quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Lula sanciona reforma eleitoral e libera debate na Internet

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira a reforma da lei eleitoral aprovada pelo Congresso com veto a três dispositivos, entre eles a polêmica medida que previa a aplicação das regras do debate eleitoral em rádio e televisão à Internet.
O governo justificou o veto por considerar que a Internet é território livre para expressão. No caso de emissoras de rádio e TV, como se trata de concessão do Estado, precisam de regulação.
Lula manteve o artigo que prevê a implantação do voto impresso a partir de 2014 e outro que permitirá que o eleitor vote para presidente em domicílio eleitoral diferente do seu já no próximo pleito.
Entre os outros vetos de Lula está a medida que previa o parcelamento de multa eleitoral concedida pela Receita Federal. Atualmente, a multa eleitoral não é tributária e cabe à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.
Lula rejeitou também proposta de um novo modelo de dedução fiscal pedido pelas emissoras. Atualmente, as empresas são ressarcidas pela propaganda eleitoral obrigatória ao declararem Imposto de Renda e usam o valor cobrado no mesmo horário do dia anterior --desde que condizentes com valores praticados nos 30 dias anteriores e 30 dias posteriores. O projeto apresentado, e vetado pelo presidente, excluía esta proporcionalidade.
Com a sanção da reforma, as novas leis passam a valer já nas próximas eleições.

Dell lança notebook ultrafino voltado a usuário empresarial

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Dell lançou um sofisticado notebook ultrafino, trazendo um novo design aos modelos voltados para o segmento empresarial.
A companhia descreveu o novo Latitude Z como o laptop de 16 polegadas mais fino e leve do mundo, pesando dois quilos e com menos de 2,5 centímetros de espessura. Contudo, o modelo não é barato e custa a partir de 1.999 dólares.
A Dell, segunda maior fabricante de computadores do mundo, informou que focando em públicos como o de profissionais criativos.
Leveza e pouca espessura são certamente características prioritárias para fabricantes de computadores neste final de ano, tanto no segmento voltado para uso doméstico como no corporativo.
Os avanços tecnológicos estão permitindo que fabricantes de computadores consigam um desempenho ainda melhor em um formato cada vez menor.
A Dell lançou o modelo Adamo, um notebook ultrafino, no começo deste ano.
"Estamos vendo a propagação de modelos finos e leves em nosso portfólio", disse Todd Forsythe, vice-presidente do grupo de produtos ao cliente comercial da Dell.
A Dell informou que o Latitude Z é o primeiro laptop que oferece dock sem fio e carregamento "indutivo" de bateria. O aparelho pode ser recarregado sem o uso de um cabo de energia, basta colocá-lo em um acessório especial, vendido separadamente.

Chegando em breve à sala: TV em 3D

OSAKA, Japão (Reuters) - Você já viu assistiu a filmes em 3D. Mas e quanto à sua série favorita de televisão?
A Panasonic revelou na segunda-feira um televisor de alta definição e 50 polegadas, com tela de plasma e capacidade 3D, acompanhado por óculos especiais que fazem com que as imagens pareçam saltar da tela.
Em uma demonstração na sede da Panasonic, em Osaka, carros de Fórmula 1 pareciam correr entre os espectadores, e ginastas saltavam sobre o cavalo e faziam piruetas por uma passarela que parecia se estender em meio à audiência.
"Nós adotamos planos concretos para levar os primeiros aparelhos 3D às residências dos telespectadores. Eles não sairão decepcionados," disse Yoshiiku Miyata, o executivo encarregado de produtos audiovisuais na Panasonic.
Ele se recusou a comentar sobre a data exata de lançamento ou preço, afirmando que a empresa espera que os novos televisores estejam disponíveis nas lojas em 2010.
A tecnologia funciona porque ilude o cérebro a enxergar tridimensionalmente imagens que resultam do trabalho sincronizado entre os óculos e o televisor para gerar imagens em camada dupla e com velocidade duas vezes superior à de um televisor normal.
"Quando o televisor exibe a imagem esquerda, o obturador automático dos óculos bloqueia a vista direita, de modo que as pessoas podem ver apenas a imagem esquerda," explicou Keisuke Suetsugi, gerente de desenvolvimento de produtos audiovisuais de alta qualidade.
"E no momento seguinte, quando o televisor exibe a imagem direita, o obturador bloqueia a vista esquerda," acrescentou.
A empresa espera que o televisor de 50 polegadas, menor e mais adaptável ao uso caseiro, se torne uma escolha popular para home theaters, em comparação com o seu irmão maior, de 103 polegadas, lançado em outubro.
O novo modelo será exibido na feira de tecnologia CEATEC Japan, entre 6 e 10 de outubro.
A Panasonic anunciou em agosto que formará parceria com a Twentieth Century Fox e Lightstorm Entertainment na produção de "Avatar," o novo filme do premiado diretor James Cameron, que estreia nos cinemas em dezembro.
A maior rival do grupo, a Sony, anunciou no começo do mês que também pretende lançar televisores 3D em 2010.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Yahoo transmite shows das bandas Weezer, Wolfmother e Killers

LOS ANGELES (Reuters) - Shows recentes das bandas de rock Weezer, Wolfmother e The Killers serão transmitidos na Internet pelo Yahoo por meio de uma parceria com o videogame Guitar Hero 5, em sua mais nova versão.
O programa de três partes "Guitar Hero 5 Fridays on Yahoo! Music" foi lançado na última sexta-feira, com set que foi gravado quatro dias antes pelo Weezer no Roxy Theatre, em Los Angeles.
Já o show da banda australiana Wolfmother, também gravado no Roxy Theatre, será lançado na sexta-feira, seguido do show do The Killers em San Diego, em 9 de outubro. O conteúdo ficará no blog "Guitar Hero Maximum Performance", no site Yahoo Music (here).
A promoção faz parte do lançamento do Guitar Hero 5, videogame da Activision, do começo do mês. As três bandas estão no jogo, junto a outros artistas como Kings of leon, Beck, TV on the Radio , Rolling Stones, Bob Dylan e Muse.

Warner e YouTube estão perto de acordo de música

NOVA YORK (Reuters) - A Warner Music Group e o YouTube estão finalizando um acordo que permitiria que o site voltasse a ter videoclipes de artistas como Madonna e Green Day, segundo fontes com conhecimento das negociações.
O acordo, que uma fonte descreve como sendo iminente, resolveria a disputa sobre direitos de licença que levou a Warner Music a retirar os videoclipes de seus artistas do YouTube, site de vídeos da Google, em dezembro.
O YouTube e a Warner, terceira maior gravadora do mundo, não quiseram comentar o acordo. A notícia sobre as negociações surgiu primeiro nesta segunda-feira através do site AdAge.
Um acordo significaria que o catálogo de músicos da Warner poderiam novamente ser visto no site de vídeos, junto com os artistas da EMI Music , Sony Music Entertainment, da
Sony, e Universal Music Group, da Vivendi, todas as quais renovaram o acordo.
Os detalhes financeiros ainda são incertos, mas o presidente-executivo da Warner Music, Edgar Bronfman, já afirmou que quer termos melhores que os de seu último acordo com o YouTube. Como outros executivos da indústria musical, ele enfrenta um mercado que tem sofrido com a queda nas vendas de CDs e o fraco crescimento das vendas de música digital.
O negócio também pode abrir as portas para que a Warner tenha um papel no novo site de videoclipes Vevo, que conta com o apoio da Universal e da Sony e será baseado na plataforma tecnológica do YouTube.
No momento, as negociações entre Warner e Vevo estão ainda em "fase inicial", e podem gerar uma série de questões, afirmou uma fonte. A fonte não quis ser identificada devido à natureza delicada das discussões.

Apple ultrapassa 2 bilhões de downloads de aplicativos no iTunes

NOVA YORK (Reuters) - A Apple informou nesta segunda-feira que os downloads em sua loja de aplicativos iTunes ultrapassaram 2 bilhões e que agora o catálogo tem mais de 85 mil aplicativos disponíveis para iPhone e iPod Touch.
A companhia não informou quantos dos programas oferecidos são pagos e quantos são gratuitos. A loja de aplicativos inspirou rivais a abrirem sites similares e ajudou a impulsionar as vendas de iPhones desde 2008.
A Apple informou ter vendido mais de 50 milhões de aparelhos iPhone e iPod Touch em 77 países. A AT&T é distribuidora exclusiva do celular nos Estados Unidos.
O Google também possui uma loja de aplicativos para a plataforma Android, mas com volume menor de aplicativos que a Apple.

Nokia compra rede social voltada a viagens

HELSINQUE, 28 de setembro (Reuters) - A Nokia anunciou nesta segunda-feira que comprou a Dopplr, uma rede social voltada a viajantes, para fortalecer sua estratégia de oferta de serviços de Internet.
O acordo marca a mais recente aquisição da maior fabricante de celulares do mundo no segmento de serviços de Internet em um momento em que a empresa busca novas fontes de receita com o amadurecimento do mercado de telefonia móvel.
A Nokia informou que vai manter a Dopplr funcionando separadamente de sua atual oferta de serviços.
A Nokia comprou a companhia de investidores privados. A Dopplr foi co-fundada e liderada por Marko Ahtissari, que chegou a trabalhar para a Nokia e é filho do prêmio Nobel da Paz Martti Ahtisaari.
Uma porta-voz da Nokia informou que o preço da operação foi "uma fração" dos 10 milhões a 15 milhões de euros estimados pela imprensa.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Juiz adia audiência sobre acordo do Google Books

SAN FRANCISCO (Reuters) - Um juiz norte-americano adiou uma audiência sobre o acordo de 125 milhões de dólares que permitiria ao Google criar uma gigante biblioteca digital.
Em ordem judicial de duas páginas emitida na quinta-feira, o juiz distrital Denny Chin adiou a audiência, marcada para 7 de outubro, que avaliaria o quão justo foi o acordo entre o Google e grupos representantes de autores e editoras.
O acordo, que permitiria ao Google distribuir e vender versões digitais de livros com registro de direitos autorais e edições esgotadas, foi criticado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos na semana passada. O departamento exortou que as partes envolvidas modificassem o acordo, que, afirmou, parece apresentar problemas antitruste.
Na terça-feira, grupos de autores e editores que fecharam o acordo com o Google no ano passado pediram ao tribunal que adiasse a audiência para que pudessem resolver as preocupações do Departamento de Justiça.
Chin afirmou que, embora o acordo proposto ofereça muitos benefícios para a sociedade, ele também levanta questões importantes, como provam o número de objeções feitas ao acerto por várias partes, incluindo países e organizações não-lucrativas.
"Sob as circunstâncias, não faz sentido haver uma audiência para determinar se o atual acordo é justo ou razoável, já que parece que o acordo não será o que vai entrar em vigor", escreveu o juiz.
Ao invés da audiência no próximo dia 7, o juiz marcou para a mesma data uma conferência para determinar o andamento do caso e como proceder.
O Google divulgou uma nota citando um comunicado do juiz, de que o acordo beneficiaria a sociedade.
"Caso seja aprovado pelo tribunal, o acordo pode abrir o acesso a milhões de livros nos EUA, ao mesmo tempo dando a autores e editores uma nova forma de distribuir seu trabalho", conforme a nota.

Resultado da fabricante do BlackBerry desaponta investidores

TORONTO (Reuters) - A RIM, fabricante do BlackBerry, divulgou na noite de quinta-feira queda no lucro trimestral e forneceu expectativas abaixo das previsões de analistas, derrubando as ações da empresa.
A RIM teve queda de 3,5 por cento no lucro líquido do último trimestre e adicionou apenas 3,8 milhões de novos clientes, na faixa mais baixa das estimativas da própria companhia apresentadas em junho.
Isso sugere que a recessão e a competição de empresas como Palm e Apple, a última fabricante do popular iPhone, estão pesando sobre o crescimento da RIM.
Excluindo o pagamento de 112,8 milhões de dólares para por fim a uma disputa por patentes, a RIM teve lucro de 1,03 dólar por ação no último trimestre, comparado a uma previsão de 1 dólar por ação de analistas, de acordo com a Reuters Estimates.
A receita trimestral cresceu para 3,53 bilhões de dólares, ante 2,58 bilhões de dólares um ano antes, mas abaixo do consenso de 3,63 bilhões de dólares.
Com os novos clientes, a RIM tem agora um total de 32 milhões de usuários de seus aparelhos. A empresa vendeu 8,3 milhões de aparelhos BlackBerry no trimestre.
Para o atual trimestre fiscal, que termina em 28 de novembro, a RIM antevê receita de 3,6 bilhões a 3,85 bilhões, e lucro entre 1 e 1,08 dólar por ação.
Antes de a companhia informar suas projeções, analistas estimavam que a empresa teria lucro de 1,05 dólar por ação e receita de 3,9 bilhões de dólares no atual trimestre.
As ações da RIM na Bolsa de Valores de Nova York despencavam 16 por cento às 13h23 (de Brasília), a 69,71 dólares.

Twitter recebe nova rodada de financiamento e investidores

SAN FRANCISCO, 25 de setembro (Reuters) - O serviço de microblogs Twitter anunciou que concluiu uma nova rodada de financiamento nesta sexta-feira com cinco investidores, incluindo o gigante fundo mútuo T. Rowe Price e a empresa de investimentos de risco Insight Venture Partners.
O Twitter não revelou o montante levantado na rodada desta sexta-feira ou sob que valor dado ao site a rodada foi executada. O site descreveu o investimento como "significativo".
Na quinta-feira, informações publicadas pela imprensa afirmaram que o site levantou 100 milhões de dólares em uma rodada de investimentos que o avaliou como valendo 1 bilhão de dólares.
"É importante para nós termos encontrado parceiros de investimento que compartilham de nossa visão de construir uma companhia de valor duradouro", escreveu o presidente-executivo do Twitter, Evan Williams, no blog da empresa. Ele citou que o Twitter fechou a rodada de investimento "poucas horas atrás".
O Twitter informou que a última rodada de investimento incluiu além do T. Rowe Price e da Insight Venture Partners os atuais investidores Institutional Venture Partners, Spark Capital e Benchmark Capital.
Uma rodada de financiamento executada em fevereiro, liderada pela Institutional Venture Partners e pela Benchmark Capital, avaliou o site como valendo 250 milhões de dólares. Os dois grupos investiram em conjunto 35 milhões de dólares no Twitter nessa época.

Campanha de Dilma na Web terá marqueteiro de Obama

RIO (Reuters) - O homem que liderou a estratégia revolucionária de Internet de Barack Obama durante a campanha presidencial do ano passado acredita que métodos semelhantes podem transformar a política no Brasil e ajudar a eleger a primeira presidente mulher no país.
A empresa de Ben Self, Blue State Digital, foi contratada como consultora para uma estratégia online da campanha da ministra Dilma Rousseff, que provavelmente será a candidata do PT na eleição presidencial de 2010.
Como chefe da campanha digital de Obama, Self foi essencial na criação de uma enorme base de apoio que ajudou a levar Obama à Casa Branca e levantar 500 milhões de dólares para a campanha online do democrata, número recorde de doações.
"Engajamento político desse nível nos Estados Unidos também é algo novo", disse à Reuters em entrevista por telefone, de Washington. "Não há porque esse tipo de engajamento político não ser aplicado em outros países".
Self, que visitou Brasília este mês para encontro com Dilma, afirmou que sua companhia está trabalhando com uma parceira local para ajudar o PT a planejar a campanha, e que deve ter um papel maior quando a campanha começar de fato.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, parece precisar da mágica de Obama.
Dilma, que não tem o carisma do popular presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está bem atrás do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), nas pesquisas de opinião, e parece faltar uma mensagem estimulante, como os gritos por mudança da campanha "change" de Obama que inspiraram seus eleitores.
Self não quis comentar as qualidades de Dilma como candidata, mas disse acreditar que a Internet, atualmente, é pouco usada como ferramenta de campanha no Brasil, e que ela poderia ser usada de forma eficiente para ajudar a campanha da ministra.
Seu envolvimento segue o debate nacional travado no Congresso sobre o uso da Internet em campanhas, com deputados estudando mudanças nas lei eleitorais para restringi-lo.
Lula, que tem que chancelar qualquer proposta de lei aprovada pelo Congresso, tem apoiado publicamente o uso irrestrito da Internet em campanhas eleitorais.
CRESCE O ACESSO À INTERNET
Embora milhões de brasileiros ainda não possuam acesso direto à Internet, este acesso vem crescendo bastante nos últimos anos, com o bom crescimento econômico do governo Lula ajudando milhões a saírem da pobreza para a nova classe média.
"Claramente, há uma grande parcela da população no Brasil que têm acesso à Internet --de 60 a 70 milhões, dependendo da pesquisa", disse Self. "É um grande grupo de pessoas do qual tirar adeptos".
Entre os obstáculos enfrentados por esse plano de arrecadação pela Internet no Brasil está o parco uso de cartões de crédito e a corrupção, que continua forte na política e pode impedir doações.
Assim como nos EUA, a estratégia no Brasil provavelmente buscará voluntários com entusiasmo e acesso à Internet, que serão encorajados a estimular o boca-a-boca em seus bairros e convencer eleitores a votarem em Dilma.
"Os detalhes ainda devem mudar em relação à arrecadação, à organização. Mas a base do plano é criar um relacionamento bem sucedido a longo prazo entre a população e os candidatos do partido", disse Self.
Durante a campanha norte-americana, por exemplo, eleitores de Obama podiam baixar listas de pessoas em seus bairros que seriam alvos potenciais para votos e doações.
"Talvez isso funcione no Brasil e talvez não funcione, mas é o tipo de ideia, como pegar um apoiador da Internet e transformá-lo em ação política", disse.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Presidente do Google vê uma pequena aquisição por mês

PITTSBURGH (Reuters) - O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que aquisições "voltaram de novo" na empresa de Internet e que espera que a empresa faça um pequeno acordo por mês em vez de contratar mais pessoal.
Schmidt também reiterou visão de que o pior da recessão global já acabou, vendo melhora no cenário tanto interno quanto externo dos Estados Unidos.
"Está claro que o pior está atrás de nós", afirmou Schmidt à Reuters Television em entrevista na quarta-feira, antes de fazer uma palestra sobre tecnologias verdes durante a cúpula do G20, em Pittsburgh, no Estado norte-americano da Pennsylvania.
"O que vemos no Google é algum tipo de melhora e o mais importante é que estamos vendo isso não apenas nos Estados Unidos, mas também fora dos Estados Unidos", afirmou.
Schmidt também afirmou que a atividade de aquisições está retornando ao normal na companhia. O Google historicamente manteve um ritmo estável de compras de pequenas companhias mas essa roda parou de girar no início deste ano, quando Schmidt afirmou que os preços estavam muito altos.
"As aquisições voltaram de novo no Google e estamos fazendo nossa estratégia normal, que são pequenas companhias. Minha estimativa seria de uma aquisição por mês em vez em grande de contratações", afirmou Schmidt.
"Pode haver aquisições maiores, mas elas são realmente imprevisíveis."

Vendas do PS3 nos EUA disparam após redução de preço

NOVA YORK (Reuters) - As vendas do videogame PlayStation 3 saltaram nas últimas semanas, após o corte de 100 dólares no preço do aparelho feito no mês passado nos Estados Unidos.
"Estamos vendendo 300 por cento a mais do que estávamos antes da redução no preço", disse o presidente-executivo da Sony Computer Enterntainment of America, Jack Tretton, em entrevista.
O percentual se refere às vendas do console nas últimas três semanas, depois da diminuição no preço do PS3 --cujas vendas têm ficado muito atrás dos aparelhos concorrentes Wii, da Nintendo, e Xbox, da Microsoft-- para cerca de 300 dólares nos EUA ante as três semanas imediatamente anteriores.
Alguns dias após o corte no preço do PS3, a Microsoft diminuiu o valor de seu Xbox 360 Elite para 299 dólares.
Tretton afirmou esperar que os cortes de preços, além de uma nova linha de games populares que devem ser lançados antecipando a temporada de Natal, irão reanimar a indústria de videogames como um todo, após seis meses de quedas nas vendas.
"Em um cenário econômico difícil, eu não poderia ser mais otimista sobre nossos lucros para o resto do ano e para o futuro", disse.
Ele apontou, no entanto, que uma maior demanda pelo PS3 pode acabar com os estoques de alguns varejistas norte-americanos.
"Caso as coisas continuem nesse ritmo, é possível haver uma falta do produto", disse Trentton.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Consultor do supremo europeu defende Google em disputa com LVMH

LUXEMBURGO (Reuters) - Um consultor da corte máxima da União Europeia defendeu o Google em disputa com a marca de luxo LVMH sobre anúncios online, afirmando que o site de buscas não havia violado direitos de marca.
A questão central do caso é se o Google tem ou não o direito de vender o nome de uma marca para anúncios gerados pela pesquisa da mesma palavra --uma das principais fontes de receita do grupo de Internet.
Diversas empresas, como lojas de calçados, por exemplo, pagam ao Google para que suas marcas sejam vinculadas à marca de sapatos pesquisada e que seus anúncios, portanto, apareçam na página de resultados da busca, mostrando que vendem o sapato de determinada marca.
A marca Louis Vuitton, da LVMH, assim como outras, vem lutando contra esse tipo de publicidade online, uma vez que fabricantes de imitações têm aproveitado as buscas na Internet para atrair consumidores.
Mas o Tribunal Europeu de Justiça declarou nesta terça-feira que o procurador-geral Poiares Maduro "considerou que o Google não violou nenhum direito de marca ao oferecer palavras-chave vinculadas a marcas registradas aos seus anunciantes".
A justiça francesa encaminhou o caso à corte europeia no ano passado, em busca de orientações para julgar se o uso destas palavras-chave pelo Google violava os direitos das empresas sob as leis de direitos de marca registrada da União Europeia.
A LVMH afirmou que o Google ainda pode enfrentar penas legais e criminais.
Já o Google disse estar esperando a decisão final, e reiterou que a escolha de uma palavra-chave para gerar um anúncio não representa uma violação da lei de marcas registradas.

Twitter diz que não haverá anúncios no site em 2009

LOS ANGELES (Reuters) - O Twitter não tem planos para colocar anúncios no popular site de microblogs neste ano, afirmou seu co-fundador Biz Stone nos bastidores de uma conferência em Los Angeles nesta terça-feira.
Stone, que disse ainda que o Twitter "está bem por enquanto" em termos de financiamento, afirmou que o foco da empresa no momento está em trabalhar funções do site como melhorar sua ferramenta de pesquisa e trabalhar perfis comerciais pagos.
"Qualquer medida para incluir publicidade deve demorar ainda... Não estamos pensando nisso no momento", disse Stone durante a "140: Twitter Conference", em Los Angeles.
O Twitter --site de blogs de 140 caracteres-- é uma empresa privada que tem recebido financiamento de empresas de capital de risco.
O site de notícias de tecnologia TechCrunch recentemente informou que uma nova rodada de aporte de capital implica em atribuir um valor de mercado de 1 bilhão de dólares ao Twitter.

Intel espera vendas de PCs estáveis ou com leve alta nos EUA

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Intel espera que as vendas de computadores pessoais nos Estados Unidos neste ano "provavelmente" serão as mesmas de 2008, pelo menos, o que reforça crescentes expectativas de que os gastos do consumidor norte-americano estejam apresentando uma leve recuperação no retraído setor.
O presidente-executivo da Intel, Paul Otellini, afirmou nesta terça-feira que a indústria de PCs continua "bem viva" em meio à pior recessão dos EUA em 70 anos.
Mas, com as expectativas de analistas de que a maior parte do crescimento da Intel no futuro venha de outros setores, Otellini ressaltou que o desenvolvimento de software e de chips embutidos em outros dispositivos será crucial para o sucesso da companhia.
A Intel planeja hospedar uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos de software para seu microprocessador Atom, que permitirá que programadores criem softwares que funcionem em diversos aparelhos e sistemas operacionais diferentes.
Otellini disse ainda que as taiuanesas Acer e Asus, além da fabricante norte-americana de PCs Dell, irão apoiar a plataforma.
Otellini também falou de eletrônicos embutidos: chips em sistemas de comunicação e de áudio em automóveis, por exemplo, que podem ser sincronizados com computadores e smartphones.
A Intel afirmou que o mercado representa uma oportunidade de 15 bilhões de dólares. O presidente-executivo da Intel disse nesta terça-feira que as montadoras BMW e Daimler já usarão uma versão do chip Atom para dispositivos em veículos a partir de 2012.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Vodafone assina acordo de música com Warner

LONDRES (Reuters) - A britânica Vodafone assinou um acordo com a Warner Music para fornecer arquivos de música sem software antipirataria. Com isso, a maior operadora de telefonia celular do mundo em receita passará a oferecer aos seus clientes canções das quatro principais gravadoras do mundo.
A Vodafone afirmou nesta segunda-feira que, com o acordo, ela se torna a primeira operadora global de rede móvel a oferecer acesso sem fio a músicas das quatro grandes gravadoras. A empresa já fechou acordos com EMI, Universal Music e Sony Music.
Os arquivos de música da Warner, que conta com artistas como James Blunt, não incluirão software antipirataria, o que significa que as músicas poderão ser tocadas em qualquer aparelho, incluindo iPods.
"A reação a essa oferta sem software de proteção foi extremamente positiva em todos os mercados em que foi lançada", disse o diretor de serviços de Internet da Vodafone, Pieter Knook. "Nossos clientes adoram a flexibilidade que músicas não-protegidas no celular lhes dá."
As gravadoras estão desesperadas em busca de novos acordos de música digital, com a pirataria online corroendo suas fontes tradicionais de receita, enquanto as operadoras buscam diversificar seus serviços e ganhar mais lealdade de seus clientes através de novas ofertas.

AOL vê conclusão de plano de estruturação de capital até outubro

NOVA YORK (Reuters) - A companhia de Internet AOL está encaminhando as negociações com sua controladora, a Time Warner, sobre sua estruturação de capital, frente à cisão das duas empresas prevista para o fim do ano, afirmou seu presidente-executivo Tim Armstrong nesta segunda-feira.
Armstrong afirmou que ainda é preciso determinar o tamanho da dívida que será repassada para o balanço da AOL, mas espera que a decisão seja tomada até o mês que vem.
As negociações fazem parte do "Projecto Everest", projeto da empresa que trata de suas projeções financeiras e plano de reorganização administrativa. Analistas do Citigroup estimam que a AOL ficará com cerca de 1 bilhão de dólares em dívida e um valor de mercado de cerca de 4 bilhões de dólares.
O ex-executivo da Time Warner Cable, Arthur Minson, começou a trabalhar como presidente-financeiro da AOL neste mês, e está envolvido no processo.
A empresa pioneira do setor de Internet, que atualmente passa por dificuldades, irá se tornar uma empresa independente, e irá focar principalmente em produção de conteúdo sustentada por anunciantes, em um momento marcado pelos efeitos da recessão no mercado de publicidade on-line.
A AOL irá promover sua nova estratégia na Semana de Publicidade de Nova York, com uma campanha que pretende ganhar grandes anunciantes.
"Vamos lutar muito nos próximos 18 a 24 meses para chamar anunciantes", disse Armstrong.
A AOL anunciou ainda um acordo com a varejista Ikea, um sinal do tipo de bom negócio que busca nos próximos meses com os grandes anunciantes que, no passado, já fecharam negócios importantes com a Web.

Palm deve ter fim de ano difícil com concorrentes à vista

NOVA YORK (Reuters) - A temporada de festas de fim de ano pode ser difícil para os acionistas da Palm enquanto esperam para descobrir se novos smartphones da empresa podem competir com aparelhos do naipe do iPhone, da Apple, do Cliq, da Motorola, e do BlckBerry, da RIM.
O que foi um período até então de bons meses para a Palm ficou manchado após a divulgação de suas previsões para o atual trimestre na quinta-feira passada, que ficaram bem abaixo das expectativas de Wall Street --mesmo após seus resultados do último trimestre (primeiro do exercício social da empresa) terem superado previsões.
Analistas acreditam que a demanda pela nova estrela da Palm, o smartphone Pre, está diminuindo após seu antecipado lançamento em junho deste ano. A Palm, que cortou o preço do Pre em 50 dólares recentemente, continua escondendo seus números de vendas.
"A já esperada desaceleração nas vendas do Pre parece estar acontecendo, mas ocorre um trimestre depois do que muitos esperavam, disse o analista Lawrence Harris, da CL King.
Qualquer perda na força do crescimento da Palm chega em um momento crítico, pouco antes da temporada de vendas de fim de ano, quando o Pre e o Pixi --o próximo lançamento da Palm, que conta com uma plataforma webOS-- enfrentam os populares aparelhos da Apple, RIM e Motorola.
Analistas alertam, no entanto, que a luta da Palm para continuar o crescimento pode acabar afetando qualquer chance de lucro, principalmente depois do corte no preço do Pre.
"Embora a empresa alegue ter recebido encomendas de diversas operadoras, vemos um risco unitário (na última metade do exercício social), especialmente com outras operadoras ampliando seus fornecedores de smartphones", disse o analista Tim Long, da BMO Capital.

Yahoo quer até US$500 mi por unidade de pequenos negócios

SAN FRANCISCO/NOVA YORK (Reuters) - O Yahoo espera obter até 500 milhões de dólares com a venda de uma unidade de hospedagem de sites para pequenas empresas, após vários meses no mercado, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto.
A unidade do Yahoo atraiu o interesse tanto de compradores corporativos como de empresas de private equity, disse uma das fontes. Ainda não está claro se uma oferta foi feita ou não.
As fontes falaram com a Reuters sob a condição de anonimato, uma vez que o processo de venda ainda não foi divulgado publicamente. Uma porta-voz do Yahoo afirmou que a empresa não comenta rumores de mercado.

Artistas britânicos se dividem sobre compartilhamento na Web

LONDRES (Reuters) - Os principais artistas da música pop britânica revelaram opiniões divergentes sobre como lidar com o compartilhamento ilegal de arquivos na Internet nesta segunda-feira, com a cantora Lily Allen criticando uma nova declaração assinada por um grupo de artistas que inclui Annie Lennox e a banda Radiohead.
No centro do debate está uma proposta do governo britânico que bloqueia o acesso à Internet de pessoas que violarem a lei recorrentemente ao baixarem músicas de sites de compartilhamento de arquivos na Web.
As propostas, divulgadas no mês passado, incluem: exigir que provedores de acesso à Internet ajam contra pessoas com antecedentes, reduzir a velocidade de conexões ou temporariamente suspender o acesso á Internet de indivíduos.
O grupo Featured Artists Coalition (FAC), que inclui, além de Lennox e Radiohead, os cantores Robbie Williams e Tom Jones, entre dezenas de outros membros, afirmou em comunicado divulgado nesta segunda-feira que as propostas acabariam com uma importante forma de promoção e marketing dos artistas.
"Ao exigir que o governo tenha poder total de suspensão, a indústria corre o perigo de acabar com uma importante ferramenta promocional, que é bastante útil para artistas novos, que buscam gerar um interesse por seu trabalho mas não contam com o apoio financeiro de uma grande gravadora", segundo o FAC.
O grupo acrescenta ainda que o governo só poderia fiscalizar as regras através de uma "ampla invasão de privacidade pessoal".
Já em um novo blog criado para debater a questão de compartilhamento ilegal de arquivos, Allen, que vem conquistando o apoio de outros artistas como James Blunt por sua posição, disse que o novo comunicado do FAC "simplesmente não faz sentido".