa muito específica dessa comissão parlamentar: trabalhar para que esses direitos fundamentais passem a ser aplicados à internet", concluiu Notz.

Autor: Richard Fuchs (np)Revisão: Simone Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário