sábado, 6 de março de 2010

Após "iPobre" e HiPhone, chineses lançam SpeedPad



Diógenes Muniz/Folha Online


05/03/2010 - 13h25
Após "iPobre" e HiPhone, chineses lançam SpeedPad

DIÓGENES MUNIZ


enviado especial da Folha Online a Hannover


Quando a Apple lançou o iPod, eles responderam com o "iPobre". Daí surgiu o iPhone. E eles rebateram com HiPhone. Pois não é agora, com o anúncio do iPad, que os chineses vão deixar a peteca cair. Digam olá ao SpeedPad, tablet genérico que deve infestar pontos de compras populares como a rua Santa Ifigênia (centro de São Paulo) nos próximos meses.
O modelo PWS700HA, da companhia HiVision, foi apresentado na feira alemã de tecnologia Cebit, a maior do mundo. O produto está em exposição no "Golden Mall", área reservada a empreendedores asiáticos. No corredor do SpeedPad, também é possível encontrar pendrives e enfeites para celulares.

Evolução da espécie: SpeedPad é o terceiro na linha de sucessão chinesa, depois do iPobre e do HiPhone


Prendam a respiração, porque chegou a hora da descrição técnica.
O tablet chinês tem um magro processador Samsung 6410 (800 MHz), exíguos 2G para armazenamento de arquivos e memória RAM de 256 MB.


Na placa informativa, os anunciantes prometem rodar "Andriod", o que só pode ser o sistema operacional aberto do Google para dispositivos móveis, Android. No tópico "software", a empresa chinesa garante "web browser, e-mail, Google, mapa e clima".
Sua tela tem resolução de 800x480 pixels. É sensível ao toque às custas de uma tecnologia ultrapassada (resistiva). O display é menos preciso e mais barato do que o empregado no iPhone (capacitivo). A bateria dura 6 horas, mas o tempo de vida do aparelho não é informado. Em todo caso, é melhor não se apegar.


Já podem soltar o ar. O trunfo deste portátil, afinal, não é sua configuração, mas o custo. O SpeedPad deve ser lançado com preço semelhante ao do laptop da Xuxa --entre US$ 90 e US$ 100, segundo os expositores que vieram à feira. Difícil vai ser decidir com qual ficar.


O jornalista viajou a convite da Hannover Fairs do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário