quinta-feira, 11 de março de 2010

Caem as últimas barreiras da terceira dimensão


Caem as últimas barreiras da terceira dimensão

DIÓGENES MUNIZ

enviado especial da Folha Online a Hannover

"Avatar" em três dimensões? Isso é tão 2009! Dezenas de pessoas sentadas em frente a uma telona com visores rocambolescos e caras abobadas. Após a Cebit 2010, a maior feira de tecnologia da informação e comunicação do mundo, o 3D nunca mais será o mesmo.
Sem óculos, em plataformas móveis e com transmissão ao vivo. É assim que faremos contato digital com as três dimensões daqui para frente.
Reprodução/Life
Pessoas sentadas em frente a uma telona com visores rocambolescos e caras abobadas é cenário ultrapassado
Todos entraram nessa briga durante a maratona de tecnologia de Hannover, na semana passada: TVs, PCs, notebooks, netbooks, pranchetas digitais, games e até você. Isso porque uma das novidades apresentadas no evento alemão abre espaço para que os usuários façam seu próprio vídeo. Jogaram o 3D na web 2.0.
O que mais chamou atenção foram os modelos com telas autoestereoscópicas. O nome complicado é usado para classificar aparelhos que não precisam de óculos especiais e mesmo assim conseguem levar a sensação de tridimensionalidade a seus espectadores.
Diógenes Muniz/Folha Online
Homem usa tela que não precisa ser tocada durante a Cebit 2010, que aconteceu na semana passada
Conteúdo
Um levantamento do grupo de pesquisa NPD (National Purchase Diary) aponta que um terço dos consumidores norte-americanos cobiça ter um aparelho 3D. De acordo com consultoria DisplaySearch, o consumo global de TVs 3D deve rodar em torno de 1 milhão de aparelhos neste ano.
E as emissoras de TV já produzem de olho nesse segmento. No Brasil, o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro deste ano foi transmitido ao vivo pela Rede Globo em 3D. A emissora promete mais testes neste ano.
No exterior, a ESPN anunciou que sua primeira transmissão 3D será em 11 de junho durante o jogo entre a África do Sul e o México pela Copa do Mundo de futebol --outros 25 jogos da Copa ganharão 3D.
A Discovery anunciou com a Sony e a IMAC Corp. que em 2011 vai erguer a primeira rede dedicada 24 horas ao 3D nos Estados Unidos.
Equipamentos
Na feira da Alemanha, a Folha Online confirmou para este ano a chegada de computadores "tudo-em-um" da MSI (com CPU embutidos no monitor) que reproduzem 3D, têm tela em alta definição e sensíveis ao toque.
Também na semana passada, a LG apresentou no Brasil sua linha de TVs prontas para reproduzir conteúdos em 3D.
O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário