quarta-feira, 10 de março de 2010

Brasileiros estão entre os que menos julgam internet vital, diz pesquisa

Brasileiros estão entre os que menos julgam internet vital, diz pesquisa
da BBC Brasil

Os usuários brasileiros de internet estão entre os que menos julgam a rede mundial de computadores essencial para suas vidas, segundo uma pesquisa realizada em 26 países para o Serviço Mundial da BBC.
A sondagem mostra que 71% dos entrevistados no Brasil dizem que poderiam viver sem a internet. À frente dos brasileiros, apenas os filipinos e paquistaneses concordaram com a mesma afirmação (79% dos entrevistados em ambos os países).
Já o México e o Japão são os que mais sofreriam com a falta da internet, de acordo com a pesquisa --apenas 14% dos mexicanos e 15% dos japoneses acreditam que poderiam viver sem acessar a rede.
Entre todos os países participantes, uma média de 55% dos entrevistados têm essa opinião.
Redes de relacionamento
Ainda segundo a sondagem, 50% dos brasileiros acham que o aspecto mais valioso da internet é o acesso a todo tipo de informação.
O segundo aspecto mais valorizado no Brasil é a possibilidade de comunicação com outras pessoas (opinião de 32% dos entrevistados).
Os brasileiros também estão entre os mais entusiasmados com as redes de relacionamento, como o Facebook e o Orkut, com 60% deles admitindo que gostam de dedicar seu tempo a elas. A média mundial para este tipo de atividade é de 51%.
Entre os entrevistados no Brasil, a maior preocupação em relação à internet é a possibilidade de se deparar com conteúdo violento e explícito.
A pesquisa foi realizada pelo instituto internacional GlobeScan para a série SuperPotência da BBC, que, durante o mês de março, vai trazer reportagens e análises explorando o poder da internet.
Foram entrevistados 27.973 adultos de 26 países, em novembro de 2009 e fevereiro de 2010. Dos que responderam às perguntas, 14.306 são usuários da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário